Zumba Emagrece Mesmo?

Zumba proporciona inúmeros benefícios ao corpo

O que é zumba
Zumba Emagrece Mesmo?

Tudo bem que dançar é um ótimo exercício físico, mas como a zumba emagrece é ainda melhor! Além de mandar embora algumas calorias, também é ótimo para arejar a mente e proporcionar felicidade. Sim, pesquisa sobre a dança mostra que ela de fato faz muito bem para a nossa saúde. Além de fazer bem para o corpo e mente, a dança também aumenta a nossa flexibilidade e resistência. É um ótimo antídoto contra qualquer tipo de doença. Mas, o que poucos sabem é que um ritmo latino anda tomando as vezes das principais atividades e se transformando em uma verdadeira febre nas academias. A zumba emagrece e é, antes de tudo, democrática. Isso significa que jovens, idosos e pessoas com perfis diferenciados podem se beneficiar com uma das principais ações: zumba emagrece.

Para quem ainda não conhece, vamos contar um pouco da história da zumba e também como a zumba emagrece. A dança e também ritmo musical latino é um mix de vários estilos – merengue, mambo, salsa, flamenco, rumba, calipso, reggae. A ideia é ter leveza no momento da dança e se exercitar em movimentos muito divertidos. Como isso tudo chegou à academia? A história é longa e teve início em 1990, quando um personal trainer de celebridades, Beto Perez, descobriu que podia transformar a dança em exercício para queima de gordura e também para modelar melhor o corpo. Acabou virando uma franquia que está presente em mais de 30 países e atinge milhares de pessoas.

Os princípios são o de treinamento de resistência, ou seja, aproveitar movimentos divertidos para exigir mais do corpo. O resultado é que essa energia vai aumentar o metabolismo do corpo e, consequente, queima de gordura. Para se ter uma ideia do poder da zumba, uma hora de atividades pode eliminar 1.000 calorias.

Porque a zumba emagrece

A zumba emagrece porque é exercício aeróbico. Na prática, além de melhorar nosso sistema cardiovascular, ela também tonifica os músculos e queima calorias. As aulas funcionam como o treino hiit, o que significa que você dança determinada música de forma muito intensa, mas com um pequeno intervalo. Na próxima música, você muda de ritmo e continua perdendo calorias.

Sabe porque esse emagrecimento ocorre de forma muito mais acelerada? É que as pessoas se sentem como se estivesse em uma grande festa e, em vez de enxergarem as atividades como algo ruim, acabam por se sentir como em uma grande diversão. E no levantar e abaixar dos braços, mexer com as pernas e fazer os movimentos da dança, acabam por perder os quilos extras que tanto incomodam.

Zumba emagrece e cuida da sua saúde

Além de toda essa diversão, há inúmeros outros benefícios da zumba. Em primeiro lugar, a zumba emagrece e melhora a saúde cardiovascular. Tudo porque as atividades físicas permitem o fortalecimento  do coração, fazendo com que a fraqueza ou falta de energia para a prática diária de exercícios sejam coisas do passado.

Como zumba é um exercício aeróbico, o resultado pode ser muitos quilos a menos. Tudo porque pesquisas realizadas por diversos estudiosos em todo o mundo mostraram que o treino aeróbico além de reduzir a gordura localizada, também é ótima para equilibrar a gordura do fígado.

Zumba também melhora sua coordenação

Não são poucas as pessoas que têm problemas de coordenação motora. Tudo porque como seus movimentos não são repetitivos e a toda hora é preciso mudar o ritmo, isso faz com que haja não só equilíbrio corporal como também melhora na coordenação.

Músculos mais fortes

Isso mesmo. Remexer para lá e para cá, fortalece a musculatura principalmente das coxas, braços, bumbum e abdômen. Além do que a zumba emagrece, ela também te ajuda a ficar com o corpo mais definido.

Memória 100%

Quase todos os exercícios físicos que fazemos caem no automático. Sim, você nem presta atenção e já está se exercitando. Com a zumba ocorre justamente o contrário. Como são vários ritmos e movimentos, sua memória se vê num dinamismo enorme. Ter que aprender o movimento seguinte com muita agilidade. E o melhor é que a zumba emagrece e ao mesmo treina a memória para coisas novas.

