Você faz biofeedback?

O biofeedback, desenvolvido por profissionais do ramo de psicologia, é um exame médico que realiza uma espécie de leitura das reações diretas e das reações involuntárias produzidas pelo sistema nervoso central através de aparelhos específicos. Desta forma, através do conhecimento do funcionamento do corpo humano, é possível buscar minuciosamente a causa e a solução para diversos problemas ou doenças, dos quais se destacam os transtornos mentais, as enxaquecas constante e os possíveis problemas cardíacos. Além disso, também é possível buscar soluções para a incontinência urinária, para a bipolaridade, para as dores crônicas, para as lesões musculares e para o bruxismo.

O biofeedback estuda os estímulos corporais para buscar respostas mais exatas do que os exames superficiais, ou ainda as simples conversas com os pacientes. Ocorre que estes estímulos corporais são comandados pelo cérebro e uma desordem no sistema nervoso central pode alterar algumas reações consideradas normais para a saúde. A proposta do biofeedback ao encontrar as respostas que estão sendo procuradas é tratar o paciente sem a ingestão ou a aplicação de remédios, daí é proveniente a sua recomendação na área da saúde. Apesar de controlar doenças e problemas, os remédios geralmente fazem mal para a saúde e causam vícios.

Tendo em vista que muitas doenças e problemas são originadas por modificações no sistema nervoso central, sendo que algumas situações ocorrem apenas psicologicamente, uma nova alteração nos comandos enviados ao cérebro pode resultar na solução almejada. Então, a análise de biofeedback possibilita que o paciente faça um outro tipo de tratamento conhecido como desenvolvimento da capacidade de autorregulação. Se você mulher, por exemplo, sofre constantes enxaquecas e acha isso normal, o exame de biofeedback pode revelar a sua ligação com um tensionamento muscular, embora as enxaquecas possam ser ocasionadas por problemas indiretos, como o uso inadequado dos óculos de grau.

No exemplo citado acima, o biofeedback auxilia na busca da causa das famosas enxaquecas femininas. A solução depois da descoberta da origem destas enxaquecas é o tratamento realizado através da contração muscular, que consiste em aplicar eletrodos que se aderem à superfície da região dolorida do corpo. Um aparelho de terapia promove a emissão de sinais, sendo que a intensidade e a forma depende do que for indicado pelo médico profissional da área de biofeedback. Os eletrodos promovem movimentos involuntários e são essenciais para enviar comandos ao sistema nervoso central de modo que os mesmos interfiram nas ocorrências de enxaquecas.

Apesar destes movimentos involuntários ocasionarem certo desconforto para algumas pessoas, geralmente apenas no início, por elas desconhecerem o que está por vir, ao fim do procedimento os músculos relaxam completamente. Na situação de exemplo, os eletrodos contraem os músculos do corpo para enviar sinais ao sistema nervoso central de modo que os mesmos parem de ocasionar as enxaquecas. Contudo, a solução deve ser buscada de caso para caso e de pessoa para pessoa, pois o que funciona para alguém, pode não funcionar para outro. O que acontece é que o cérebro também se cansa, assim como o seu corpo após uma carga estressante de trabalho.

Também há outros casos em que o biofeedback pode atuar. É o caso dos problemas cardiovasculares, sendo que um exame de rotina do biofeedback pode até mesmo prever o risco de morte súbita. Desta forma, um tratamento ou uma série de recomendações começa a ser delineado pelo médico profissional, podendo aliar alimentação, comportamento, colesterol, respiração, descanso, redução das dores e redução da pressão arterial. Os aparelhos com eletrodos usados em alguns casos são chamados pelo nome de eletroencefalografia, mais conhecido como ressonância magnética. Também existem aparelhos chamados pelo nome de galvanômetro, que mede a causa do estresse através da leitura do suor.

Você faz biofeedback?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

3 horas atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás