Categories: Beleza

Estrias – Como Acabar de Vez

Como acabar com as estrias

Como acabar com as estrias

Não há nada pior do que, de repente, olhar para a sua pele e descobrir estrias. É o terror de qualquer mulher. O primeiro pensamento é como elas foram parar ali. A explicação é bem mais fácil do que você imagina e tem a ver com a resistência da pele.

As estrias são cicatrizes provenientes da destruição das fibras elásticas. Se há um estiramento causado por diferentes problemas, simplesmente a pele não aguenta e literalmente arrebenta. Além de um aspecto feio esteticamente, elas podem arder ou coçar, mas esses sintomas nem sempre estão presentes em todas as pessoas.

Quando elas acabam de arrebentar, as estrias têm um aspecto rósea ou púrpura, por causa do sangue que se rompe na região e, depois de algum tempo, assumem um tom mais esbranquiçado.

Então, a regra é a seguinte. Estrias recentes têm tom mais avermelhado, enquanto as mais antigas, mais branco. Portanto, se você ver um ponto avermelhado semelhante a uma estria, corra para a sua dermatologista para que ela indique o melhor tratamento, tudo porque esse tipo de cicatriz responde melhor ao tratamento quando está bem no início.

Sei que a primeira pergunta que você deve estar se fazendo é por que elas aparecem. Infelizmente são vários os motivos que podem ocasionar estrias. Desde a mudança da infância para adolescência, com o crescimento dos seios e também maior desenvolvimento do corpo, até o efeito sanfona, em que há uma oscilação grande de peso. Outro período comum para o aparecimento de estrias é durante a gravidez, ou quando são realizadas cirurgias para colocações de próteses nos seios.

O consumo de medicamentos, principalmente os corticoides, também pode gerar esse mal. E há, também, pessoas que por causa da genética estão mais predispostas às estrias. Por isso, preste atenção se sua mãe, tias ou outros membros da família têm estrias. Provavelmente, se eles estiverem há uma grande propensão para que você também tenha.

São diversas as partes do corpo que podem ser acometidas pelas estrias. Os lugares mais comuns são os glúteos, as coxas, o abdômen, os seios e os flancos. Apesar de as mulheres serem mais propensas ao problema, homens também podem sofrer com as estrias, principalmente em braços, costas e ombros. Atletas que têm um grande aumento de massa muscular podem sofrer com as estrias.

Atualmente, há inúmeros tratamentos estéticos para amenizar as estrias, já que a cura total não existe. Para melhorar o aspecto de suas estrias é preciso observar algumas regras. Em primeiro lugar, quanto mais cedo você tratá-las, com melhor aparência ficarão. E tudo dependerá, também, de onde estão, qual a espessura, a predisposição genética, além da produção de colágeno e capacidade de recuperação de sua pele.

Nesse artigo, vamos ajudá-la a não saber mais informações sobre a formação das estrias como encontrar também o melhor meio para tratá-las.

Lembre-se sempre que ao fazer qualquer tratamento contra estrias, seja os mais simples e até mesmo os mais complexos, sua pele ficará mais sensível. Então, nada de tomar sol e, dependendo do tipo de técnica, será preciso também parar com os exercícios físicos pelo menos por algumas semanas. Não se esqueça do protetor solar em todas as fases do processo.

Apesar de os fatores genéticos serem preponderantes em muitos casos de estrias, é sempre bom tomar alguns cuidados preventivos para que sua pele não adquira essa cicatriz. Nossa principal dica é não se descuidar da hidratação do seu corpo e também de sua pele, evitando ressecamento ao extremo e consequente rompimento das fibras.

É preciso também evitar oscilações radicais de peso, além de tomar cuidado com roupas muito apertadas. Se você tem o hábito de fumar, pare imediatamente, pois o tabagismo ajuda a contrair mais estrias. Também faça exercícios físicos regularmente e não se descuide de sua alimentação, que deve conter muitas frutas, legumes, verduras e alimentos que contenham antioxidantes.

Cicatricure nas estrias! Funciona?

Uma das boas novidades para quem tem estrias é que a indústria tem, a cada ano, aprimorado suas criações para amenizar o problema. Um dos produtos que recentemente foram lançados no mercado é o Cicatricure, um gel que tem como principais componentes substâncias que amenizam a aparência das cicatrizes porque atua diretamente em uma melhor hidratação da pele, quem tem um processo de regeneração mais rápido. Por que isso ocorre? Como veremos a seguir tem muito a ver com a fórmula de Cicatricure.

Cicatricure para estrias

O gel tem em sua formulação diversas substâncias que são essenciais para essa regeneração como o Allium cepa L, também conhecido como extrato de cebola, a babosa, a centella asiática, o óleo de bergamota, a camomila e a folha de nogueira. Essa combinação faz com que essas marcas de expressão fiquem muito mais amenas, permitindo uma melhora expressiva da pele.

Outra boa notícia quando se fala em Cicatricure é o seu preço médio, cerca de R$ 35, é acessível a diferentes tipos de público. Lembre-se sempre que, o melhor a fazer, é sempre consultar um dermatologista para que todos os tratamentos possíveis possam ser combinados para que sua pele fique com uma ótima aparência novamente.

Estrias na gravidez, como evitar?

Estrias na gravidez, como evitar?

Um dos momentos mais sublimes na vida de qualquer mulher é a gravidez, mas também é um momento em que todo o cuidado com o corpo é necessário já que, a cada mês, nossa barriga cresce o resultado é que nossa pele pode não aguentar tamanha pressão. Isso também ocorre com os seios, flancos e glúteos. Mas, tomando alguns cuidados básicos, é possível evitar as estrias durante esse período.

A principal dica para evitar estrias na gravidez é quanto ao aumento de peso. Cuide bem do seu corpo e não faça muitas estripulias na alimentação para ganhar peso aos poucos. Muitos quilos extras durante esse período quase sempre rendem muitas estrias. Faça sempre uma alimentação saudável e, sob orientação do seu médico, também invista em exercícios físicos.

Cuide também da hidratação da sua pele. Há óleos e cremes especiais para mulheres grávidas que são essenciais nesse período. Há médicos que optam por fazer cremes manipulados. O ideal é passar esse produto, religiosamente, pelo menos três vezes por dia, passando por todo o abdômen, mas também nas laterais.

E cuidado, é muito mais comum do que imagina que durante a gravidez a barriga coce muito, à medida em que o ventre cresce. Essa coceira pode ajudar a romper mais facilmente a pele, que, por causa dos hormônios comuns à época, pode estar mais fina.

Portanto, sempre que a coceirinha vier, lance mão do seu creme hidratante e faça massagens suaves com esse produto em toda a área atingida. Se sua mãe ou parentes têm estrias, saiba que você terá mais propensão a esse estiramento.

Além dos cremes específicos, nossa indicação é para que se hidrate muito durante esse período e isso significa beber muita água, sucos, chás e manter uma alimentação saudável. Cuide também da saúde dos seios e reforce o seu sutiã, para que eles fiquem bem sustentados e não tenham estrias.

Cremes para estrias

Há, atualmente, diversos tipos de cremes no mercado que prometem acabar definitivamente com as estrias, porém, é preciso ter alguns cuidados.  Em primeiro lugar, diversos especialistas já afirmaram que a estria pode ser amenizada, já que esse tipo de cicatriz não tem cura definitiva. Por isso, cuidado com os cremes que prometem milagres. Para amenizar o aspecto das estrias é preciso que a pele tenha uma ótima hidratação. Para isso, escolha os cremes que tenham em sua composição ácido retinoico, vitamina C, além de atividos hidratantes como ureia, vitamina A, óleo de uva.

Os ácidos promovem uma renovação celular e a produção do colágeno, mas os cremes com essas substâncias exigem proteção contra o sol, para evitar manchas. A vitamina C, além de proporcionar maior vitalidade para a pele, permite também maior hidratação do tecido. Já os ativos hidratantes permitem que a aparência das estrias fique mais clara e as cicatrizes menos visíveis, também colaborando para que o tratamento com ácidos e outros cremes antiestrias tenham os efeitos desejados.

Aqui damos algumas dicas dos melhores cremes do mercado.

Para as grávidas, nada melhor do que os cremes Maternité, da Payot, e Cetaphil, que têm em sua composição substâncias que ajudam a manter a elasticidade da pele, dando maior hidratação ao corpo. São produtos específicos para a gravidez, portanto, têm todos os cuidados da indústria cosmética para essa fase tão especial. Muitos médicos preferem uma formulação mais personalizada para a grávida, que resulta em um creme específico feito em farmácia especializada.

Preventin, da Dermage para previnir estrias

Preventin, da Dermage

Outro ótimo creme para prevenir ou amenizar estrias é o Preventin, da Dermage. Ele contém em sua formulação uma série de substâncias que, juntas, garantem uma ótima hidratação da pele como colágeno, óleo de amêndoas doces, manteiga de karité, pantenol. A pele fica ótima.

 


Mustela para estrias

Mustela

Entre os internacionais, um dos melhores é o Mustela, creme francês fabricado pela Expanscience que tem em sua formulação vitamina B5, gluconato de cobre, manteiga de karité, entre outras substâncias.

 


Bio-Médicin creme para estrias

Bio-Médicin - creme para estrias

Outro produto famoso para ajudar a amenizar as estrias é o Bio-Médicin, que não contém ácidos em sua formulação. As substâncias encontradas no creme são extratos vegetais naturais que têm como principal objetivo nutrir e hidratar a pele.

 

 


Vichy Action Integrale

 

Vichy Action Integrale

O Vichy Action Integrale, da famosa marca francesa, também ajuda na hidratação da pele e na prevenção das cicatrizes.

Estrias vermelhas e brancas – por que têm essas cores?

Estrias vermelhas e brancas – por que têm essas cores?

Muitas pessoas se perguntam porque as estrias são classificadas por cores. É simples. Quando as estrias estão na sua fase inicial, a tendência é que fiquem avermelhadas ou roxas por causa de rompimento de sangue no local, que é uma reação inflamatória da pele à cicatriz. As estrias vermelhas quando percebidas nesse começo têm muito mais chance de ficarem quase imperceptíveis com diversos tratamentos.

Já as cicatrizes brancas são aquelas que já são mais antigas e exigem um tratamento mais complexo para amenizar sua aparência. Elas podem ser mais finas e claras do que a pele, superficiais, até assumirem um formato mais extenso e também profundo. Os métodos utilizados para esse tipo de tratamento são mais invasivos, justamente por causa dessas características das estrias brancas.

Caneta antiestrias: como funciona esse tratamento?

Combinar tecnologia com o melhor tratamento para amenizar as estrias. Essa é a função da caneta antiestrias que tem como principal conceito a utilização de três ativos, o Hyaxel, o DSBC e o Hidroxiprosilane C, que atuam em conjunto para melhorar a aparência da pele afetada.

O tratamento funciona da seguinte forma. O Hyaxel é um ácido hialurônico que intensiva a renovação da pele, acelerando não só o processo regenerativo como também proporcionando maior elasticidade. É um dos mais potentes renovadores celulares atualmente existentes no mercado.

Já o Hidroxiprolisilane C ajuda o organismo a produzir mais colágeno e o resultado é que regenera e reestrutura a espessura da pele atingida por estrias. Outra ação dessa substância é que ele também atua como preventivo da cicatriz.

O DSBC é uma junção poderosa do silício acoplado ao ácido salicílico, que age como um anti-inflamatório junto às estrias.

A caneta foi feita, especialmente, para áreas menores do corpo como seios e barriga e sua aplicação deve ser feita duas vezes por dia.

Como acabar com as estrias?

São vários os tratamentos estéticos que amenizam as estrias. Nossa dica é sempre procurar os melhores profissionais para que tudo saia perfeito. Damos algumas dicas das melhores técnicas para que você analise com o seu dermatologista quais são as melhores para tratar de suas estrias. Vale lembrar que nenhum desses procedimentos é indicado para mulheres que estão grávidas.

Luz intensa pulsada (LIP)

Esse tipo de tratamento, indicado principalmente quando as estrias ainda estão na fase inicial, ameniza as cicatrizes porque sua luz atinge com maior intensidade os pigmentos vermelhos. Esse tipo de procedimento só pode ser feito por um médico.

