Mais brilho e maciez no cabelo

Aprenda a dar mais brilho e maciez no cabelo

Mais brilho e maciez no cabelo
Mais brilho e maciez no cabelo

Mulheres de todas as idades e todas as cores de cabelo têm uma preocupação quando se trata das madeixas: Como dar mais brilho e maciez no cabelo?

Dar brilho aos cabelos requer cuidados especiais mas também uma alimentação saudável. Talvez muitos não saibam mas a ingestão de certos alimentos pode prejudicar ou favorecer os fios de cabelo.

Como a alimentação influencia em mais brilho e maciez no cabelo

Uma alimentação equilibrada e saudável se traduz em beleza da sua pele, unhas e cabelos. Muitos dos problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada. Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam outros prejuízos, como queda de cabelos.

Abaixo, uma lista de alimentos recomendados para melhorar a saúde dos seus cabelos que darão ótimos resultados e também mais brilho e maciez no cabelo.

  • 1- Vitaminas do complexo B: ajudam a nutrir o couro cabeludo. Você pode encontrar em cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos;

  • 2- Vitamina A: ajuda a fortalecer o cabelo. Inclua fígado, gema de ovo, cenoura, pepino, brócolis na sua dieta;

  • 3- Magnésio: é essencial na formação de proteínas como a queratina (que constitui os fios). Você deve comer frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

  • 4- Cálcio: a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços e pode encontrar no leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

  • 5- Sódio: ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Não esqueça de comer frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

  • 6- Potássio: é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Portanto, consuma carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol que são fontes onde o potássio pode ser encontrado.

  • 7- Zinco: é ele que dá a força aos cabelos encontrado nas carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Como manter o brilho dos cabelos

Se quiser mais brilho e maciez no cabelo, você deve evitar algumas condutas, como:

  • 1- Lavar a cabeça com água muito quente pois essa atitude extrai todo o brilho do cabelo. Prefira-a morna e ao final, enxágue com água fria. A O choque térmico no final ajuda a fechar a cutícula dos fios.

  • 2- O sol, secador, mar e o cloro da piscina são vilões que também ressecam os cabelos. Por isso agora que se aproxima uma época em que os cabelos ficam muito expostos a esse vilões, use sempre protetor solar para os fios e um antitérmico antes de realizar a escova.

  • 3- Fazer dietas, a falta de nutrição deixa o cabelo fraco, opaco e sem vida. Controle seu peso e não esqueça das vitaminas que são uteis aos seus cabelos.

  • 4- Aplicar químicas em excesso, como tinturas, permanentes, escova progressiva e descoloração. Essas aplicações químicas roubam aminoácidos e queratina deixando o cabelo opaco.

Para conseguir o efeito de mais brilho e maciez no cabelo, os fios devem estar bem tratados, saudáveis, com as cutículas fechadas. Você pode conseguir isso com um tratamento especifico, uma espécie de película protetora que retém o brilho, refletindo assim a luz dando uma imagem impecável dos seus cabelos.

Mas, ter esse brilho requer cuidado. Não é suficiente com usar um bom xampu e condicionador, é necessário hidratar sempre, como manutenção, e não só quando os fios já estão ressecados.

A Hidratação é fundamental para ter mais brilho e maciez no cabelo

O papel da hidratação é repor a água e o óleo, nutrindo os fios dos cabelos. No entanto, a hidratação não fecha as escamas abertas quando os fios estão ressecados e desnutridos. Portanto, é necessário um tratamento que feche as cutículas, como a reestruturação ou cauterização feita em salão. Contar com um bom profissional é essencial. Não tente mexer com esses produtos em casa pois pode não conseguir o efeito desejado e se arrepender.

Receita para mais brilho e maciez no cabelo

Você não precisa gastar uma fortuna em um salão de beleza para conseguir resultados satisfatórios com seus cabelos. As receitas caseiras também são grande aliadas para deixar mais brilho e maciez no cabelo.

Algumas máscaras caseiras são capazes de resgatar a vitalidade e o brilho dos cabelos opacos e danificados por processos químicos, um dos ingredientes bastante usado para fechar as cutículas dos cabelos e acentuar o brilho dos fios é o vinagre.

Você pode preparar uma máscara caseira de cenoura e vinagre para dar brilho e sedosidade aos cabelos em casa. Você vai precisar de uma cenoura, meia xícara de vinagre de maçã e uma capsula de vitamina E que pode ser encontrada em farmácias ou lojas especializadas em produtos capilares. Rale a cenoura e misture aos ingredientes em um liquidificador. Faça uma pasta homogênea. Depois de pronta, passe nos fios e deixe agir por 20 minutos. Após esse tempo, lave os cabelos como de costume com abundante água primeiro e depois com o xampu.

Mais brilho e maciez no cabelo
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.