Bom humor

Se você duvida que a zumba emagrece e traz felicidade, só por curiosidade vá a uma aula. O que você mais verá é gente dando muitas risadas. Risos pela liberdade de movimentos, pela leveza com o que está executando certos movimentos, ou por simplesmente estar ali. A zumba emagrece e libera mais endorfina no nosso corpo. Esse neuro-hormônio é que proporciona a sensação de bem-estar e felicidade.

Zumba emagrece e pode ser feito em casa

O melhor é que você não precisa frequentar uma academia para perceber todos os benefícios da zumba para o emagrecimento. Há, atualmente no mercado, uma coleção de DVD traz as melhores músicas do ritmo, com um professor que faz todos os movimentos, para que você o imite e assim vá fazendo a sua aula em casa. São diversas coreografias em uma aula que pode durar até 60 minutos.

Já para quem curte um jogo eletrônico, o Xbox 360 tem jogos com aulas do ritmo. E, pode acreditar, você vai suar a camisa na frente do Kincket, que permite você imitar os passos que estão sendo feitos e o melhor, com muitos ritmos brasileiros.

Depoimentos: A zumba emagrece! Veja quem utiliza zumba para emagrecer e está obtendo ótimos resultados

Mariana Brasil, do Ops, virei blogueira

“Se tem uma aula que eu gosto, e muito, é a de Zumba. Desde que comecei a frequentar a academia diariamente a aula de dança e a de funcional foram as que mais me agradaram. Mas você sabia que a zumba pode te ajudar a emagrecer? Uma aula de uma hora queima cerca de 1000 calorias, e é muito mais divertida do que uma hora na esteira. Essa modalidade de dança mistura movimentos aeróbicos com ritmos e passos latinos, e zumba emagrece porque intercala intensidades causando oscilação do batimento cardíaco, sendo mais eficiente do que os aparelhos chatos da academia. Eu sempre tive dificuldade em frequentar a academia religiosamente, isso porque odiava fazer musculação e o combo bicicleta + esteira, até que comecei a fazer aulas de zumba e me apaixonei. Nos últimos dois meses fui todos os dias, de segunda à sexta, à academia, intercalando a dança e o funcional para fortalecer os músculos. Passei esse período de “férias” em Brasília, e na Runway (academia que frequentei nesse tempo) a sala fica escura e com um jogo de luz colorido, o que dá um clima muito mais descontraído para a aula. Os ritmos latinos são bem mais agitados, tem passos mais elaborados e são super divertidos de acompanhar, ou seja: você se diverte e ainda emagrece. A minha aula tinha duração de 40 minutos, e meu polar chegava a marcar cerca de 600 calorias nesse tempo.”

Rosana, do Cereja Azul Make up

“Pessoas, como disse anteriormente, odeio academia, então comecei a malhar com o Zumba Fitness, um programa de dança onde você perde até 1.000 calorias por aula, e olha, vou falar uma coisa, você souá muitoooooooooooo, a cada aula que termino, parece que jogaram 2 baldes de água em mim kkkkkkkk! Estou adorando malhar com o Zumba, faço um CD por dia. O Zumba é um programa com 7 DVDs, estou fazendo da seguinte forma, exemplo: Hoje a amanha faço o CD1, depois de amanha e o dia seguinte o CD2, ou seja estou fazendo duas vezes o mesmo CD antes de ir para a próxima aula, e quando acabar, começo tudo de novo… e assim vamos que vamos… kkkkk = ) Faço o Zumba todos os dias as 6h! Sim… as 6h! Porque …. Como atualmente não estou trabalhando…. sim pessoas, a pessoa aqui esta atualmente desempregada…. mas não fiquem triste que esta tudo em ordem com  a graça de Deus! Bom… estou me adaptando a essa rotina para não desacostumar, tanto a levantar cedo como malhar cedo, pois quando voltar a trabalhar quero continuar com essa rotina! Mas vou contar uma coisa, esta me deixando com uma disposição fora do sério! É ótimo malhar de manhã! Se você tiver a oportunidade tente, você vai gostar!”

