in

Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?

Como Escolher o Shampoo Certo 2 4 - Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?
Sabonete Estraga O Cabelo

Lavar o Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?

Já aconteceu de ter acabado seu shampoo e você ter usado o sabonete para lavar a #juba e você ficou com couro cabeludo coçando, quebradiço e ressecado? Embora shampoos e sabonetes possam limpar seu cabelo, usar sabonete estraga o cabelo?

Vou aprofundar e te mostrar por que os shampoos são mais seguros para o cabelo do que a maioria dos sabonetes.

O sabonete é bom para o cabelo?

A história da fabricação do sabão em barras remonta a 2.800 aC, e o sabão/sabonete continua a ser usado por muitos até hoje. No entanto, para entender se este produto é confiável e bom para o cabelo ou não, precisamos entender o que é sabonete e como ele é feito.

Quimicamente falando, o sabonete é uma mistura de sais de sódio de diferentes ácidos graxos. É produzido por um processo denominado saponificação ou hidrólise de gordura ou óleo. O sabonete é um produto alcalino com um pH entre 9-10. É excelente para remover a sujeira e as bactérias da pele. Isso ocorre porque a pele tem um manto ácido que impede as bactérias de entrarem na pele. Depois que a pele é limpa com sabonete, o manto ácido da pele pode retornar ao seu nível de pH normal facilmente.

O cabelo, por outro lado, tem um nível de pH entre 4,5-5,5. O ambiente ácido do couro cabeludo e do cabelo impede o crescimento de bactérias ou fungos. No entanto, se você lavar o cabelo com sabonete, a alcalinidade do sabonete destruirá a queratina natural do cabelo. Como resultado, seu cabelo ficará seco e quebradiço. Para saber mais sobre isso, leia o post: PH Do Cabelo: O Que É, Benefícios, Como Equilibrá-lo Naturalmente.

Como Escolher o Shampoo Certo 1 3 - Lavar O Cabelo Com Sabonete Estraga O Cabelo?
Sabonete Estraga O Cabelo

Sabonetes X Shampoos

Os sabonetes são sólidos à temperatura ambiente; portanto, não há muito espaço para adicionar ingredientes adicionais ao prepará-los. Por outro lado, os shampoos são líquidos que dão aos químicos cosméticos flexibilidade para adicionar mais ingredientes durante a formulação. Por exemplo, eles podem infundir agentes condicionantes que podem deixar o cabelo macio e saudável.

Os shampoos são agentes de limpeza que não deixam resíduos. Além disso, os sabonetes geralmente não são formulados especificamente para cabelos. Portanto, embora você possa usar sabonete para lavar o cabelo ocasionalmente, tornar isso um hábito regular pode danificá-lo.

O que vai acontecer se você lavar o cabelo com sabonete?

Quando você lava o cabelo com sabonete, pode acontecer o seguinte:

# Resíduo no cabelo:

Pode haver uma reação química, especialmente se você estiver usando o sabonete que ao ser diluído em água forma uma substância insolúvel, ou seja uma água com “textura grossa” que não é enxaguada com água. Esse material insolúvel é conhecido como espuma de sabão. E depois pra tirar esse resíduo que fica “grudado” no fio, mulher, só com shampoo de limpeza profunda #socorro.

# Dermatite seborreica:

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória da pele que pode afetar pessoas de todas as idades. O sabonete diluído em água forma uma textura líquida “grossa” que impregna no couro cabeludo e pode agravar a dermatite seborreica, resultando em coceiras, escamações e etc. Se você tiver eczema ou dermatite seborreica, evite usar sabonete para lavar o cabelo.

# Cabelo seco e quebradiço:

Ao contrário dos shampoos, os sabonetes não são formulados para o cabelo e não conseguem limpá-lo suavemente. Os sabonetes podem deixar o cabelo seco, áspero e quebradiço, pois retira a oleosidade natural do couro cabeludo, desequilibra o pH natural do cabelo e remove a queratina do fio.

✅ Como evitar efeitos colaterais do sabonete no cabelo?

Se mesmo depois de tudo o que falei você ainda preferir lavar o cabelo com sabonete, lembre-se das seguintes informações para evitar efeitos colaterais:

# Use um condicionador:

O efeito colateral mais significativo da lavagem com sabonete é o cabelo áspero e embaraçado. Para evitar esse efeito colateral e que seu cabelo quebre ao pentear, use um bom condicionador após cada lavagem. Isso ajudará seu cabelo a se desembaraçar e a mantê-lo macio e saudável. Saiba mais sobre os benefícios do condicionador: Máscara Capilar X Condicionador: Qual é a Diferença?

# Evite esfregar o cabelo:

Evite esfregar a barra do sabonete, isso gera um grande atrito e pode causar quebra, especialmente nas pontas do cabelo. Se o seu cabelo for comprido, esfregar o sabonete pode causar nós.

# Use um líquido mais ácido para equilibrar o pH

Se você estiver usando água corrente, os minerais pesados da água podem reagir com a espuma de formação de sabão que permanece no cabelo, dando uma sensação de cera o que pesa e muito o fio e desequilibra o pH do cabelo. Para resolver um pouco esse problema, após lavar o cabelo da forma habitual; finalize aplicando um líquido mais ácido, por exemplo a solução caseira com vinagre de maçã que já ensinamos aqui.

Receita de lavagem ácida:

💟 Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Um litro de água.

💟 Como fazer:

Misture o vinagre de maçã com um litro de água. Depois de lavar o cabelo, simplesmente enxágue o cabelo com a mistura de vinagre e água. Deixe o cabelo secar naturalmente. O cheiro de vinagre geralmente passa, mas se você quiser evitar o cheiro de vinagre, enxágue os cabelos com água corrente após a lavagem ácida. Se o seu cabelo não for oleoso, você pode adicionar uma colher de mel à mistura.

Atenção: não recomendado para pessoas alérgicas a componentes químicos como tintura ou com couro cabeludo muito sensível. Se esse for o seu caso, como alternativa, você também pode usar água mineral para enxaguar o cabelo se quiser pular a receita de lavagem ácida.

Que sabonetes você pode usar para lavar o cabelo?

Enquanto as barras de sabonetes comuns são mais “detergentes” e deixam seu cabelo áspero e seco, há hoje disponíveis shampoos em barras, isso mesmo WOW! São shampoos em barra, os tais “shampoos sólidos” especialmente formulados com nutrientes seguros para usar em seu cabelo. Falei sobre aqui: Shampoo Sólido: Como Funciona? Vantagens e Desvantagens

Essas barras de shampoos são formuladas com ingredientes de limpeza naturais, como shikakai, reetha e amla. Alguns também podem conter ingredientes hidratantes para manter o cabelo macio e saudável. Qualquer que seja o sabonete que você escolher, certifique-se de que ele se adapta ao seu tipo de cabelo e atende às suas preocupações com o cabelo.

Essas barras de shampoos normalmente tem uma ‘pegada mais natural’, são formuladas com agentes de limpeza livre de fragrâncias, corantes, conservantes sintéticos, parabenos, silicones, lauril e etc.

Alguns também podem conter ingredientes hidratantes para manter o cabelo macio e saudável. Qualquer que seja o shampoo em barra que você escolher, certifique-se de que ele é para seu seu tipo de cabelo; fino, cacheado e etc (…) E atende às suas preocupações com o cabelo.

Finalizando:

Lavar o cabelo com sabonete uma ou duas vezes caso tenha acabado seu shampoo não estragará o cabelo, mas a limpeza regular do cabelo com sabonete pode criar problemas sérios, como ressecamento e embaraços severos ocasionando a quebra do fio, bem como problemas no couro cabeludo. Em vez disso, use um shampoo para limpar o cabelo ou a versão em barra: Shampoo Sólido: Como Funciona?

Veja também:

Essa é minha dica de hoje 💟. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

 

Fontes, referências e citações:
Soap
How to Wash your Hair without Shampoo: An Overview of 
Different No-Poo Methods
How to Wash Your Hair Without Shampoo

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

O que você achou? Vote

86.5k Pontos
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0
Como Escolher o Shampoo Certo 8 - Máscara Capilar X Condicionador: Qual é a Diferença?

Máscara Capilar X Condicionador: Qual é a Diferença?

Como Escolher o Shampoo Certo - Como Turbinar A Hidratação? Melhores Nutrientes Para o Seu Cabelo

Como Turbinar A Hidratação? Melhores Nutrientes Para o Seu Cabelo