in

Mancha Escura Na Unha: O Que É, Como Tratar

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Pink and Purple Comedic Personality Comedy YouTube Video Outro 1 - Mancha Escura Na Unha: O Que É, Como Tratar
Mancha Escura Na Unha

Mancha na unha ou ao redor

Pode aparecer mancha escura na unha ou na cutícula e em ambos os casos isso pode acabar com a autoestima da mulher, já que às vezes não é possível “esconder” com o esmalte escuro #socorro. Mas não se preocupe!

Entender a causa de sua pele ter manchado e seguir alguns passos fáceis pode lhe dar as mãos ou pés bonitos e saudáveis ​​novamente.

Leia sobre as principais causas por trás das manchas nas unhas. Aprenda também sobre os tratamentos que o ajudarão a se livrar delas.

Manchas na unhas: possíveis causas

Doença nas unhas: Melanoníquias

Segundo a Dr. Ana Carulina Moreno, especialista em cuidado com as unhas; manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde. No caso das manchas escuras das unhas ou Melanoníquias, elas devem sempre ser avaliadas e acompanhadas pelo seu Dermatologista.

Essas manchas podem apenas ser um sinal benigno como Nevo, Lentigo ou ainda Melanoníquia Racial, mas podem também ser um sinal do Melanoma Ungueal, que é uma neoplasia maligna (câncer) rara, porém muito agressiva. O diagnóstico precoce do Melanoma Ungueal muda toda a evolução da doença. Portanto, é muito importante uma avaliação clínica e dermatoscópica minuciosa de todas as manchas escuras das unhas e, por vezes, a biópsia da matriz ungueal. Não perca tempo! Ao primeiro sinal procure auxílio de um Dermatologista Especialista em unhas! [1]

Screenshot - Mancha Escura Na Unha: O Que É, Como Tratar
Melanoníquia é a coloração do marrom ao negro da lâmina ungueal. Para alguns autores, toda melanoníquia é causada por depósito de melanina;l outros incluem nessa definição também a pigmentação produzida por lesões não melanocíticas, tais como hematoma subungueal e onicomicose. Essa condição apresenta inúmeras etiologias, sendo ativação melanocítica benigna (melanoníquia racial), hiperplasia melanocítica benigna (lentigo, nevo melanocítico) e melanoma alguns exemplos de lesões melanocíticas que dão origem à melanoníquia. O diagnóstico etiológico precoce desse achado é muito importante, em vista de que uma de suas causas é uma neoplasia maligna rara, porém agressiva. scielo.br

Sinais de alerta do Melanoma

Acesse YT >> MEDICAL TV

Manchas nas unhas pode ser micose

2021 05 17 18 41 www.instagram.com  - Mancha Escura Na Unha: O Que É, Como Tratar
Instagram @dra.carumoreno

A Micose das unhas é uma infecção causada por fungos, afetando principalmente as unhas dos pés. Com o uso de calçados fechados, as unhas ficam úmidas e quentes, tornando o ambiente ideal para o crescimento dos fungos. As unhas afetadas ficam quebradiças, “ocas”, esbranquiçadas ou até com as bordas inflamadas. O tratamento costuma ser longo, mas é muito importante que se inicie logo, pois a infecção pode gerar deformidades nas unhas. [2]

Manchas escuras nas unhas – sinais de gravidade

Acesse YT>>: Dermatologia e Saúde

 


 

Screenshot1 - Mancha Escura Na Unha: O Que É, Como Tratar
A Unha Fala. . O nosso corpo está sempre nos dando dicas do que se passa com ele próprio e, assim, podemos notar quando há algum problema. Seguindo essa mesma lógica, podemos descobrir o que as unhas dizem sobre a saúde do corpo de acordo com seus aspectos. Algumas alterações podem ser sinais de doenças ou desordens. . Lembre-se: não é possível fazer uma autoavaliação das suas unhas. Às vezes, o estresse ou algum trauma em suas unhas podem causar alterações, e não quer dizer necessariamente que você tenha alguma doença. Portanto, é importante manter uma boa higiene das unhas, fazendo manutenção no tempo correto, tendo uma boa alimentação, cortando-as e limpando-as regularmente, mas somente um profissional médico irá distinguir e determinar o que aqueles sinais querem dizer. De qualquer forma, fique atento aos sinais e procure ajuda médica sempre que notar algo de diferente em suas unhas. @mirellaperdigao_oficial

Acesse Instagram>>: @mirellaperdigao_oficial


 

Para casos menos graves, possíveis causas.

# O clima

O clima em sua cidade pode afetar sua pele e corpo. Como as mãos são a parte mais exposta e usada do corpo, as unhas costumam ser as que mais sofrem com as mudanças climáticas. Mudanças de estação ou condições climáticas extremas, como frio extremo e calor e umidade extremos, são fatores desencadeantes para o escurecimento da pele nas unhas.

Durante os verões, entrar em contato com a luz solar direta expõe sua pele aos nocivos raios UVA e UVB. Eles queimam a pele e aumentam a produção de melanina, o que escurece o tom da pele . Durante o verão, você tende a suar mais e tomar mais banho com sabonete. A lavagem excessiva e o uso de sabão também escurecem a pele ao redor das unhas.

Durante o inverno, os ventos frios e o tempo seco retiram a umidade da pele e a tornam seca, o que leva ao escurecimento da pele.

