Como conseguir um bronzeado perfeito
Bronzeado perfeito
É verão! Nada melhor do que curtir um clube, o mar, o sol, conquistar aquela marquinha de dar inveja, bronzear… UEBA! Agora vem a dúvida, como ter e manter um lindo bronzeado? Sabemos que expor ao sol sem cuidados pode causar problemas dermatológicos e até câncer.
Mas também ninguém quer passar pela estação mais quente do ano sem exibir aquela marquinha de biquíni. Então o que fazer para conquistar um lindo bronzeado sem prejudicar a saúde?
Confira o GUIA COMPLETO para conquistar um bronzeado perfeito e manter por mais tempo.
Métodos de Bronzeamento de Pele
Conheça alguns métodos de bronzeamentos de pele
Muitas mulheres sonham em ter o seu corpo completamente bronzeado, mas ficar torrando no sol, seja em casa, na piscina ou na praia, pode causar câncer de pele ou acelerar o processo de envelhecimento, fazendo surgir rugas e linhas de expressão, motivo pelo qual existem bronzeamentos temporários, tratamentos estéticos e maquiagens que deixam a pele bronzeada de forma mais saudável. Cada opção possui recomendações e restrições, que devem ser seguidas à risca para evitar problemas. Conheça cinco métodos de bronzeamentos de pele: o bronzeamento solar, o bronzeamento a jato, o creme auto bronzeador, o magic tan e a maquiagem bronzeadora.
# Bronzeador solar
Na hora de se expor diretamente ao sol, seja na sua casa, na piscina ou na praia, é necessário usar filtro protetor para se prevenir das radiações solares UVA e UVB, mas você pode se bronzear de forma mais saudável aplicando bronzeador solar por cima.
O bronzeador solar é um produto que não oferece proteção alguma contra as radiações solares, mas os seus elementos químicos escurecem a camada mais superficial da pele e reagem durante o banho de sol, provocando o bronzeamento desejado. Tudo isso sem provocar os mesmos danos que a exposição ao sol sem proteção oferece.
# Bronzeamento artificial a jato
Quem deseja um bronze imediato sem ter que se expor diretamente ao sol, pode contar com o tratamento estético de bronzeamento artificial a jato, que está disponível na maioria das clinicas de estética do país.
Durante o procedimento, a pele é esfoliada para receber os ativos necessários. Depois, uma pistola conectada a um compressor emite os elementos químicos do bronzeamento artificial através de um jato. Para se ter um bronzeamento artificial duradouro, é necessário fazer uma sessão duas vezes ao mês. É uma alternativa para quem se expõe ao sol sem proteção para se bronzear rapidamente. Falaremos mais no detalhe desse método no decorrer deste post >>.
# Creme Auto Bronzeador
Quem deseja um bronze temporário para causar uma boa impressão na piscina e na praia ou para se sentir mais bonita em uma ocasião especial, pode contar com o creme auto bronzeador, devendo aplicar um protetor solar por baixo para se prevenir das radiações solares UVA e UVB.
O creme auto bronzeador é um produto que não oferece proteção alguma contra as radiações solares, mas os seus elementos químicos esfoliam a camada mais superficial da pele.
A reação destes elementos químicos fazem com que as células da camada mais superficial da pele ganhem uma tonalidade mais escura.
# Maquiagem Bronzeadora
Quem deseja um bronze temporário para causar uma boa impressão e se sentir mais bonita em uma ocasião especial, pode contar com a maquiagem bronzeadora, que na verdade é um pó facial com diferentes tonalidades de cores e partículas luminosas para o resultado não ficar artificial.
O pó facial bronzeador deve ser aplicado com um pincel por cima da base para se espalhar melhor e ficar mais harmonioso.
Apesar de algumas marcas conterem filtro solar, o fator é baixo e a maquiagem bronzeadora não é suficiente para proteger o seu rosto das radiações, devendo você usar filtro solar em conjunto.
# Magic Tan
Quem deseja se bronzear e garantir os resultados por meses, pode contar com o magic tan, um tratamento estético que foi muito popular no início dos anos 2000 e segue sendo utilizado atualmente.
Desta forma, na hora de sair de férias, você não surgirá na praia branquela, ao passo que as outras mulheres estarão bronzeadas.
O magic tan trata-se de uma cabine com luz artificial que promove o bronzeamento da pele através da reação de algumas substâncias químicas, tal como fazem o bronzeador solar e o creme auto bronzeador. Os resultados são obtidos em poucos minutos de exposição.
# Bronzeado com Maquiagem Look Natural para o Dia
Como funciona o bronzeador?
Na hora de sair para tomar sol, na piscina ou na praia, é preciso se atentar às diferenças entre o bronzeador solar e o protetor solar. O bronzeador solar é um produto que serve para facilitar a obtenção de uma pele saudavelmente mais dourada, ao passo que o protetor solar é um produto que serve para impedir que a pele fique dourada ou queimada pelas radiações solares. Apesar do que aparenta, o fator de proteção do bronzeador solar não é suficiente para evitar que a pele se queime, motivo pelo qual é recomendado o uso dos dois produtos em conjunto.
A numeração do FPS – Fator de Proteção Solar é de no mínimo 2 para o bronzeador solar e de no mínimo 10 para o protetor solar. Normalmente, você consegue se expor ao sol durante 12 minutos antes de começar a se bronzear e a se queimar. Isso significa que o FPS 2 do bronzeador solar permite que você fique exposta ao sol duas vezes mais tempo sem sem se queimar, mas com bronzeamento, em relação ao tempo sem a aplicação do produto, ou seja, você fica protegida durante 24 minutos, tempo suficiente para você adquirir uma corzinha mais dourada.
# Protetor solar com FPS 10
Já o protetor solar com FPS 10 permite que você fique exposta ao sol dez vezes mais tempo sem se bronzear e sem se queimar em relação ao tempo sem a aplicação do produto, ou seja, você fica protegida durante 120 minutos, necessitando uma nova aplicação para se manter protegida das radiações solares, sendo que o bronzeamento e a queimação podem causar ardência, descamação e vermelhidão posteriormente. As substâncias químicas que compõem o protetor solar previnem que a pele fique bronzeada e também queimada, oferecendo proteção forte contra as radiações solares UVA (responsável pelo bronzeamento) e UVB (responsável pela queimação).
# Pigmento betacaroteno
As substâncias químicas que compõem o bronzeador solar, por sua vez, não servem para proteger a pele contra as radiações solares UVA (responsável pelo bronzeamento) e UVB (responsável pela queimação), apesar de ter um baixo fator de proteção por cerca de 24 minutos. Estas substâncias químicas do bronzeador solar se diferem dos ativos do protetor solar, pois realizam uma leve esfoliação na camada mais superficial da pele. Nestas células que se desprendem, é depositado um pigmento chamado betacaroteno, que é responsável pela sensação de pele saudavelmente bronzeada. Então, você obterá a sua corzinha desejada estando ou não exposta ao sol.
Exposição ao sol
Mas, é a exposição ao sol que intensifica o bronzeamento, fazendo o betacaroteno dourar a pele e as demais substâncias químicas agirem, barrando parcialmente as radiações e lubridificando a pele para que a mesma não descasque, resultando no prolongamento do bronzeado obtido. Para manter o corpo bronzeado, com aquela almejada tonalidade dourada, é necessário fazer novas exposições ao sol com bronzeador solar aplicado, pois ao longo dos dias as células da pele são renovadas e surge uma nova camada. Como dito anteriormente, o bronzeador solar não protege a pele. Apesar da intenção de bronzear funcionar, a pele também pode queimar.
Um bronzeador solar simula os efeitos das radiações solares UVA, responsáveis pelo bronzeamento, mas não protege a pele nem contra esta radiação e nem contra o UVB, responsável pela queimação, que causa ardência e descamação posteriormente. Caso você se exponha ao sol por até 24 minutos, o bronzeador solar consegue fazer essa proteção, embora não seja a mesma do protetor solar. Mas, caso vai passar algumas horas exposta ao sol, o ideal é aplicar primeiro o protetor solar em todo o corpo e passar bronzeador solar por cima. Desta forma, você se bronzeia e protege a sua pele ao mesmo tempo.
Um resultado perfeito, com a pele uniforme e sem manchas, começa com a preparação perfeita.
Para isso, nada melhor do que esfoliar a pele, para remover as células mortas.
Antes de achar que isso é frescura, saiba que é fundamental pra que a cor fique uniforme, já que o autobronzeador tende a “pegar” mais nas regiões com maior concentração de células mortas, que são as áreas mais ressecadas e escuras, como joelhos, cotovelo e pés, por exemplo.
Após o banho, seque a pele completamente e aplique um hidratante mais fluído, pra ajudar o autobronzeador a espalhar direito e não se concentrar em pontos específicos.
O melhor é que o banho seja com água fria, ou que a aplicação seja feita em frente ao ventilador ou em um ambiente com ar condicionado, porque quando transpiramos o autobronzeador “derrete” e escorre.
Caso aplique a quantidade errada e a pele fique mais escura em alguma parte, use uma pequena quantidade de esfoliante misturado com água, e aplique suavemente na região escurecida.
Vale, também, esfregar a região com um paninho molhado ou com um lencinho umedecido. Pra quem usa ácidos, vale lembrar que eles removem a cor, e, por isso, deixam a pele manchada. Portanto, evite-os enquanto estiver usando o autobronzeador.
A exposição solar em excesso faz mal pra beleza (e pra saúde!), e isso todo mundo sabe, mas exibir o look “fantasminha com icterícia” também não é o ideal de beleza de ninguém.
Como torrar no sol NÃO é uma opção, e muita gente ainda tem resistência aos autobronzeadores, vale lançar mão de outros métodos –seguros- artificiais de bronzeamento.
É importante “voltar” ao tópico “bronzeamento seguro”, porque já está mais do que provado que as cabines de luz aumentam o risco de câncer de pele, gerando danos iguais ou maiores que os produzidos pelo excesso de sol, já que a exposição aos raios ultravioleta – aqueles que envelhecem e podem causar câncer – é muito mais direta e é até três vezes maior, inclusive pela ausência absoluta de proteção solar.
Tanto é que a Anvisa proibiu o método.
Uma opção viável e segura atende pelo nome de Jet Bronze, que consiste basicamente na aplicação do autobronzeador com um aerógrafo, pulverizando o produto em todo o corpo de forma uniforme.
Esse “tratamento” dura até 15 dias e os resultados são imediatos.
Outra opção de bronzeamento segura é o Magic Tan, feito em uma cabine que emite, através de jatos, autobronzeador em todo o corpo.
Aqui há um risco menor de manchas, o bronzeado tende a ser mais sutil e uniforme, e há vários níveis de bronzeamento, o que é sempre muito bom, já que cada pessoa pode escolher a intensidade de cor que deseja.
Essas técnicas de bronzeamento são bem superficiais, e o mecanismo de ação é basicamente o mesmo, sendo que o produto utilizado contém um ativo chamado DHA, que, em contato com a pele, gera uma reação das células que produzem melanina e pigmentam a pele.
São métodos seguros, que garantem um bronzeado perfeito, com menor risco de manchas e de cores indesejadas.
Mantenha o Efeito Bronzeado Por Mais Tempo!
A duração do bronzeado (artificial) está relacionado com os cuidados pré e pós-procedimento, e, pra não perder a cor dos sonhos rapidamente, vou dar algumas dicas que ajudam a prolongar o efeito, tá?
Antes de se submeter a algum procedimento bronzeador, é indispensável estar com a pele limpa e sem acúmulo de células mortas, pra que a cor fique mais uniforme e não se concentre apenas em algumas partes do corpo, dando a impressão de pele manchada.
Para isso, nada melhor que uma boa esfoliação, que pode facilmente ser feita em casa, tanto com produtos caseiros como com produtos comprados em farmácias/mercados.
É importante, antes da sessão, estar com a pele completamente limpa e livre de resquícios, inclusive de hidratantes, óleos, perfumes ou similares, pois isso compromete a uniformidade da cor.
Caso queira clarear os pelos ou fazer a depilação, faça antes do procedimento, de preferência dois dias antes, pois os dois procedimentos podem remover seu bronzeado.
Após o procedimento, é necessário esperar até oito horas para fazer atividades que impliquem em suor ou mesmo tomar banho, pra que o produto permaneça na pele o maior tempo possível.
Antes de vestir a roupa, que deve ser escura para evitar manchas, espere a pele secar completamente.
Após o tempo recomendado, tome banho – de preferência frio – e capriche no hidratante, pois quanto mais hidratada estiver a pele, mais tempo o efeito permanecerá.
Hidratantes potentes são as melhores opções, mas vale lembrar que os que possuem substâncias abrasivas, como os ácidos, não devem ser utilizados, pois eles podem remover a cor.
Pra que o efeito dure mais, evite friccionar a pele no banho, evite usar buchas, esfoliantes ou qualquer coisa que possa remover os pigmentos nos dias seguintes ao procedimento.
São cuidados simples, mas que ajudam a manter a cor por mais tempo.
Passos Para Uma Pele Bronzeada Saudável
No Brasil, temos a chance de desfrutar uma pele bronzeada durante o ano todo, não é verdade? Porém, antes e durante a exposição ao sol devemos seguir uma série de cuidados para que isso não prejudique a saúde, pois tudo em excesso pode ser ruim e com o sol não é diferente. Então, não perca tempo e confira as dicas que poderão deixar sua pele ainda mais bonita e radiante, mas com saúde! Essa é um dos principais recursos de beleza usados não somente pelas mulheres, mas por muitos homens também. Afinal, todos querem ter pele bronzeada, aquela cor saudável e com a cara do verão, seja qual for a estação.
O antes.
Existe todo um preparo na pele pra que ela possa realmente ficar “perfeita”, com um bronzeado bonito, uniforme e, melhor, que dure mais tempo. Pra começo de conversa, vamos brincar de esfoliar, né? Gente, esfoliação é super essencial e um dos segredos não só para o bronze perfeito, mas pra uma pele bonita, macia e sedosa. É que vamos acumulando células mortas na superfície da pele, o que a torna opaca e áspera, e quem resolve isso é o esfoliante.
Portanto, uma semana antes de viajar pra praia, faça uma esfoliação caprichada, de corpo e rosto, e repita o procedimento três dias depois. Assim a pele estará preparada pra receber o bronzeador e o resultado da cor será uniforme!
Comece aos Poucos.
Nada de ir cheia de sede ao pote, viu? Isso pode resultar em queimadura solar, que é bem diferente de pele bronzeada! O bronzeado perfeito começa aos poucos. No primeiro dia, aplique filtro solar em todo o corpo e se exponha pouco ao sol. No segundo dia, também com filtro solar, se exponha um pouco mais e assim sucessivamente, pra que a cor vá surgindo de forma progressiva e seja duradoura.
Horário de exposição.
Amplamente divulgado pelos especialistas, melhor horário para expormos nosso corpo ao sol é até as 10h e após as 16h, pois nessas horas a incidência solar não é tão intensa. Não seguindo essa recomendação você ficará exposto a diversos riscos de saúde como também contribuirá para o envelhecimento precoce da pele – o que não é nada indicado para a sua beleza.
Faça você mesmo uma comparação, observe duas pessoas de mesma idade, mas com hábitos diferentes: uma vive na cidade, trabalhando em escritório fechado e quase não tem contato com o sol, enquanto que a outra desenvolve trabalhos rurais. Caso o segundo indivíduo não faça uso de proteção solar, sua pele estará muito mais desgastada e envelhecida do que a do primeiro indivíduo e o vilão, certamente, será o sol.
E mesmo que você se exponha nesses horários recomendados pelos dermatologistas, não se esqueça de usar protetor solar fator 30, no mínimo, pois abaixo disso poderá não ser seguro, ainda mais se a sua pele for muito clara.
Como usar o filtro solar?
Diariamente, você deve fazer uso do protetor solar para manter a beleza em dia, principalmente o facial. Nesse caso, atente-se para o seu tipo de pele, pois ela pode ser oleosa, seca ou mista. Hoje, existe uma infinidade de produtos para o rosto e protetores próprios para essa região do corpo. Então, use e abuse deles diariamente, mesmo que ficará pouco tempo exposto ao sol.
Durante os banhos de mar ou mesmo de piscina, escolha uma proteção que tenha no mínimo fator 30. Se no dia a dia a recomendação é apenas passar o produto em regiões mais expostas como rosto, pescoço e braços, quando ocorre exposição intencional todas as áreas do corpo devem ser protegidas.
Aqui vale uma dica para quem se preocupa com a beleza. Produtos como BB Cream funcionam como protetor facial no dia a dia e ainda funciona como cosmético, tendo em vista que ele possui pigmentos que deixam a pele bronzeada com uma cor mais uniforme.
Os alimentos também podem ajudar
Certos alimentos têm o poder de prolongar o efeito bronzeado e você poderá usá-los a seu favor. Frutas e vegetais como cenoura e mamão contam uma substância especial em sua composição: o betacaroteno! Esse elemento tem o poder de estimular a produção de melanina em sua pele e, consequentemente, te deixará com a cor mais acentuada.
Para conseguir um efeito ainda melhor para a sua beleza natural e saudável, comece a investir em um consumo mais abundante desses alimentos cerca de 15 dias antes da época em que se pretende iniciar o processo de bronzeamento, que deve ser progressivo. O betacaroteno quando associado à vitamina E também estimula a proteção contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Os cuidados pós-sol
Não se esqueça de que para a pele bronzeada ser saudável e apenas acentuar a sua beleza é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e após a sessão de bronzeamento natural. Tudo isso fará com que a cor dure e continue bonita por muito mais tempo.
Durante o banho, use água fria ou no máximo morna, pois em temperatura quente deixará a sua pele mais ressecada – e lembre-se de que ela perdeu hidratação natural por ter ficado exposta ao sol. Use também loções pós-sol específicas para o corpo e o uso de hidratante é essencial diariamente.
A importância da hidratação
Água e sucos naturais são muito importantes para deixarmos o organismo hidratado, o que é essencial para quem passou muito tempo sob o sol. Afinal, a hidratação não pode ocorrer apenas de fora para dentro, o organismo também necessita de máxima hidratação.
Mantendo o bronzeado
Durante o banho, que tal usar óleos corporais ou mesmo aqueles hidratantes que podem ser enxaguados? Para mantermos a beleza, manter uma rotina de cuidados é fundamental. A pele bronzeada precisa estar sempre hidratada e o ideal é aplicar esses produtos no corpo e rosto logo após o banho, aproveitando que os poros ainda estão abertos.
Consulte sempre um profissional.
Para esclarecer qualquer tipo de dúvida e te dar muitas dicas, não se esqueça de sempre consultar um profissional e, nesse caso, é o médico dermatologista. Ele poderá te indicar vários produtos para o seu tipo de pele e ainda propor soluções personalizadas. Consulte sempre um de sua confiança e siga seus conselhos.
Betacaroteno: para ficar com cor do verão o ano todo!
Para manter o bronzeado em dia, será preciso que você de preferência por alimentos que contenham o betacaroteno, ela vai ajudar a desenvolver mais melanina na pele, ajudando que a cor apareça com mais facilidade.
O betacaroteno contém pigmento carotenoide precursor da vitamina A que possui ação antioxidante potente, aumenta a imunidade do organismo, contribui para a elasticidade cutânea, estimula o metabolismo de gorduras, fortalece as unhas, dá brilho aos fios e garante um bronzeado lindo de viver!
O betacaroteno oferece benefícios imediatos e mediatos.
Os benefícios imediatos dizem respeito ao bronzeado uniforme, por exemplo. Ao ser convertido em vitamina A no organismo, essa substância colabora não só para o bronzeado perfeito, mas também para aumentar a elasticidade da pele e reforçar o sistema imunológico.
Já os benefícios mediatos, conseguidos a longo prazo, relacionam-se a prevenção das doenças crônicas.
Para um efeito antioxidante ainda mais potente, é necessário combinar o betacaroteno com outros carotenoides, como a licopeno, a luteína e outros micronutrientes.
Já estão disponíveis inúmeros suplementos de betacaroteno, mas é plenamente possível ter todos esses benefícios investindo nos alimentos certos, que são ricos nessa substância.
Os principais alimentos que são fontes de betacaroteno são: a cenoura, o mamão, o pimentão, a batata-doce e a abóbora. Se você pensar, esses alimentos são ótimos para fazer misturinhas. Inclusive para serem consumidos com outros, e também para fazer algumas receitas especiais.
Aposte nos alimentos frescos!
Os sucos bronzeadores fazem o trabalho deles, muito bem. Além de deixar a pele com o bronzeado ideal, ainda podem ajudar contra os efeitos nocivos que o sol pode causar. Mas para que isso seja possível, você deve optar sempre pelos alimentos frescos.
Higienização é fundamental!
Como os alimentos que você deve consumir, precisam estar frescos, é preciso ter a consciência que a melhor forma de prevenir doenças e de consumir algo saudável, é higienizar de forma correta eles. Isso inclui desde legumes até verduras.
Para deixar as frutas e legumes realmente limpos:
É importante que você comece pelo principal, lavando os legumes e frutas com água corrente. Depois você poderá colocar por um tempo de molho, em uma solução clorada. Para que você saiba a quantidade correta e o tempo a serem utilizados, é preciso que você leia o rótulo do produto.
Sucos bronzeadores
Podemos mais do que nunca dar “oi” de vez para o verão. E com ele, buscarmos a cor mais bela, queremos ficar morenas da cor do pecado. Mas nem sempre, a durabilidade do dourado no nosso corpo, é grande. Por isso, é importante que você possa utilizar alimentos, que possam mudar isso, como os sucos bronzeadores.
Por isso resolvemos dar uma mãozinha amiga, e dar aquelas dicas especiais, para deixar o bronzeado, da maneira que realmente desejamos, porque de nada adianta, ir para o sol, e não poder exibir o bronzeado da maneira que desejamos.
Separamos receitinhas especiais de sucos bronzeadores, que vão ajudar e muito a dar aquela cor especial e tão desejada pela mulherada.
Você primeiro precisa saber, que para as receitinhas funcionarem, é preciso começar antes da exposição solar. A preferência é que você possa consumir esses sucos bronzeadores, pelo menos um mês antes do sol. Isso não quer dizer que durante o período que pegar sol, não poderá tomar. Claro que sim, mas para funcionar de fato, é preciso começar antes.
É como um tratamento para o corpo mesmo! Assim como qualquer outro, mas utilizando uma forma mais natural.
Tomar sucos bronzeadores deveria ser algo rotineiro, justamente porque eles são especiais, e ajudam a manter o nosso corpo hidratado, principalmente em dias mais quentes, onde perdemos muita água, e precisamos que ela seja reposta. Além disso, o suco é uma bebida refrescante diferente dos refrigerantes.
Aprenda a fazer sucos bronzeadores!
# Suco 1
• Manga
• Cenoura
• Mamão
Misture duas fatias grandes de manga, meia cenoura média e meio mamão papaya com 200 ml de água e bata no liquidificador. Acrescente gelo e tome em seguida. A água pode ser substituída pela água coco, e o gosto fica ainda melhor!
# Suco 2
• Mamão,
• Laranja
• Cenoura
Misture 200 ml de sumo de laranja, meio mamão papaya e meia cenoura crua. Bata no liquidificador, coe, acrescente gelo e tome em seguida.
# Suco 3
• Couve
• Cenoura
• Gengibre
Misture uma folha de couve picada, lascas de gengibre, meia cenoura crua, folhas de hortelão e 200 ml de água. Bata tudo no liquidificador, coe, acrescente gelo e sirva em seguida.
# Suco 4
Chamamos assim, porque misturamos essas duas cores, para obter esse suco.
Você vai precisar de:
- 200 ml de suco de laranja-pera;
- Meia unidade de beterraba crua;
- Uma cenoura média;
- Gelo.
Assim mesmo, queremos que você tenha em casa, elementos que podem ajudar a fazer o seu suco. E de preferência de forma rápida.
Para que ele fique perfeito, basta que você possa misturar todos os ingredientes no liquidificador, depois você pode passar o coador, e servir com a quantidade de gelo, que você achar melhor.
# Suco 5
Nesse suco você vai contar com sabores especiais, que deixam o suco muito agradável de ser consumido, além de ser refrescante.
Você vai precisar de:
- Meio mamão papaia;
- Duas fatias grandes de manga;
- Meia cenoura média crua;
- Uma folha de couve;
- Folhinhas de hortelã;
- Lascas de gengibre;
- Água ou água de coco
Misture tudo no liquidificador, e de preferência sirva sem precisar colocar açúcar.
# Suco 6
Não existe nada com a cara mais do verão do que melancia, e por isso, ela não poderia faltar para fazer parte de um dos sucos bronzeadores.
Você vai precisar de:
- Uma fatia média de melancia em cubos;
- Um terço de uma cenoura média crua;
- Meia xícara de chá de folhas de agrião;
- Uma colher de sopa rasa de gérmen de trigo cru;
- Uma xícara de chá de suco de laranja natural;
- Frutose a gosto para adoçar
Para preparar:
É importante que você rale a cenoura, de preferência com o ralo mais fino, e coloque no liquidificador com a melancia, o agrião e o suco de laranja. Depois de pronto, você poderá coar um pouco. E para finalizar coloque o gérmen de trigo e adoce.
Perceba que a maioria das receitinhas que passamos são simples de fazer, e não levam ingredientes muito diferenciados, tudo você encontra no mercado, e são alimentos baratos para serem consumidos. Aposte em colocar pelo menos um desses sucos em sua rotina, o seu bronzeado agradece!
Quem aqui não quer e não gosta de estar com o bronzeado em dia para quando o verão oficialmente chegar? É, meninas, está mais do que na hora de ficar com marquinha de biquíni e pernas bronzeadas por aí. Banho de sol, e até bronzeamento em spray. Tudo vale na hora de garantir uma cor saudável e bonita!
Mas, o que pouca gente sabe é que existem alimentos super poderosos que também ajudam a ter um bronzeado supimpa! Isso porque, nesses tais alimentos, têm nutrientes que protegem a pele contra a radiação solar e, ainda, estimulam a melanina, responsável pela cor da nossa pele. Tem, sim, comidinhas gostosas e naturais que ajudam a deixar a pele num tom dourado e ao mesmo tempo natural.
Esses alimentos ainda são antioxidantes, que protegem a pele contra o envelhecimento e ajudam a eliminar toxinas, e também, são anti-inflamatórios, capazes de desinchar e diminuir com retenção de líquido. Esses nutrientes são levados até o organismo pela corrente sanguínea e conseguem agir nas camadas conhecidas como a derme e a epiderme (mais profunda e a mais superficial da pele).
Ou seja, esses alimentos são tão potentes que conseguem formar uma barreira de proteção contra a ação do sol e, ao mesmo tempo, deixar o bronzeado mais bonito.
Mas, afinal, quais são esses alimentos? A gente responde.
Anota aí:
- Cenoura;
- Beterraba;
- Abóbora;
- Damasco;
- Mamão;
- Pêssego;
- Manga;
- Todas as frutas de cores amarelas a alaranjadas.
Está vendo como é simples e saboroso cuidar da pele no verão?
Pois é, lindona. E a lista não para por aqui.
As folhas verdes escuras, como espinafre, rúcula, agrião e brócolis são mais potentes na proteção da pele contra os raios.
Isso porque estimulam o betacaroteno, que auxilia na formação da melanina. Aquela responsável pela cor, que já falamos ali em cima.
E toda essa lista de comida possui muita vitamina A, responsável por ajudar a manter o bronzeado por mais tempo! Delícia, né?
Outras comidinhas que podem entrar nessa lista que ajudam no bronze são:
- Tomate;
- Pimentão vermelho;
- Melancia;
- Goiaba;
- Morango.
Isso porque eles possuem – licopeno, que ajuda a proteger a pele.
O que você deve estar se perguntando é a quantidade ideal desses alimentos que deve ser ingerida por dia para fazer o efeito. De acordo com especialistas, de duas a três porções diárias. Isso pode variar entre as frutas e verduras, durante as refeições principais ou nos lanches da manhã e da tarde.
E vale lembrar que, durante e depois da exposição ao sol, temos que hidratar a pele tomando muita água e passando cremes.
# Frutas ricas em Vitamina C
Uma boa dica é tomar suco de laranja, por exemplo, que contém vitamina C, que também está presente em frutas como acerola, kiwi, caju, goiaba, manga-rosa, morango, melão, pêssego.
A Vitamina C vai ajudar, e muito, a manter esse bronzeado espetacular e sem descascar.
Já quem exagerou no sol, pode comer castanha do pará e nozes, que são ricas em selênio e ajudam a amenizar a queimadura.
O kiwi bronzeia a pele!
Não pense que é para passá-lo nos braços e ir deitar no sol, ok? O segredo para ficar morena com o kiwi é comer a fruta todos os dias, três porções entre as principais refeições. Em seis semanas sua pele estará com um aspecto mais saudável, sem rugas e num tom super bronze. Quem comprova isso tudo é a Universidade de St Andrews, da Escócia. Um estudo feito por professores e pesquisadores revelou que a fruta ajuda a manter a pele bonita e com uma cor mais forte que a natural.
A pesquisa comprovou que se você comer três vezes ao dia uma tigela de kiwi, vai ficar bronzeada. A conclusão do estudo só veio com a análise de homens e mulheres que consumiram a fruta por seis semanas seguidas. Uma foto de antes e outra do depois comprovaram que a fruta é mesmo poderosa e aliada da pele. Associada à dieta com o kiwi, foram incorporados vegetais verde escuro e alimentos como frutas e verduras nas cores laranja, amarelo e vermelho. Esse cardápio ajudou a modificar o tom da pele, deixando os participantes da pesquisa mais bronzeados naturalmente.
Além de deixar a pele bronzeada, essa combinação de kiwi com esses outros alimentos também deixou o rosto e o corpo dos participantes mais resistentes, uniformes e com um brilho saudável. Isso porque o kiwi é rico em vitaminas A e E, que ajudam a dar elasticidade à pele, além de melhorar a circulação do sangue e irrigar melhor todos os cantos do corpo. A fruta também tem na composição o cálcio, o ferro e o potássio, que melhoram a resistência do corpo e ajudam a manter unhas e cabelos brilhosos e fortes. O kiwi ainda tem fibras, que ajudam a melhorar o fluxo intestinal e a controlar o colesterol ruim.
Claro que, mesmo comendo o kiwi, é necessário usar o filtro solar todas as vezes que você ficar expostas ao sol. É recomendado o uso de fator 30 para o rosto e pelo menos fator 15 para o corpo, todos os dias, mesmo naqueles dias chuvosos. Mas não é só o kiwi que ajuda a manter a pele bronzeada e com um tom mais uniforme e saudável. A cenoura, a beterraba, a abóbora, o mamão papaia, o brócolis e o espinafre são alguns dos exemplos que ajudam a deixar a pele mais coradinha.
Isso porque, assim como o kiwi, essas frutas e verduras contém alto teor de betacaroteno. Esse nutriente é responsável por impulsionar a melanina do corpo, deixando a pele mais escura e resistente ao sol. É indicado consumir esses e outros alimentos naturais das cores amarelo, laranja, verde escuro e vermelho todos os dias, em pelo menos três refeições. Esses alimentos todos são ricos em vitamina A que estimula mais ainda o tom do bronze no corpo.
Além disso, esses alimentos que contêm vitamina A servem como protetores contra os raios solares, já que deixam a pele mais resistentes. Por isso, é possível dizer que além de estimular o bronzeado natural, essas comidinhas atuam contra o envelhecimento precoce da pele, evitando rugas indesejadas. Mas para ter esses resultados, é importante você comer pelo menos três porções dessas frutas ou verduras por dia. Pode ser no almoço e no jantar, ou nos lanches e café da manhã.
Você também gosta de manter a pele bronzeada o ano todo? Compartilhe suas dicas em nossos comentários!
Espero que vocês tenham gostado. Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
Beijos no coração 💟
Nati Leal *Kika
📈 Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça😍