Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

maquiagem 1 - Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?
Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida

Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base para espantar as olheiras marcadas. É normal sair de casa só depois de uns minutinhos de aplicação do corretivo, do batom e do blush.

Mas atenção: maquiagem também tem data de validade e usá-la depois disso pode ser um botão de acesso para alergias, pele irritada e muita coceira.

Os cosméticos, assim como todos os outros produtos, são feitos de conservantes, perfumes, corantes e outros ingredientes que têm, sim, uma data limite para funcionar sem causar nenhum dano à pele.

Quando a data de validade da maquiagem (seja qual for o produto) não for respeitada, você estará colocando sua pele em risco e sua saúde também, consequentemente.

Maquiagem tem prazo de validade?

Quando todos esses ingredientes usados nas fórmulas estão dentro do prazo de validade, é sinal de que sua pele ficará protegida do sol, de manchas, de irritações, além de inflamações provocadas por bactérias ou até mesmo fungos. Se o prazo já estiver vencido, toda essa proteção vai pelo ralo!

O que acontece se usar maquiagem vencida?

Resultado: sua pele ficará mais sensível e também poderá ser contaminada por uma bactéria, causando vermelhidão, coceira, alergia e outros problemas de pele.

Quando o produto vencido é aplicado no rosto , ele não fará todo o papel de cuidar da pele. Você aplica e, mesmo assim, sai para a rua deixando a pele aberta para bactérias e fungos que podem estar no ar da rua, no banheiro do seu trabalho ou no ônibus lotado logo de manhã.

A pele ficará vermelha, você vai sentir vontade de coçar e, aos poucos, seu rosto vai ficar totalmente inchado. Pode até criar bolhas e inflamar em questão de horas ou dias, dependendo do número de vezes que você aplicar o produto vencido. Por isso, é bom ficar de olhos abertos para o prazo de validade da base, do corretivo, da sombra e assim vai!

Como saber se a maquiagem venceu

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

É importante saber que todos (todos mesmo!) os produtos de maquiagem têm um prazo de vida. Se você não encontrar a validade no rótulo ou na embalagem, fique de olho se a textura do produto não muda de cor ou fica mais pastosa ou líquida.

Quando a textura muda e o cheiro fica mais forte ou azedo, é sinal que a maquiagem está vencida.

A base pode ficar mais líquida que o normal, o blush e a sombra em pó podem se quebrar com mais facilidade, como se fossem uma farinha e o corretivo ou até mesmo o pó compacto pode perder a cor e ficar mais amarelado.

Tudo isso é sinal de validade vencida e, aí, não resta outra coisa: o produto precisa ser jogado no lixo!

Na primeira aplicação do produto vencido, sua pele poderá ficar vermelha e coçar. Mas como você não vai imaginar que o produto está fora do prazo de validade, vai continuar passando por um ou dois dias, até sentir a pele mais sensível, mais vermelha ainda e com muita coceira, como já dito.

Se o produto for um lápis de olho ou um delineador, o olho vai coçar e ficar irritado. Se o uso for contínuo, a visão pode ficar alterada e também provocar problemas maiores, como irritação da córnea.

Onde guardar a maquiagem?

O armazenamento da maquiagem é de suma importância para a correta conservação do produto.

Locais úmidos, como os banheiros, devem ser evitados, pois esse tipo de produto deve ser guardado em locais secos e frescos.

Prazo de validade dos cosméticos

Embora cada produto venha especificando o prazo de validade, existe uma tabelinha com o prazo médio de validade. Confiram:

  • Rímel: a validade média é de 1 ano, mas depois de aberto o prazo cai para 3 meses.
  • Batom: a validade do batom é de, em média, 2 anos, mas isso depende de alguns fatores como o conservante e o corante utilizado, por exemplo.
  • Blush Cremoso: 12 meses
  • Blush em pó: 24 meses
  • Sombra Compacta: 2 anos
  • Pó Compacto: 4 anos
  • Base:  de 1 à 2 anos
  • Corretivo: 12 meses
  • Lápis de olhos, boca e sobrancelha: 24 meses
  • Gloss : 12 meses
  • Delineador:  de 1 à 3 anos

Como evitar a contaminação

Medidas simples são eficientes para evitar a contaminação, por isso:

  • Não empreste sua maquiagem.
  • Lave e seque os pincéis periodicamente
  • Evite usar os produtos com os dedos
  • Mantenha as esponjas limpas e secas, e guardadas separadas do produto.

Como amolecer delineador em gel?

Essa é a minha dica de hoje ? e espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
Caso queiram, comentem também!
Beijos no coração ?
Kika

?Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça?)

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?
5 (100%) 4 Votos

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.