Sal de Cozinha – Perigo!

Cuidados que precisamos seguir ao utilizar o sal, e algumas receitinhas para deixar a comida saborosa com pouco sal e mistura de ervas especiais

Sal de Cozinha – O perigo dos Excessos!

Sal de Cozinha

Sal de Cozinha – Perigo!

Precisamos saber a cada dia que o sal de cozinha não é um aliado à saúde, e sim um perigo. O consumo em excesso dele, pode causar muitos problemas para nossa saúde e para nosso organismo.

Mas ele é importante sim para nós, pois ele ajuda em nossas funções vitais. Precisamos saber lidar com o fato de que ele precisa ser usado de forma adequada.

Sal de Cozinha causa doença?

O seu consumo exagerado pode trazer problemas como retenção e circulação de líquidos em nosso corpo, pois a sua composição pode absorver moléculas de água. Por esse motivo o corpo começa a sua tentativa de reequilibrar e aumentar o fluxo de sangue, dessa maneira acabará elevando a pressão arterial, e levando a resultar em uma possível doença cardiovascular.

O cálcio, quando o consumo de sal é muito grande, pode acabar sendo eliminado pela urina. Para mulheres que tem maior propensão a ter problemas de osteoporose.

Esse consumo exagerado pode acabar levando para o começo de uma osteoporose. Além desses já citados, ainda podemos vir a ter outros problemas relacionados com o consumo exagerado do sal.

Cuidado com os produtos industrializados!

Eles podem ser um grande foco de sal em excesso. Além deles, os refrigerantes dietéticos, sim refrigerantes dietéticos! Por mais que sejam doces, a quantidade de sal que eles possuem é muito grande. Outros produtos que podem ter muito sal são os embutidos, queijos, enlatados, pães.

Um modo de evitar que esse consumo de sal seja grande é preparar comida em casa. Sempre colocando só o suficiente. E nada de deixar o saleiro na mesa, hein! No início pode parecer que não terá sabor algum. Porque você pode estar acostumado com comidas mais salgadas, mas isso é só questão de adaptação.

Para temperar as comidas, sem exagerar no sal de cozinha, você pode optar por um mix de ervas. Elas ajudam a deixar as comidas saborosas, sem precisar colocar mais sal. Acentuam o verdadeiro sabor, e não fazem mal para a saúde.

Manter uma alimentação saudável é sempre uma opção que deixará sua saúde melhor, e evitará possíveis problemas no futuro, além de optar por comidas caseiras, você ainda pode alimentar-se de frutas, verduras, de preferência, naturais, sem sal de cozinha.

Ainda pode escolher uma carne grelhada. Mas nada de colocar mais sal quando estiver na mesa. Deixe somente para o sal que já tem na comida. Às vezes alguns restaurantes optam por temperas as carnes com ervas, que ajudará a manter a sua saúde.

Sal de Cozinha na Medida

Sal de Cozinha

Sal de Cozinha – Perigo!

Essa dica de fazer sua comida em casa, ainda pode ficar melhor! Escolha azeite e iogurte, para temperar sua salada. Para não consumir muito sal de cozinha, você pode amassar alho juntamente com o sal, e deixar na geladeira, isso vai evitar que você consuma mais sal durante as refeições.

Outros detalhes importantes para evitar o consumo em excesso do sal de cozinha: não tenha na mesa, saleiro. Isso pode influenciar de maneira errada, porque você vai acabar não resistindo a colocar mais uma pitada. Portanto, evite!

Deixe o saleiro, longe da sua mesa. Nada de acrescentar mais sal, nas comidas depois de prontas!

Leia antes de Comprar!

Sal de Cozinha

Sal de Cozinha – Perigo!

Tudo que você puder, por mais que alguns rótulos não sejam verdadeiros em alguns critérios, é importante que você possa ler antes de escolher qualquer alimento. Dessa forma você saberá exatamente a quantidade de sódio que tem no que você for consumir.

Sabemos que a barrinha de cereal pode ser uma aliada, para quem faz dieta, ou para lanches rápidos, mas seu consumo precisa ser moderado, ela não tem os mesmos nutrientes que uma fruta natural. E possuí sódio. Por isso, você pode consumir desde que seja de maneira correta, sem exagerar.

Para quem gosta de acrescentar shoyo nas comidas, pode optar pela versão light do molho, pois essa terá menos sódio que a versão normal. Deixe de fora da sua vida, produtos embutidos, enlatados, e qualquer tipo de molho pronto, porque todos esses alimentos possuem uma quantidade muito grande de sódio.

A maioria das mulheres que faz dieta opta pelos produtos lights, mas é preciso cuidado nessa escolha! Pois alguns produtos dessas linhas podem ser prejudiciais ao seu coração.

Opte por temperos naturais. Deixe de lado os caldos artificiais, que podem até dar um gosto bom à comida, mas fazem mal para a saúde. Escolha produtos como, cebola, limão, orégano, alecrim, entre outros. Que são mais saudáveis. Outro alimento que precisa ser evitado são as sopas prontas!

Deixe de lado os biscoitos e salgadinhos!

Na hora da fome, opte por uma fruta, ou qualquer outro alimento que possa ser mais natural do que salgadinhos e biscoitos. Eles fazem mal para a saúde. E ainda, para deixar a vida mais saudável, escolha 4 dias de sua semana, para caminhar pelo menos 30 minutos.

Receitinhas aliadas contra o consumo exagerado de sal:

Receita 1:

Ingredientes: 1 colher de sopa rasa de salsa, 1 colher de sopa de orégano, ½ colher de sopa de tomilho, 1 colher de sopa de manjericão. Misture todas as ervas, e bata-as no liquidificador. Você pode guardar a mistura, em um pote, ela não irá estragar, e sempre que for fazer uma comida, utilize a mistura para temperar. Assim você irá evitar o consumo de sal nos alimentos.

Receita 2:

Ingredientes: 1 xícara de chá de sal grosso, 1 xícara de chá de orégano, 1 xícara de chá de alecrim, 1 xícara de chá de estragão. Lave bem todas as ervas antes de começar a receita! E seque-as com um pano limpo. Coloque todas as ervas, juntamente com o sal, no liquidificador, assim como na primeira receita, essa você também pode guardar dentro de um pote, e usar sempre que for necessário.

Receita 3:

Ingredientes: 10 g de alecrim, 25 g de manjericão, 15 g de orégano, 10 g de salsinha, 100g de sal marinho. Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador, use também para guardar um pote. E quando precisar pode utilizar esse mix de ervas para temperar os alimentos.

Como ganhar Tempo na Cozinha

Precisamos ter a consciência de que somos as únicas pessoas que podemos cuidar verdadeiramente de nossa saúde. Assim poderemos evitar o consumo exagerado de sal de cozinha. Ou de qualquer outro alimento que possa fazer mal para nossa saúde. Isso deve ser aplicado todos os dias.

Não adianta deixar de consumir sal, apenas um dia da semana, para dizer que está fazendo. É preciso estar atenta todos os dias. Inclusive se você tem filhos, é preciso cuidar a alimentação deles também.

Cuide de sua saúde e de sua vida, porque assim você será uma pessoa mais feliz a cada dia, pessoas com a saúde boa, serão mais felizes durante todos os dias da vida. Troque aquele sal, pelos mix de ervas que você mesma irá preparar.

Das vantagens de cozinhar em casa.

Esse detalhe, de cozinhar em casa. É muito importante, por vários motivos. Primeiro porque você mesma irá escolher sua alimentação. Segundo porque dará a liberdade de criar. E só quem faz seu próprio alimento terá a liberdade de criar algo diferente. Além, disso, você ainda consumirá coisas que realmente quer, e não somente o que estiver no restaurante.

Torne esse momento de cozinhar divertido!

Se você tem filhos pequenos, essa pode ser uma boa tática para trazê-los para perto de você. Primeiro, comece levando eles na feira, sim, ainda existem feiras, que vendem alimentos saudáveis e frescos! Basta você procurar no local certo. Essa informação pode ser adquirida com os vizinhos. Eles podem ajudar você, a saber, onde fica a feira mais próxima de sua casa.

Escolha um carrinho bonito, que os pequenos possam gostar de ajudar a carregar. Na feira, explique para eles, a importância do colorido das frutas, das verduras, dos vegetais. Explique que na sua época de infância, era muito comum irem à feira para comprar alimentos. E que essa escolha pode ser muito importante para a saúde de todos da casa.

Se for o caso de você não conseguir ir à feira, busque esses alimentos no mercado. Hoje já podemos contar com vários setores, que tem alimentos muito saudáveis, saladas frescas, verduras, e frutas. Depois de escolhidos os alimentos certos, ensine o seu filho, em casa, a importância de cada um. Você pode informar-se para que cada alimento serve. E criar uma tabela divertida com eles.

Outro detalhe no momento de cozinhar é à vontade, o carinho. Isso é muito importante, para a saúde. A maneira como você escolhe os alimentos, e cozinha-os, fará com que sua vida, seja mais saudável. Mostre aos pequenos, as vantagens de ter um prato colorido, e com pouco sal. Negocie para tirar da vida deles, produtos que possam fazer mal, como por exemplo, bolachas e doces.

Tente ser a cada dia, melhor e mais saudável. Só assim você poderá cobrar e ensinar seus filhos a importância de consumir alimentos com pouco sal, e extremamente coloridos.

Sal de Cozinha – Perigo!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Cafeína Melhora a memória em longo prazo
Como Combater a Insônia
Tags: , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.