Banho de Sol ajuda a deixar os ossos mais fortes!

Banho de Sol no Inverno

Assuntos nesse artigo

Banho de Sol

Banho de Sol ajuda a deixar os ossos mais fortes!

Banho de sol todo dia é bom, combina com o inverno também e, mesmo que exija cuidados, faz bem para a pele.

Claro que isso só acontece quando a exposição não é exagerada e quando ocorre nos horários sem riscos. Isso porque, a vitamina D, sintetizada pelo sol, chega à pele e é capaz de desempenhar atividade antioxidante.

É isso mesmo: tomar banho de sol favorece e estimula a eliminação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. E, como se não bastasse, a vitamina D também tem uma poderosa ação anti-inflamatória sobre a cútis. E ainda controla seu sistema de defesa e previne doenças como o câncer.

Vitamina do Sol

A vitamina tem, ainda, a função de liberar cálcio e fósforo no organismo. Eles são importantes e ajudam a fortalecer os ossos e os músculos.

Mas todos esses benefícios só são absorvidos pela pele quando a exposição ao sol não é por horas. Também nos horários de risco, perto do meio dia, por exemplo. Se isso acontecer, a radiação acaba provocando o envelhecimento precoce da pele, além de queimaduras e manchas.

Para fazer a síntese da vitamina D e ter todas as suas ações no corpo, é necessário apenas 15 minutos sob a exposição do sol, de preferência antes das 11h, pela manhã, ou a partir das 16h da tarde.

E se o seu caso é de quem não gosta de pegar sol, tem como garantir os benefícios da vitamina D no corpo, ingerindo a quantidade necessária por dia.

Vitamina do Sol nos Alimentos

É preciso ter uma alimentação equilibrada para conseguir manter os níveis de vitamina em dia. Alimentos como peixes gordos (salmão e atum), óleo de fígado de peixe ou bovino, queijos e ovos são as principais fontes da vitamina D, que podem estar na alimentação diária.

 

A dose ideal, de acordo com os médicos, são pelo menos três copos de leite integral por dia.

Quem não consegue consumir estes alimentos ou tomar banho de sol por 15 minutos diários, deve procurar um profissional da saúde e conversar sobre a necessidade de tomar suplementos alimentares, em forma de cápsulas, que são concentrados de vitamida D. Eles restabelecem o equilíbrio do corpo.

A vitamina D promove a absorção de cálcio após a exposição solar e ajuda a manter ossos e dentes fortes.

No sistema imunológico, ela age no coração, no cérebro e no pâncreas, melhorando os sistemas do corpo. A vitamina D atua como um hormônio que mantém equilibradas as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais.

Vitamina do Sol em Suplemento

O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo. Sendo hoje em dia facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D, porém, a vitamina D da luz solar continua a ser preferível.

Essa vitamina faz bem para todo mundo, mas é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio.

Quando o nível de vitamina D está abaixo do necessário pelo corpo, as chances de sofrer com osteoporose aumentam. A quantidade de vitamina D que um adulto precisa varia de acordo com a idade. Mas, geralmente, os níveis variam entre 5mg a 10mg, chegando a 15mg em idosos com mais de 70 anos.

Banho de Sol ajuda a deixar os ossos mais fortes!
5 (100%) 5 Votos

Rugas na testa - Tem jeito isso?
Pepino emagrece, desincha e acaba com a olheira
Tags: , , , , , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.