Radiofrequência

A técnica é considerada uma das melhores para a amenização das estrias. Quanto mais recentes forem as cicatrizes, melhor a aparência. O tratamento consiste na utilização de um equipamento com ponteira que emite ondas em radiofrequência, formando microfurinhos na pele. O resultado é uma estimulação da pele, que passa por um processo de inflamação para que seja produzido o colágeno, permitindo não só amenizar as estrias, como também rugas e marcas de expressão. O aparelho de radiofrequência permite que sejam aplicados, nas camadas mais profundas da pele, substâncias como ácidos que vão permitir melhora na aparência das cicatrizes. A técnica não pode ser feita em pessoas com doenças infecciosas, portadoras de marcapasso ou que estão com câncer.

Peelings

A estimulação e esfoliação dos peelings superficiais melhoram a produção de colágeno e amenizar as estrias. Porém, deve-se tomar cuidado se a sua pele for muito sensível. Atualmente, há diversos tratamentos que utilizam diferentes produtos. Um dos melhores é o com ácido retinóico, que não dói ou causa qualquer tipo de reação no momento da aplicação. Porém, nos dias posteriores ao tratamento é comum a pele ficar mais vermelha e com irritações. É preciso ter paciência já que são necessárias pelo menos cinco sessões nas estrias para que você comece a ver o resultado, que pode melhorar em até 50% a aparência das cicatrizes.

Intradermoterapia

Esse tipo de tratamento é para as estrias mais profundas. A única restrição é para quem simplesmente detesta agulha, já que a intradermoterapia é feita através de uma injeção de gás CO2 ou vitamina C na pele ao longo de toda a estria. É preciso um anestésico para a aplicação. O resultado é uma reestruturação do tecido lesionado.

Dermoabrasão

Esse estímulo, que é feito com uma lixa de diamante, para que haja maior facilidade para a penetração de substâncias como o ácido retinóico. Isso faz com que nossa pele seja estimulada a produzir mais colágeno e também a se manter mais hidratada. Geralmente, a técnica é associada à intradermoterapia.

Subcisão

Esse tratamento é indicado para estrias largas e profundas, em que agulhas são introduzidas na cicatriz para promover um rompimento da fibrose no interior das células. O resultado é que há uma nova organização do tecido e consequente amenização da estria. Além de não poder tomar sol nos primeiros dias de tratamento, é preciso, também, parar com as atividades físicas por um tempo determinado.

Laser ablativo

Quem tem estrias pode escolher entre duas técnicas. A primeira é o chamado laser ablativo e fracionado, que funciona bem nas estrias antigas, mas tem um efeito colateral, provoca desconforto no momento da aplicação. Já o não-ablativo pode ser feito em qualquer tipo de pele e não machuca a epiderme. Porém, ao contrário do primeiro que exige poucas sessões, o tratamento laser não-ablativo é mais demorado.

Como eliminar as estrias nas pernas?

Como já falamos anteriormente, não é possível eliminar, totalmente, as estrias em qualquer parte do corpo. Há pessoas que sofrem com as estrias nas pernas, que impossibilita do uso de shorts, saias, bermudas ou qualquer roupa que exponha essa parte do corpo. Porém, nada melhor do que um tratamento específico ou até mesmo produtos específicos para disfarçar essas imperfeições.

Acupuntura

Uma das melhores técnicas para a amenização do problema é a chamada acupuntura com agulhas, que melhora não só a espessura como também a aparência das estrias. O tratamento é feito com agulhas que estimulam um processo de cicatrização das estrias que estão nas suas pernas. Essa técnica desencadeia não só uma melhor irrigação local, como também estimula a renovação celular e a produção de colágeno.

Disfarce as estrias com autobronzeadores

Mas, se você deseja fazer o tratamento, mas está com um compromisso urgente e deseja utilizar roupas mais curtas, que tal disfarçar as estrias? Há ótimos produtos no mercado que você pode usar não só no dia a dia, mas até mesmo na praia ou piscina. Uma ótima forma de disfarçar as estrias é utilizando os autobronzeadores. Nossa dica é que você comece a passar o produto pelo menos três vezes por semana e depois, quando a cor já estiver bem legal, passe a mantê-la utilizando o autobronzeador uma vez por semana.

