O que é porosidade?

porosidade
O que é porosidade?

Devido aos procedimentos químicos, às agressões externas do meio ambiente e o calor térmico, os cabelos das mulheres sofrem com três tipos de estragos, que são o dano, a porosidade e o ressecamento, palavrinhas estas que são odiadas por todas elas. Até mesmo quem não possui química pode enfrentar um destes três tipos de estragos. Já quem costuma misturar tudo, como, por exemplo, expor e alisar as madeixas descoloridas, corre o sério risco de sofrer dano, porosidade e ressecamento tudo ao mesmo tempo. Mas, tendo tudo isso em vista, o que precisamente significa a porosidade para os cabelos das mulheres?

Cada fio de cabelo possui uma estrutura formada pela cutícula, pelo córtex e pela medula. Quando os cabelos sofrem apenas com as agressões externas do meio ambiente e o calor térmico, os mesmos ficam apenas ressecados. Contudo, é a aplicação de substâncias químicas, como a tintura, a descoloração e o alisamento, responsáveis por alterar a estrutura das fibras capilares, que causam o dano e a porosidade. Neste sentido, as consecutivas escovas progressivas e tinturas permanentes são responsáveis por ocasionar a porosidade. Já para chegar ao dano, os cabelos necessitam ter passado por uma forte descoloração. Então, como identificar a porosidade?

Por causa da reação química da descoloração, da escova progressiva ou da tintura permanente, as moléculas de proteção dos fios se rompem, abrindo as escamas das fibras capilares. Devido à isso, os fios não conseguem reter água e aminoácidos essenciais, ocasionando a perda de massa capilar em conjunto, situação para a qual se dá o nome de porosidade. Quando os cabelos estão porosos, a tendência é que os fios sofram com a quebra capilar, pois sem umidade natural, nutrientes e massa, não há força nem resistência para o rompimento ser evitado. Desta forma, os cabelos necessitam tratamentos potentes para recuperação.

A principal característica dos cabelos porosos é o fato de acontecer a rejeição de produtos, ou seja, os fios não conseguem reter água, aminoácidos essenciais e outras químicas. Então, para não acontecer a absorção, é necessário investir em produtos de alta qualidade que consigam penetrar nestes cabelos, sempre selando as cutículas logo em seguida. Para tratar a porosidade, é preciso utilizar produtos capilares reconstrutores, mas sempre alternando-os com produtos capilares nutritivos e produtos capilares hidratantes. A porosidade acontece porque os procedimentos químicos atingem o córtex, a camada que vem depois das cutículas, para que os resultados possam ser longamente fixados.

Neste estágio, os fios ainda estão porosos e não danificados. Somente descolorações muito fortes – realizadas de forma incorreta ou feitas por cima de outras químicas – são capazes de provocar o dano, como o efeito chiclete e o corte químico. Isso significa que um ciclo de cronograma capilar pode amenizar o estado dos fios porosos, apesar de não ser possível recuperá-los 100%. Para tratar os cabelos porosos, é necessário repor a umidade natural e os aminoácidos essenciais com os produtos indicados, selando os fios na sequência com vinagre de maçã ou queratina líquida. Na dúvida, opte pelo vinagre de maçã.

No máximo de uma a duas vezes por mês, a queratina líquida trata a porosidade de forma quase milagrosa. Contudo, o excesso de queratina líquida, devido ao uso incorreto e excessivo, pode prejudicar as madeixas ao invés de salvá-las. Muitas mulheres acabam aplicando o produto semanalmente ou ainda diariamente acreditando que terão melhores resultados, mas a quebra capilar causada pela porosidade acaba mesmo piorando nestas condições. Então, quando precisar selar as escamas dos seus cabelos, que causam aspereza, frizz e volume, opte pelo vinagre de maçã. Lembre-se de tratar os fios também, para não selar as cutículas porosas sem nutrientes e umidade.

O que é porosidade?
5 (100%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.