# Sapatos fechados

Usar muito sapato fechado pode causar atrito nas unhas e o aparecimento de manchas nas unhas. Use meias para proteção das unhas e deixe os pés respirarem com mais frequência.

# Atrito

Pisar ou bater duramente sem querer nos dedos dos pés pode ocorrer aparecimento de manchas escuras nas unhas. Nesse caso o melhor é evitar o uso de sapatos fechados e tratar com medicamentos clareadores e antibactericidas.

# Produtos químicos para limpeza

O uso frequente de produtos químicos para limpezas domésticas são prejudiciais e reativos e podem afetar a sua pele. Produtos usados ​​regularmente, como sabão, detergente e até cosméticos, também contêm produtos químicos.

Produtos como colorações para cabelos e removedores de tinta para unhas também podem causar alergias, devido à presença do acetona. O metanol é outro produto químico que causa reações alérgicas. Luvas de látex também podem causar escurecimento da pele ao redor das unhas.

# Roer as unhas

Hábitos como roer as unhas ou chupar o dedo permitem que as bactérias entrem em seu corpo. Isso pode levar a muitos problemas de saúde. Roer as unhas também causa cortes e hematomas que escurecem a pele. Chupar constantemente o dedo reduzirá a umidade da pele, tornando-a seca. Em ambos os casos, você pode ver as unhas ou as cutículas ao redor das unhas ficando escuras.

# Deficiência nutricional

Hábitos alimentares pouco saudáveis, nutrição insuficiente e muita comida lixo prejudicam a sua saúde. A falta de nutrição necessária leva à deficiência nutricional que pode levar a vários problemas de saúde, incluindo manchas escuras nas unhas ou nas cutículas.

# Reação alérgica

Certos ingredientes em seus produtos cosméticos, como cremes para as mãos e hidratantes, podem causar reações alérgicas em suas mãos. Isso pode causas manchas nas unhas ou nas cutículas. Alguns alimentos também podem causar alergias em seu corpo, incluindo os dedos. Alguns pessoas são alérgicas a determinadas químicas de cosméticos ou alimentos nem sabem, por isso em caso de aparecimento de manchas sem nenhum motivo aparente, procura um médico o mais rápido possível.

# Condições médicas

Às vezes, hematomas e cortes próximos à unha podem escurecer a pele. Infecções fúngicas como eczema e psoríase na mão podem se espalhar para os dedos e escurecer a unha ou na pele ao redor da unha. As infecções fúngicas podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos como o imidazol e o cetoconazol.

Cutículas pretas ao redor das unhas também podem ser sintomas de doenças subjacentes, como problemas cardíacos, doenças renais e até câncer de pele. Se você tiver outros sintomas além de pele escura, consulte um médico imediatamente.

# Desidratação

Beber pouca água e lavar as mãos excessivamente pode levar à desidratação. Essa perda é proeminente durante o verão, quando sua pele pode perder a umidade. Estar sob o sol escaldante também pode afetar a hidratação da pele. Durante o inverno, tendemos a beber menos água, o que também pode nos desidratar. Tudo isso acaba levando ao escurecimento da pele.

Como tratar manchas nas unhas?

Em casos mais graves como alergia, melanoníquias ou micose é preciso procurar um médico especialista. Só ele poderá diagnosticar corretamente e indicar o tratamento correto.

Manicure e pedicure

O tratamento com manicure e pedicure são boas opções para tratar sua pele escurecida. Esses procedimentos permitem que suas unhas sejam limpas, modeladas e lavadas adequadamente. Também torna as suas unhas fortes e saudáveis. A esfoliação da pele feita durante a manicure e pedicure ajuda a remover as células mortas da pele e estimular a circulação sanguínea.

Alimentos nutritivos

A falta de vitamina B12 e B6 é uma das principais causas de mancha escura ao redor das unhas. Mantenha uma dieta adequada e ingerir alimentos que contenham vitamina B6 e B12. Incluir alimentos como nozes, leite, banana, espinafre, sementes de girassol, ovos, queijo, frango, camarão, salmão, atum, etc. pode tornar sua pele e unhas saudáveis ​​e brilhantes.

Dicas para evitar pele escura ao redor das unhas

  • Não roa as unhas nem chupe os polegares.
  • Não use sapatos apertados.
  • Evite usar luvas de látex por um longo período.
  • Mantenha a pele ao redor das unhas hidratada.
  • Evite o uso de coloração para cabelo sem luvas.
  • Não tenha contato com químicas pesadas de limpeza para casa sem luvas.
  • Evite uso do acetona, opte por alternativas mais fracas.
  • Mantenha suas unhas limpas para reduzir as chances de infecção fúngica ou bacteriana.

Resumindo;

Como você pode ver, há casos menos graves que podem ser tratados caseiramente e há casos em que é preciso tratar com um médico especializado. Manter as unhas saudáveis ​​e bonitas não exige muito esforço se o seu caso for apenas por questões de limpeza e hábitos ruins. Essas dicas e tratamentos fáceis e rápidos podem realmente ajudar.

Veja também:

 

Fontes e referências:
The Hunt for Natural Skin Whitening Agents
Reasons for Dark Skin Around Nails And How To Treat It
A Micose das Unhas 

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 6 - Whey Protein Dá Espinha?

Whey Protein Dá Espinha?

Como Escolher o Shampoo Certo 15 - Produtos Para Cabelos Danificados: Favoritos - Top 10

Produtos Para Cabelos Danificados: Favoritos – Top 10