Caspa: O que causa e como tratar

Sobre Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Visite Minha Página
VER + DICAS
caspas como eliminar

caspa como tratar

Um dos problemas que algumas mulheres passam em relação aos fios, por mais que tenhamos o cuidado dito como “ideal” é o surgimento da caspa. Precisamos aprender a tratar e também os motivos que levaram a esse problema.

Nós do Patricinha Esperta, vamos ajudar você, de uma maneira que poderá fazer a diferença em sua vida, e que assim, você poderá seguir os tratamentos corretos para esse problema, que é temido por todas nós.

A caspa acontece na maioria dos casos, no couro cabelo, ela é basicamente a descamação desse couro cabeludo. E pode ser conhecida pelo nome de dermatite seborreica, existem muitos níveis desse problema, dos quais podemos considerar aqueles que são graves, até aqueles que são leves.

Saiba que nem sempre a caspa é falta de higiene no couro cabeludo, como escutamos esses boatos espalhados sobre esse assunto, às vezes ela pode ser causada por conta de sua genética, e até mesmo por conta de suas alterações hormonais, tudo influencia de alguma maneira para que você acabe tendo esse problema, além disso, outro fator determinante para que você tenha ou não caspa, é a oleosidade do seu couro cabeludo, se você tem os cabelos e principalmente o couro cabeludo muito oleoso, é possível que desenvolva a caspa.

Precisamos saber também, que os problemas de caspa não estão baseados apenas, nos que citamos antes, porque a caspa é sim, algo realmente complexo, e que precisa ser tratada de maneira correta, para isso, é preciso entender outros fatores que podem piorar a situação. Se você está passando por um momento de stress muito forte, saiba que assim como todo o seu corpo, seus cabelos também vão acabar sendo “contaminados” pelo estresse. Além disso, se você mora em uma região que possui uma variação de temperatura muito intensa, é possível que seus fios sejam afetados também, e como comentamos anteriormente, a falta de higiene dos fios, é um dos causadores da caspa sim, mas não somente isso.

Para que você possa tirar de vez essa duvida sobre a relação lavar os cabelos x caspa, saiba sobre o fato, que é uma dúvida que a maioria das mulheres possui você pode sim lavar as madeixas todos os dias! Principalmente se o seu couro cabeludo for muito oleoso! Mas cuidado, é preciso utilizar os produtos corretos que possam ajudar a tratar o problema, do contrário, você poderá piorar a situação.

Caspa: Como Tratar

É preciso entender que o tratamento da caspa, depende da intensidade do problema. Mas é importante que você já saiba, que existem alguns medicamentos específicos que podem ajudar a combater esse problema. são eles:

  • sulfeto de selênio;
  • piritionato de zinco;
  • corticóides;
  • cetoconazol;
  • ácido alfa-hidróxido (AHA).

Você poderá fazer o tratamento para a caspa, com esses elementos, em forma de xampu, ou até mesmo condicionadores, ou ainda poderá optar por tônicos capilares. Passamos apenas os nomes, para que você saiba do que se trata, mas ainda sim, é importante, que antes de começar o tratamento por conta própria, você saiba exatamente qual o seu tipo, de caspa, qual a intensidade e a maneira correta de tratar. Para isso, será necessário, que você busque um profissional da área, que poderá dar uma “luz” no seu problema.

Tratamento caseiro natural anticaspa

Quais os principais sintomas da caspa?

Algumas pessoas sofrem do problema, e acabam nem sabendo disso, justamente porque encontramos muitas informações sobre o assunto, e acabamos não sabendo direito do que se trata. Assim como, as pessoas tem a mania de dar opinião nos problemas, sem pesquisar ou saber direito sobre o assunto.

Por isso, preparamos um especial para que você possa saber de vez, quais são os principais sintomas da caspa, que é muito comentada, mas às vezes pouco conhecida.

A caspa também pode ser conhecida por Dermatite seborreica, além de eczema. Ela ocorre em partes do seu corpo, que podem acabar tendo uma maior produção de óleo, poderá ainda, aparecer por conta da presença de um fungo.

O que a maioria das pessoas pode confundir, justamente por conta do aspecto dela, é que prensam ser um problema contagioso, quando na realidade, isso não existe, a dermatite seborreica, não é contagiosa, então se você pensava isso de maneira errada, já pode retirar isso da cabeça.

A forma principal que ela pode se manifestar no seu corpo, é através de lesões avermelhadas, que acabam descamando e até mesmo coçando. Os locais podem variar muito, desde o couro cabeludo, que é o principal local que falaremos aqui, assim como nas partes da pele, como perto do nariz, atrás das orelhas, e nas dobras da pele.

Principais sintomas:

  • Lesões avermelhadas com descamação e coceira;
  • No couro cabeludo: poderá ocorrer dessa descamação ficar mais solta do que no resto do corpo, dessa maneira acabar caindo, e ser conhecida como a famosa caspa.
  • Queda de cabelo; uma quantidade maior do que 20 ou 50 fios por dia pode ser ocasionada por conta da caspa.
  • Cabelo seco e sem brilho; às vezes acreditamos que esse problema de cabelo ressecado é por conta de outros problemas capilares, quando na realidade, pode ser mais um alerta para a caspa.
  • Acne, se você estava pensando que uma coisa não tem nada a ver com a outra… Está enganada. Sim, a acne pode ser decorrente da caspa. Nesses casos, a acne que é derivada de caspa, poderá ser mais avermelhada que as outras, além disso, na maioria dos casos, são bem doloridas.
  • Síndrome do intestino irritável e também constipação, está ai, mais dois sintomas que certamente você nem imaginaria que poderiam ter uma ligação direta com a caspa, porém, elas podem estar ligadas! Mas cuidado! Essa informação não está totalmente comprovada no mundo dos estudos científicos, são apenas suposições que estão em analise sobre a ligação da caspa com o intestino irritável.

Para que você possa cuidar do seu problema com caspa, precisa procurar um especialista, de preferencia que seja um dermatologista, porque assim ele vai passar as recomendações necessárias. Além dos sintomas citados, você poderá ter mais alguns que estão diretamente ligados a caspa.

Por isso é muito importante que você busque o tratamento ideal, porque cada um tem um problema diferente, e precisa de um tratamento correto, para que você possa livrar-se de maneira correta. Preste atenção em seu corpo para poder falar ao médico, o que realmente ocorre.

Cabelos oleosos: elimine os problemas

arrow

Sobre Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Visite Minha Página
VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO