in

Top 12 Chás Que Emagrecem

Chás Que Emagrecem
Chás Que Emagrecem

Este artigo é especial sobre chás emagrecedores! Saiba quais chás ajudam no emagrecimento e eliminação de toxinas. Tem chá que é diurético, outro que tira a fome e também aqueles que dão saciedade. Saiba porque como prepará-los da melhor forma possível para aproveitar todos os seus benefícios.

1. Chá emagrecedor hibisco

O inchaço tomou conta e as roupas não querem fechar? Lance mão do chá de hibisco! O chá de hibisco é rico em vitamina C, possui altos teores de antocianinas, ácido málico e mucilagens, o que faz dele um chá com grande potencial antioxidante. Além de ser antioxidante, a antocianina, presente nesse chá, reduz o risco de problemas cardiovasculares, abaixa a pressão arterial, auxilia na redução da glicose, fortalece os ossos e reduz, também, o colesterol ruim. Já as mucilagens, que são fibras, aumentam o bolo fecal e favorecem o funcionamento do intestino.

Mas, o que interessa mesmo para a grande maioria das pessoas, é o potencial emagrecedor do chá de hibisco, que estimula a queima de gorduras, regulariza o trânsito intestinal, facilita a digestão e combate a retenção de líquidos, que causa o inchaço. Além disso, as enzimas e mucilagens reduzem a absorção de carboidratos e gorduras, facilitando o emagrecimento. Pra saber como usar esse chá, clique nesse post aqui.

2. Chá de Capim-Santo

Ele é altamente diurético, elimina as toxinas do corpo, ajuda a reduzir as células de gordura e também aumenta a disposição de quem o consome. De acordo com as nutricionistas, o chá deve ser inserido a um cardápio de 1.600 calorias. A combinação faz perder cerca de quatro quilos por mês, quando associado à atividade física três vezes por semana. Além de todos os benefícios que se referem à dieta e consequentemente ao emagrecimento, o chá de capim-santo com limão ajuda a estimular a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação de áreas onde há celulite, retenção de líquido e muita gordura acumulada.

Outro benefício do chá é que ele consegue desinchar a região abdominal, principalmente quando a mulher está na TPM. Então, é indicado para quem se sente inchada naqueles dias! Outra vantagem de inserir esse chá na alimentação é que ele consegue diminuir a vontade de comer doce, como dito, e também ameniza aquele desejo de atacar tudo o que tem na frente, principalmente nos intervalos entre as refeições. Por isso, você pode consumir o chá sem nenhum problema, combinado?

3. Chá de Alcachofra

Ele é altamente diurético e elimina os líquidos retidos, além de ajudar o corpo a desinchar e ficar mais sequinho. Os benefícios do chá de alcachofra não param por aqui: ele também atua como desintoxicante, colocando as toxinas do organismo para fora, proporcionando uma limpeza geral no corpo.

 

O chá de alcachofra é rico em colagoga. O nome esquisito quer dizer que o líquido aumenta a produção da bile, que é um auxiliar do fígado na hora de fazer a absorção da gordura que ingerimos. Quando você toma o chá, está produzindo mais esse bile e mais gordura estará sendo digerida e colocada para fora do corpo. “Não existem estudos que comprovem que o chá de alcachofra emagreça, o seu efeito é mais focado para a limpeza do fígado e redução do colesterol ruim. Quando isso acontece, associado a uma dieta equilibrada, a mulher perderá peso”, afirma a especialista que respondeu outras questões sobre o chá.

4. Chá de Porangaba

Outro chá ótimo pra emagrecer é o de Porangaba, que ainda é barato!  A porangaba é um diurético potente, que elimina dos organismo todas as impurezas. Além disso, ela reduz o apetite e melhora a circulação, tornando-se especialmente indicada para casos de celulite.  A grande concentração de cafeína, que estimula o organismo, ajuda na eliminação de líquidos e atua como estimulante geral. Por causa desse alto teor de cafeína,  a porangaba não é indicada para pessoas que possuem problemas de ansiedade, nervosismo, estresse e insônia. Por conter taninos e substâncias cardioativas, a porangaba atua na eliminação da gordura corporal, sobretudo na gordura abdominal, que é a mais perigosa e esteticamente indesejada.

5. Chá de Oolong

O nome é estranho, mas o efeito é dos melhores! O chá de oolong, também conhecido como qingcha (chá verde azulado), é uma variedade da Camelia Sinesis, planta que dá origem ao chá verde e ao chá branco. A diferença do chá de Oolong para o chá verde está no processo de fermentação, já que, para sua produção, permite-se que as folhas da Camelia Sinesis oxide por um determinado período, o que deixa as folhas mais escuras, ao contrário do chá verde, que não passa por nenhum processo de oxidação.

 

Sabe-se que esse chá é rico em flavonoides, mais que o chá verde, sendo um poderoso agente antioxidante. Além disso, acelera o metabolismo e  aumenta  a oxidação de gorduras (evita que a gordura se acumule no organismo), sendo o complemento perfeito para quem deseja emagrecer. Como se não bastasse, possui propriedades calmantes, sendo indicado, ainda, para quem sofre de ansiedade, compulsão alimentar e estresse. Pesquisas comprovam que ao consumir esse chá após o almoço, há um aumento de 10% no gasto calórico, enquanto que o consumo do chá verde aumenta o gasto calórico em apenas 4%.

6. Chá de 37 Ervas

O chá de 37 ervas é outra opção boa e barata de chá emagrecedor! O chá de 37 ervas é composto pelas seguintes ervas e ativos: abacateiro, chá verde, carqueja, chapéu de couro, jambolão, cavalinha, melissa, douradinha, salsaparrilha, erva de bugre, carobinha, sene, dente de leão, funcho, erva cidreira, sete sangria, hibisco, graviola, fucus, cáscara sagrada, maracujá, espinheira santa, quebra-pedra, boldo do chile, jurubeba, angélica, pau ferro, cajueiro, centella asiática, alcachofra, malva branca, porangaba, velame, juá, sucupira, ipê roxo, jatobá e colágeno.

É um chá emagrecedor bem forte, com ativos que aliviam a ansiedade, acalmam, reduzem o apetite, aumentam a eliminação de líquidos, turbinam o metabolismo, ajudam na dissolução da gordura e tem ação laxante moderada.

 

7. Chá de Gengibre

O gengibre é uma maravilha pra uma porção de coisas e muito já foi dito sobre ele por aqui. Agora vem uma parte que muito nos interessa: o gengibre evita o envelhecimento precoce! Tão vendo como ele é poderoso? É que o gengibre é fonte rica de antioxidantes, que, como vocês sabem, combatem os radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, mas não é só isso, pois essa quantidade de antioxidantes também aumenta a nossa imunidade, o que significa mais defesa contra as doenças!

Como se sabe, o gengibre aumenta a temperatura corporal, e ao aumentar o “calor”, ele também promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, e é por isso que dizem que ele é afrodisíaco, já que isso intensifica a sensibilidade clitoriana nas mulheres e facilita  a ereção nos homens. Como o gengibre é bastante termogênico, ele ajuda, e muito, no emagrecimento. Pra comprovar os efeitos, experimento colocar lasquinhas de gengibre em suas refeições. Mas isso tem que ser feito em todas as refeições, pois assim o gengibre vai manter a temperatura do corpo elevada e o metabolismo acelerado, assim como a queima de gordura. Eu gosto muito nas saladas, e pra quem não é muito fã, sugiro ralar e colocar nos sucos que ficam deliciosos quando têm gengibre!

8. Chá de Oliveira

O último chá é o de oliveira, um chá poderoso! Possui doses bastante elevadas de antioxidantes  e, como possui um alto poder antioxidante, atenua as linhas de expressão, melhora a saúde da pele, previne o envelhecimento e deixa unhas e cabelos mais fortes e brilhantes. Para quem deseja perder uns quilinhos a folha de oliveira é, também, de grande ajuda já que estimula o organismo a eliminar gorduras auxiliando, assim, na redução do peso. O grande diferencial dessa folha nos processos de emagrecimento é que ela atua especificamente na gordura depositada na região abdominal. Estudos comprovam que  o consumo diário de 4 xícaras de chá de oliveira reduz até 10% da circunferência abdominal em 2 meses.

9. Chás que promovem sensação de saciedade

Sabe aquela fome desesperada que a gente tem às vezes? Alguns chás conseguem promover uma maior sensação de saciedade e cortar esse efeito!

Os melhores são:

  • Chá de carqueja
  • Chá de erva-doce
  • Bugre
  • Chá de jurubeba
  • Chá de folha de abacate
  • Cavalinha

10. Chás que aceleram o metabolismo

Alguns chás possuem o poder de acelerar o metabolismo e auxiliar na quebra de gordura.

São boas opções:

  • Chá verde
  • Chá branco
  • Carqueja
  • Alfafa
  • Cavalinha

11. Chás digestivos

Os chás digestivos auxiliam no funcionamento intestinal e ajudam na regulação das atividades do fígado, promovendo a quebra de gordura.

Como se sabe, intestino funcionando bem é essencial para o processo de emagrecimento, pois o metabolismo “trabalha direito” e o organismo não fica intoxicado.

Boas opções de chás digestivos são:

  • Chá de boldo
  • Cáscara sagrada
  • Chá de Hibisco
  • Chá de fucus
  • Chá de psilium
  • Chapéu-de-couro

12. Chás Calmantes

A ansiedade é, com certeza, uma das maiores vilãs do aumento de peso.

Alguns chás ajudam a controlar a sensação de ansiedade e também a compulsão, pois são calmantes naturais.

Os mais indicados são:

  • Camomila
  • Maracujá
  • Erva Cidreira
  • Mulungu
  • Jasmim
  • Anis
  • Capim-Limão

13. Chás Diuréticos

Os chás diuréticos combatem o inchaço e a retenção de  líquidos,  comum na fase pré-menstrual, que pode ser causada, dentre outras coisas, pelo excesso de sal na dieta ou por uso de determinados remédios, como os corticoides, por exemplo.

Quase todos os chás possuem ação diurética, dentre os quais podemos destacar:

  • Cabelo de milho
  • Cavalinha
  • Chá de folha de abacate
  • Chá de quebra-pedra
  • Chá de Porangaba
  • Dente de leão
  • Sabugueiro

14. Chás Desintoxicantes

Os chás desintoxicantes atuam na eliminação de substâncias  tóxicas que desequilibram as funções celulares e levam ao aumento de peso.

São exemplos de chás desintoxicantes

  • Chá branco
  • Espinheira santa
  • Alfafa
  • Chá de bugre
  • Chá verde

Todos esses chás são excelentes opções e cada um “ataca” um problema específico, mas todos são diuréticos. Apesar de serem naturais, existem sim contra-indicações e, por isso, seu uso deve ser analisado junto a um médico de confiança.

O ideal é tomar cerca de duas xícaras de chá por dia, nos intervalos das refeições, mas isso pode variar a depender do chá e das concentrações, sabe?

Uma coisa que vale lembrar é que o chá não substitui a água, já que a água é a forma mais correta de hidratar o organismo. Ou seja, nada de substituir a água pelo chá. Mesmo tomando chá, é preciso tomar dois litros de água por dia!

5.8/8 - (8 votos)

Written by Redação Patricinha Esperta

Aqui você encontrará artigos sobre as últimas tendências de moda e beleza, conteúdo sobre como cuidar da pele e do cabelo e conselhos para ajudá-la a se sentir bem consigo mesma.

Nossa missão é inspirar mulheres a se sentirem lindas e confiantes.
Acreditamos que se sentir bonita é mais do que apenas ter uma boa aparência externa: é ter confiança, sentir-se confortável em sua própria pele e ser capaz de se expressar.

Obrigada por visitar o nosso site! Esperamos que você volte sempre.

O que não pode ser feito no verão?

Imagem reprodução: ninelivesbazaar.com.au

Moda dos anos 70 – Estilos de moda populares da época