Categories: Sem categoria

Obesidade X Invisibilidade

Algumas vezes recebo uns e-mails que demoro muito para responder (coisa de uma semana) porque fico tentando analisar a questão como um todo e ser o mais útil possível ao responder.

Quando escrevi o post Você Precisa Mesmo Emagrecer falei, dentre outras coisas, que acho válida a ideia de querer emagrecer se isso incomoda, limita ou machuca, mas que não via justificativa para emagrecer se essa necessidade estivesse atrelada a necessidade de aceitação, de corresponder às expectativas alheias.

Depois do post recebi um e-mail da Grazy, uma seguidora aqui do Patricinha Esperta, explicando que não era bem assim que a coisa funcionava, já que ela se aceita obesa, o marido dela, que também é obeso, a aceita, mas que é muito doloroso o “massacre” por parte dos “amigos”, da “família” e da sociedade em geral.

No fim do e-mail ela escreveu assim: “só tenho vontade de emagrecer para deixar de ser anormal para os outros, só quero passar desapercebida”.

Foto: Reprodução

Essa frase ficou dias me atormentando e eu tive que parar pra pensar MUITO no que responder, já que, esquentadinha que sou, a tendência é que eu falasse do quanto as pessoas são idiotas, pequenas e mesquinhas.

Eu até acho isso, em parte, mas, olhando o outro lado, é preciso analisar as motivações.

Se for, por parte da família e dos amigos, preocupação com a saúde e com a qualidade de vida, essa cobrança é justificável. Eu disse justificável, mas não aceitável, porque, afinal, cada um que cuide da sua vida, embora seja óbvio que a gente se preocupe com quem ama.

Quanto aos desconhecidos, existem várias possibilidades.

Primeiro que o que é diferente chama mesmo a atenção, não tem jeito.

Querem exemplos? Se chegar por aqui uma russa bem branquinha e de cabelos vermelhos todo mundo vai virar e olhar, porque o diferente desperta curiosidade. Se, em um lugar que só tem índios (os que nunca tiveram contato com a “civilização”), um de nós chegarmos, seremos alvo de curiosidade.

Essa curiosidade é normal, justificável e aceitável.

O que não me parece normal é soltar piadinhas, risadinhas ou coisas similares, como se ali não estivesse uma pessoa exatamente como cada um de nós. Uma pessoa que sente, de longe, pelos olhares maldosos e risadinhas de canto de boca, o desprezo e a humilhação gratuitas.

Isso sim, pra mim, é doentio e feio.

É preciso ter respeito pelas pessoas. É preciso, antes de apontar o dedo e cair na risada, se colocar no lugar dessas pessoas, imaginar que poderia ser você naquela situação, que poderia ser alguém que você ama. Ainda assim você daria risada?

Obesidade é doença, assim como câncer, HIV, Alzheimer… Você ri de um portador de Alzheimer? Você ri de um paciente de câncer?  Você ri de um deficiente? O RACIOCÍNIO É O MESMO!

Se a pessoa se aceita como é, quem somos nós pra julgarmos  isso? O que nos dá o direito de apontar o dedo? Cadê o diacho do bom senso?

Já que somos “seres humanos”, o mínimo que podemos ser é HUMANOS, porque humanidade, respeito e bom senso nunca são demais!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Obesidade X Invisibilidade
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

2 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

2 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás