7 erros no cabelo antes das festas

Erros no cabelo – 1. Não corte a Franja!

erros no cabelo

7 erros no cabelo antes das festas

A franja pode ser uma mudança maravilhosa no look ou pode ser um grande arrependimento. E você vai contar cada segundo até ela crescer de novo. Então, perto das festas não é aconselhável fazer uma mudança tão radical, porque não vai dar tempo de crescer e dependendo do tamanho cortado, sequer você vai conseguir prender ou disfarçar com um belo penteado ou escova.

Pode ser até exagero, mas cortar a franja é sempre um grande comprometimento que deve ser pensado, analisado e decidido junto com um profissional antes, até porque uma franja que pode parecer linda em alguém, pode não combinar com o seu tipo de rosto ou a textura do seu cabelo.

Em resumo, é bom estudar e pesquisar vários tipos de franjas, cortes que combinam, tipos de rostos antes de decidir cortar, e é melhor deixar esse projeto para depois das festas de fim de ano, afinal não dá para ficar escondida do mundo nessa época de fim de ano, com tantos encontros, fotos e recordações.

Erros no Cabelo – 2. Não descolora o cabelo todo sozinha às vésperas das festas!

Mesmo em um período normal, é sempre um risco descolorir os cabelos sozinha sem a ajuda de um profissional. Mesmo para quem sabe o que está fazendo, o trabalho requer muito cuidado.

São muitos os riscos, se você deixar o descolorante tempo demais no cabelo, por exemplo, pode ter uma queda enorme no cabelo, e as vésperas das festas?! Está aí o tipo de coisa que não dá para consertar rápido. Outro problema, é uma reação alérgica ao descolorante, que pode além de cair o cabelo, causar manchas na pele.

Um produto errado, por tempo demais ou na concentração errada, pode ressecar demais o cabelo, ficar com frizz fora de controle, e etc. Como hidratar e restaurar o cabelo de um dia para o outro? E no caso das vésperas das festas de fim de ano isso significa literalmente da noite pro dia!

Além das quedas, ressecamentos, você ainda corre o risco de errar na cor. Já pensou uma raiz roxa e um cabelo todo amarelado, quando o que você queria era um cabelo platinado? Isso acontece mesmo na mão de profissionais, que por descuido ou pressa acabam errando o processo, o tempo de descanso e etc.

Então, não corra o risco, as festas de fim de ano são para brilhar!

Erros no cabelo – 3. Não faça matização no platinado com 30 minutos de pausa!

Num matizador, normalmente o tempo indicado de pausa é de 5 à 10 minutos, mas isso pensando nos tons mais escuros e amarelados. A indicação para um matizador forte é de 3 minutos de uso, aumentando somente o tempo que for necessário, isso com muita cautela e atenção. Então, num cabelo platinado, que já é muito claro, o tempo é muito menor, e 30 minutos de pausa pode deixar cabelo roxo, acobreado e até escurecer! É sério!

Então, para não errar no tom, teste e observe o tempo de pausa, ou o cabelo pode adquirir cores completamente indesejadas.

Erros no cabelo – 4. Não use tintura super clareadora num cabelo escuro!

erros no cabelo

erros no cabelo

A tintura super clareadora abre até 3 tons da tonalidade dos cabelos, só que ela não tem força suficiente para agir sozinha, logo deve ser misturada com oxidantes para se obter o resultado desejado. A tonalidade escura do cabelo, o castanho é formado por pigmentos azulados e avermelhados, você precisa transformar esses pigmentos em tonalidades amareladas e beges para poder ter fios loiros.

Ou seja, usando a tinta super clareadora nos cabelos escuros, ela deixará os pigmentos alaranjados e amarelados, ou seja, o ideal para quem deseja cabelos ruivos. E mesmo assim, esses 3 tons de clareamento só aparecem quando os fios estão sem química. Então, se quer clarear os cabelos, tem que ser feita uma descoloração antes, e somente após isso um processo gradual de coloração até chegar a usar a tinta super clareadora.

A tintura super clareadora não terá o efeito desejado no cabelo escuro!

Erros no cabelo – 5. Não use tonalizante pra esconder os brancos!

O tonalizante sai com as lavagens e precisa ser reaplicado no cabelo inteiro, o que acaba até ajudando aumentar o tempo de retoque da raiz. Mas, não faz cobertura dos brancos, e apesar do resultado ser semelhante a coloração permanente, a raiz do cabelo não fica igual o comprimento. Vale lembrar também que o tonalizantes só cobre cabelos com até 50% dos fios brancos e a reaplicação é mais frequente, o que é ruim, porque os cabelos brancos ficam mais evidentes quando crescem, tornando a reaplicação mais desejada ainda.

Erros no cabelo – 6. Não use óleo vegetal com alta temperatura!

Não devemos usar qualquer óleo vegetal no cabelo em altas temperaturas, sendo sol ou chapinha, porque isso pode queimar os fios.

Mas tudo depende do óleo a ser usado, em que quantidade ele está presente no produto a ser usado, a forma a ser usada e etc., mas uma coisa é certa: Óleo vegetal puro e altas temperaturas vai fritar seu cabelo! Então, o ideal são os finalizadores com proteção térmica, que tem quantidades mínimas de óleo e altas doses de silicone. O silicone forma uma barreira, protegendo o cabelo termicamente, por isso o mais indicado a usar são os protetores térmicos com filtro uv, que foram desenvolvidos especialmente para proteger os cabelos do calor excessivo.

Como finalizador de escova, por exemplo, só se o óleo for termo ativado, oferecer proteção térmica e tiver indicação expressa para uso nesse sentido.

O protetor térmico tem vários benefícios e é o indicado para as épocas quentes, porque, condiciona, hidrata e protege profundamente os fios, além da maioria já vir com filtro solar, o que é ótimo para cabelos cacheados e ondulados por exemplo, que desidratam, ficam secos e desestruturados; proteção com hidratação intensa do comprimento até as pontas; devolve brilho e disciplina os cabelos rebeldes, deixando-os macios e restaurados; nutre os cabelos, recuperando sua estrutura capilar, reequilibrando e alinhando os fios; devolve a sedosidade, o brilho, a maciez e a flexibilidade dos fios, resultando num cabelo íntegro, reforçado e resistente.

Veja mais benefícios do protetor térmico em: >>> http://www.queromuito.com/texturizar/protetor-termico

Erros no cabelo – 7. Não use redutores de volume sem auxílio de um profissional!

Para cada tipo de cabelo é indicado um redutor de volume diferente, esses são muito específicos e só um profissional pode te indicar qual o certo para suas madeixas.

Para cada redutor e os seus componentes, existem procedimentos diferentes a serem adotados, para que se tenha cabelos estruturados e naturalmente soltos.

Além de que, somente um profissional poderá identificar qual redutor de volume e como usá-lo para o objetivo que você deseja: redução de volume, relaxamento, ondulação ou alisamento.

Todo cuidado é pouco!

Nas festas de fim de ano, todos queremos que tudo seja perfeito! A roupa, as comidas, os presentes, os convidados, a família, e também, é claro, madeixas de dar inveja. Então, não arrisque agora, nada de mudanças radicais de corte, pintura, alisamento e etc.

Mantenha o seu cabelo sem grandes alterações e invista apenas na proteção, hidratação e manutenção, para registrar seus momentos com lindas fotos e sem sustos!

Saiba Mais