Cuidados Com as Unhas No Salão de Beleza!

Até pouco tempo atrás ninguém dava muita atenção para os alicates e demais utensílios que as manicures usavam nos salões de beleza, afinal, poucos sabiam que esses pequenos utensílios poderiam transmitir doenças, e doenças sérias.

Até hoje, aliás, esse detalhe passa despercebido pra uma parcela grande da população, mas é essencial que, por exemplo, verifiquemos se os alicates estão sendo esterilizados e higienizados corretamente após cada utilização.

E porque isso é importante? Porque muitas doenças podem ser transmitidas através do alicate. Durante muito tempo havia a especulação de que a AIDS poderia ser transmitida pelo alicate contaminado, mas sabe-se atualmente que esse risco é praticamente inexistente, vez que o vírus da Aids resiste poucos minutos apenas fora do organismo.

Mas, existem outras doenças graves que podem sim ser transmitidas, como, por exemplo, a hepatite B e a hepatite C, vez que os vírus delas sobrevivem por até quatro dias fora do organismo humano, o que significa um risco maior de contaminação.

E não é só isso, pois existem vários outros riscos implícitos, então o certo é verificar se tudo está sendo feito como estipulado pela vigilância sanitária.

Existe um protocolo que estipula o procedimento adequado, qual seja, a esterilização dos instrumentos básicos, com lavagem feita com água e sabão, seguida de secagem e esterilização a uma temperatura de 170º. Após isso, é preciso que os objetos permaneçam por até 60 minutos na estufa fechada.

Acontece que são raros os salões que seguem esse procedimento completo, e isso coloca a saúde das pessoas em risco, então o ideal mesmo é ter o seu próprio kit manicure, porque só você usa e não existem riscos, já que não há compartilhamento.

Uma coisa que vale ressaltar é que os objetos de madeira devem ser descartados logo após o uso. No caso do alicate, como é só você quem usa, deixe-o de molho numa temperatura alta por até 30 minutos.

Quando for fazer as unhas no salão, observe se a manicure tem os seguintes cuidados:

  1. Antes de atender cada pessoa, a manicure deve higienizar as mãos com água e sabão ou então com álcool gel.
  2. Após higienizar as mãos corretamente, é preciso que a manicure use luvas, que devem  ser descartáveis, de modo que a cada nova cliente que chegue para fazer as unhas, ela use um novo par de luvas.
  3. A embalagem com o material esterilizado precisa ser aberto na frente da cliente.
  4. Materiais de uso individual como as lixas e os palitos não devem ser reaproveitados, devendo ser descartados logo após o uso.
  5. É preciso usar uma toalha  limpa ou uma toalha de papel  para cada cliente.
  6. É preciso que a água onde colocamos os pés “de molho” seja trocada e a bacia seja devidamente higienizada a cada novo cliente para evitar as micoses.

Tudo isso parece exagero, eu sei, mas são medidas de higiene que protegem a sua saúde, o que, é claro, é o mais importante! E mesmo que no início pareça chato observar tudo isso, depois vira hábito e a gente acaba fazendo no automático mesmo!

 

 

Cuidados Com as Unhas No Salão de Beleza!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Unhas Fracas? Confiram Algumas Dicas Pra Combater o Problema!
10 Dicas Pra Uma Pele Linda!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

1 dia atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

4 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

6 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

2 semanas atrás