Disfarce as estrias com maquiagem

Outro bom recurso é uma maquiagem específica para as pernas. Calma, não é preciso ficar preocupada se essa maquiagem pode sujar sua roupa. Atualmente, há excelentes produtos no mercado que têm o formato spray e secam rapidamente. O melhor é que há diversidade de cores e você pode encontrar tanto o tom da sua pele natural, como também efeito bronzeado.

Agora, se o compromisso surgiu de última hora e você precisa de um disfarce rápido, nada melhor do que utilizar a sua própria maquiagem, a mesma que usa no rosto, para disfarçar as estrias da pele. Para isso, utilize o corretivo. Lembre-se que as estrias vermelhas, aquelas que estão bem recentes, devem ser disfarçadas com corretivo verde, enquanto as que estão arroxeadas têm ficam muito mais amenas com o corretivo amarelo. Já as cicatrizes mais amarelas exigem um corretivo pelo menos dois tons mais escuros que sua pele. Complemente a maquiagem com sua base, que tanto pode ser líquida quanto cremosa, mas sempre escolha tons matte.

Tatuagens para disfarçar estrias

Se você já fez os tratamentos e não gostou do resultado e é mais ousada, que tal disfarçar suas estrias com uma bela tatuagem? Diversos profissionais têm se especializado em fazer belos desenhos que cobrem, com louvor, essas imperfeições. Porém, é preciso levar em contar que tatuagem é para a vida toda, portanto, esteja bem certa que deseja fazer esse tipo de procedimento.

As tatuagens em estrias exigem maior tempo para a sua finalização, já que a pele está mais sensível. A escolha do desenho fica ao seu critério e tanto pode ser algo bem fininho, só para disfarçar mesmo as estrias de forma mais discreta, como também cobrir toda a extensão das cicatrizes. Tenha em mente que a sensibilidade no momento da tatuagem vai depender de cada pessoa. Algumas sentem mais dor e outras sentem apenas um leve incômodo.

Finalizada a tatuagem, os procedimentos posteriores não são diferenciados das tatuagens em lugares que não têm estrias. Deve-se lavar com água e sabão e passar, durante 20 dias, uma pomada cicatrizante, além de não comer nada gorduroso e condimentado como carne de porco, camarão, comida com muito sódio. A alimentação deve ser mais light. E também a indicação é evitar sol e água do mar.

Receitas para Estrias

Essa misturinha é excelente pois o bepantol, nosso velho conhecido, quando penetra na pele transforma-se em ácido pantotênico e regenera a pele rapidamente. Já o Óleo de rosa mosqueta combate as estrias pois é fonte  de vitamina C, é rico em ácidos graxos insaturados  (importante como regenerador de tecidos) e contém ácidos transretinóicos, que é o que reduz as cicatrizes e manchas.

Você vai precisar de:

-50 ml de Bepantol

-30 ml de óleo de rosa mosqueta

- 1 vasilha que tenha tampa ( pode ser plástica ou de vidro).

Basta misturar todos os ingredientes no vasilhame, tampar e sacudir bastante para misturar. Quem não gosta da textura oleosa pode acrescentar um  creme hidratante nessa mistura. Prefira as hidratantes à base de uréia, que retém a umidade e é um hidratante mais potente.

Dica: O resultado é mais eficaz quando usamos a misturinha em conjunto com o ácido retinóico ( Vitanol A), que deve ser receitado por um dermatologista. O Vitanol A é excelente no tratamento de estrias, mas é preciso ter cuidado com o uso, por isso a indicação e acompanhamento por um dermatologista é indispensável

Caso seu problema seja estrias vermelhas, veja meu outro post completo para tirar estrias vermelhas AQUI

 

Estrias – Como Acabar de Vez
5 (100%) 9 Votos

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros
Ácido salicílico X Hidroquinona X Mandélico - Qual a diferença?

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Espetacular o post! Gostei muito do conteúdo do seu espaço. Continue sempre nos trazendo mais materias relevantes como essa. Grato!

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás