Em quais casos é utilizada a tretinoína?

peeling tretinoína

Ocasionados por fatores genéticos, os poros são uma espécie de buraquinhos presentes na superfície da pele do rosto. Os cuidados especiais de beleza fazem com que os poros se mantenham fechados, mas não é possível deixar de conviver com os mesmos ao longo da vida. Por estes poros, de dentro para fora da pele, passam a queratina e a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, sendo necessário controlá-las para que o rosto não fique brilhando, situação que se agrava ainda mais com o suor, podendo ocasionar acnes. Uma solução para este conflito é a tretinoína, como é conhecido o ácido retinóico.

Quando surgem as acnes, em forma de inflamações ou espinhas, as pessoas costumam espremer a região, deixando cicatrizes e manchas indesejadas. Neste ponto, a tretinoína, ou simplesmente ácido retinóico, promove o tratamento de ambas as fases da acne. Através desta composição é possível ainda amenizar linhas de expressão, amenizar rugas e clarear manchas ocasionadas por fatores genéticos ou fatores hormonais, bem como clarear manchas ocasionadas pelo atrito ou pela alergia dos métodos depilatórios. Seja qual for o problema de pele, a tretinoína age como um complemento dos peelings químicos e dos ácidos utilizados em menores concentrações pela indústria da beleza.

O papel da tretinoína é acelerar a produção de colágeno para que a descamação seja mais rápida, incentivando assim a renovação celular com uma camada de pele nova e da tonalidade natural, expulsando as imperfeições. A tretinoína, apesar de ser um ácido retinóico, não promove o clareamento da pele, sendo necessário usar antes um peeling químico ou um ácido específico para despigmentação. Em síntese, a tretinoína, que possui vitamina A e cremes tópicos em sua fórmula, após promover a descamação, resulta no rosto com pele de bebê, enquanto que no restante do corpo ganha de volta a sua tonalidade original.

Uma vantagem interessante da tretinoína é que o seu ácido auxilia no controle da oleosidade excessiva produzida pelas glândulas sebáceas, pois age também nos poros, mantendo-os fechados, além de reduzir os famosos comedões, popularmente conhecidos como cravos. Contudo, é preciso aplicar o ácido retinóico todos os dias na região da pele escolhida para tratamento, fazer uso constante do protetor solar e por fim evitar expor a pele tratada ao sol, caso contrário a região pode simplesmente escurecer ao invés de clarear. No caso das espinhas com pus, o tratamento não vi adiante se usar tretinoína e continuar espremendo as indesejadas.

Caso faça um tratamento com um profissional, deixe que o mesmo cuide da sua pele, sem aderir aos cuidados caseiros que não foram recomendados pelo mesmo. Já se a opção for a receita de tretinoína e ácido manipulado para usar em casa, deve-se combiná-los através da aplicação diária noturna, antes de dormir, para não expor a pele ao sol, lavando bem a região pela manhã, ao acordar, e aplicando protetor solar para sair de casa. De imediato, há a sensação de que nada aconteceu na pele, mas é preciso alguns dias para que os resultados comecem a aparecer de fato.

Com o passar dos dias, o organismo vai começar a produzir mais colágeno do que o habitual, sendo este o efeito da tretinoína, criando novas células na epiderme, uma camada mais profunda da pele. Com isso, as células manchadas na superfície vão começar a descamar, pois as novas que estão se formando na epiderme passam a expulsá-las gradualmente. É importante deixar a pele descamar sozinha, sem coçar ou cutucar a região tratada, pois, do contrário, você pode acabar provocando a melanina da pele, responsável por tonalizar a pele, escurecendo-a mais ainda. Aos poucos as células mortas vão parar de habitar o seu corpo e a superfície da pele será formada pelas novas células.

Em quais casos é utilizada a tretinoína?
4.7 (93.33%) 15 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.