Um problema bastante comum da mulherada são as unhas fracas, que quebram e lascam o tempo todo. Isso pode ter várias causas, inclusive orgânicas, já que em muitos casos está relacionada com a deficiência de alguns nutrientes, e pode, ainda, ser sinal de alguma doença, mas a verdade é que em muitos casos o grande vilão são as atividades que realizamos todos os dias e alguns descuidos básicos.
Índice
1. Pra Fazer Faxina É Preciso Usar Luvas!
Tá, eu sou meio neurótica com as mãos, eu sei, mas gente, o que custa colocar uma luva antes de começar a faxina e de lavar os pratos? Não custa nada, não toma tempo de ninguém e, de quebra, protege unhas e mãos. O que acontece é que os produtos de limpeza que usamos nos serviços domésticos, inclusive os detergentes, são muito agressivos e acabam danificando mãos e unhas. O ideal, então, é evitar que isso aconteça usando luvas de borracha ou silicone antes dos serviços domésticos!
2. É Preciso Que as Unhas Respirem!
A grande maioria não cogita a hipótese de deixar as unhas sem esmalte, mas é absolutamente necessário que ao menos uma vez por semana, por um dia apenas, as unhas fiquem sem esmalte e sem base pra poder respirar. Isso é essencial para a saúde das unhas, e também é uma forma fácil de verificar problemas como micoses e outras doenças que dão “sinal” nas unhas.
3. Evite a Acetona!
4. Invista na Base Fortalecedora!
Como mulher é viciada em esmaltes, o jeito é tentar minimizar um pouco os problemas que eles podem causar, e pra isso a base fortalecedora é uma ótima opção. Pra reduzir o efeito danoso do esmalte nas unhas, aplique antes uma base fortalecedora pra evitar que o esmalte tenha contato direto com as unhas, evitando, assim, o ressecamento e a quebra, e protegendo, de quebra, a lâmina ungueal.
Na verdade dá pra usar qualquer base, mas indico mais as bases fortalecedoras porque elas vão além da proteção, vez que ajudam a fortalecer as unhas fragilizadas. Outra coisa interessante de usar aqui é a biotina, que também pode ter uso tópico apesar de ser mais comum em forma de cápsulas.
5. Remover a Cutícula: Sim ou Não?
Isso, na verdade, é uma decisão muito pessoal, claro, mas o ideal é que a cutícula não seja removida. A cutícula é a proteção natural das unhas, então ao remover as cutículas estamos removendo também essa proteção, o que deixa as unhas vulneráveis.
E faz o que se não remover? Hidrata! A medida que hidratamos, as cutículas vão ficando cada vez mais finas, e assim as unhas permanecem protegidas e bonitas! Vale tentar!
Comente Pelo Facebook
0 Comentários pelo Facebook