Nayara Leandro, do Chat Feminino

“Pra quem acompanha a gente no instagram viu que comecei a fazer zumba na academia e que iria contar aqui as presepadas que acontecem na aula porque eu nunca tinha feito essa modalidade de dança. GENTE É MUITO ENGRAÇADO!!!!! Eu já tinha feito aula de dança na academia e conseguia acompanhar normalmente, até pegava as coreografias rapidinho. Adorava a dança e me divertia demais. Ainda tem essa aula na academia mas como tenho que malhar também (e não vou ficar 3h na academia por dia) resolvi trocar minhas aulas de dança pela zumba por causa do grande gasto calórico que ela tem. Como eu já tinha feito as aulas de dança cheguei na primeira aula assim oh: Tava me achando malemolente, maravilhosa, rebolation, quase a Beyoncé da zumba. Uma deusa, uma louca, uma feiticeira da dança latina. Hahahahaha. Aí me chega a professora, magra e sarada, com uma barriga de dar inveja. Quase tropeço nos próprios pés, além do nervosismo já imaginei que as aulas seriam muito mas muito mais pesadas do que eu imaginava. Depois do choque inicial começa a aula e euzinha fico completamente perdida. hahaha Não sei uma coreografia, giro pro lado errado e troco as pernas de vez em quando! Gente, que coisa rápida!! A primeira aula tinha só a professora e ela é o cão chupando manga na zumba, a bicha dança, agacha, rebola, treme, dá pulinhos, mexe os braços e sorri, tudo ao mesmo tempo de uma vez só! To achando que ela é meio et sabe? Pior foi na segunda aula que ela chegou de barriga de fora, humilhando todas as mocinhas da sala. Hahahahaha. Melhorou só porque depois a aula ficou sendo com ela e um professor que dança as músicas mais levinhas e eles intercalam as músicas mais pesadas com as mais leves. Ufa!! Tenho certeza que daqui a seis meses vou estar linda e loira dançando horrores! Hahahaha. Tirando as brinks, a aula é muito divertida e você perde muitas calorias. To amando!”

Zumba emagrece rápido?

Como a zumba emagrece?
Zumba Emagrece Mesmo?

Essa questão de emagrecer rápido com zumba é muito relativa e vamos contar porque. Imagine que zumba emagrece, mas é uma das atividades aeróbicas que mais facilitam a perda de calorias. Como dissemos acima, numa única aula podem ser menos 1.000 calorias. Isso, no decorrer dos dias pode resultar em um emagrecimento muito rápido se você associar as aulas a outras mudanças em sua rotina.

Em primeiro lugar, você terá que fazer aulas de zumba pelo menos três vezes por semana. O ideal é que você introduz a dança aos poucos no seu cotidiano. Se quiser, como é uma aula muito divertida, você poderá fazê-la durante todos os dias. Logicamente, sempre é bom consultar o seu médico antes, já que a zumba  emagrece mas exige muito esforço físico. É preciso faze exames para ver se tudo está ok com o seu corpo.

Passada essa etapa, é o momento de cuidar da alimentação. Sim, nada adianta você perder muitas calorias numa aula e consumi-las em demasia no restante do dia. Portanto, outro especialista, desta vez o de nutrição, poderá te dar ótimas dicas do que comer. Nossa indicação é que não faça uma dieta muito restrita, porque senão o resultado pode ser falta de energia para enfrentar não só as atividades rotineiras como também fazer as aulas de zumba emagrecer.

Modalidades da zumba

Se você fez uma aula e não se sentiu completamente satisfeita, experimente outras modalidades.Entre elas está a Zumba Step, que também é uma zumba emagrece, aciona o fortalecimento e tonificação do step com a dança latina. Já a toning dá uma maior ênfase à tonificação e definição muscular.  A aqua zumba é para quem adora água e deseja exercícios de baixo impacto e que dão alta energia. Quer pegar mais pesado? Então inclua a Zumba sentao em sua rotina, que tem exercícios de alta intensidade com movimentos inovadores.

Se você fizer tudo direitinho, vai estimular os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos, pernas, braços e além do mais se sentir muito feliz, por causa da endorfina. Que tal começar agora a se exercitar e fazer da zumba o seu exercício preferido?

Zumba Emagrece Mesmo?
4 (80%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.