Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente pensa que o cabelo é feito principalmente de proteína. E você não está errado — a proteína é de fato o principal componente do cabelo. Mas você sabia que existem três tipos diferentes de proteína no cabelo? Nesta postagem do blog, examinaremos mais de perto a proteína do cabelo e os três principais tipos de proteínas que a compõem.
Qual é a proteína do cabelo?
As proteínas são os blocos de construção do cabelo. Eles dão ao cabelo sua força, elasticidade e estrutura. Os três principais tipos de proteínas capilares são:
- -Queratina: A principal proteína do cabelo. A queratina é uma proteína forte e fibrosa que dá estrutura ao cabelo.
- -Colágeno: uma proteína que dá força e elasticidade ao cabelo.
- -Elastina: uma proteína que dá flexibilidade ao cabelo.
Agora falaremos amplamente dos benefícios das três.
# A principal proteína do cabelo é queratina.
A queratina é uma proteína forte e fibrosa que dá estrutura, força e brilho ao cabelo. Cutícula: A camada mais externa do cabelo que protege o córtex dos danos ambientais.
A camada mais externa do cabelo que protege o córtex dos danos ambientais. Ligação catiônica: Uma atração eletrostática entre íons positivos (cátion) e íons negativos (ânion). No cabelo, os cátions são encontrados na queratina, enquanto os ânions são encontrados na água.
Uma atração eletrostática entre íons positivos (cátion) e íons negativos (ânion). No cabelo, os cátions são encontrados na queratina, enquanto os ânions são encontrados na água. Polímero catiônico: Um polímero com grupos catiônicos ligados a ele. Esses grupos se unem a locais aniônicos na superfície da haste capilar, o que ajuda a aumentar a memória dos cachos e reduzir o crespo, ajudando a suavizar a camada cutícula da haste capilar.
# O colágeno é uma proteína que dá força e elasticidade ao cabelo.
É encontrado na camada mais interna da haste capilar, o córtex. O colágeno representa cerca de 70% do peso seco do córtex.
O córtex é responsável pela força da haste capilar. É composto por fibras protéicas longas chamadas queratina. O colágeno é encontrado entre as fibras de queratina. Confere à haste capilar sua força e elasticidade.
O colágeno é produzido pelas células do córtex. É composto por aminoácidos que estão ligados entre si por ligações peptídicas. Os aminoácidos prolina e glicina são encontrados em altas concentrações no colágeno.
À medida que envelhecemos, nosso corpo produz menos colágeno. É por isso que nossa pele fica mais fina e menos elástica. É também por isso que nossos cabelos ficam mais finos e fracos.
Você pode encontrar colágeno em muitos produtos de beleza. Muitas vezes, é adicionado a shampoos, condicionadores e tratamentos capilares. Também está disponível em suplementos.
# A elastina é uma proteína do cabelo que ajuda a manter a forma.
Quando o cabelo está molhado, fica cheio de água e a elastina ajuda a evitar que fique deformado. A elastina também é o que dá elasticidade para o cabelo. Se o cabelo estiver danificado, a elastina não funcionará adequadamente e não será capaz de dar elasticidade ao cabelo. Isso significa que ficará crespo e difícil de gerenciar. Os aminoácidos são o que compõe as proteínas, que são uma parte necessária do cabelo. Se esses aminoácidos não estiverem em equilíbrio adequado, o cabelo pode ficar fraco e quebrar facilmente.
Veja também: