Dossiê do protetor solar

Sabemos da importância de protetor solar em nossas vidas e na nossa saúde, além de ser fundamental para nossa beleza. Profissionais da área afirmam que a melhor escolha é passar obrigatoriamente todos os dias o produto. O problema é que as pessoas não seguem essa regra da saúde e da beleza, e acabam usando ele somente nos dias quentes, porque acreditam que apenas nesses dias o sol realmente queima. É um engano grande porque inclusive em dias frios, o sol também pode prejudicar a pele.

Em alguns casos o uso incorreto do protetor solar pode causar mais problemas do que soluções. Por isso, preparamos um dossiê para desvendar tudo relacionado ao protetor solar. Todas possíveis duvidas que você tenha em relação ao produto serão retiradas para que comece a acertar nas escolhas.

protetor-solar-como-usar

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre UVA e UVB, mas normalmente só entendemos que isso faz mal para a saúde, mas não sabemos os motivos. Essas siglas são para definir a radiação eletromagnética, ou seja, os raios que saem do sol e, ao entrar em contato com a pele humana, são prejudiciais, até podendo causar câncer de pele.

Além dessas duas, também ouvimos falar muito do FPS, que é o fator de proteção solar que é definido pela numeração. A variação pode ser de 2 até 100 e serve para proteger contra queimaduras solares relacionadas com o UVB. O princípio das numerações que são dadas na embalagem do protetor solar, é que se você usar um que seja com FPS 30, a sua pele demorará 30 vezes mais para ficar vermelha, assim como se você usar o de FPS 60, sua pele vai estar protegida 60 vezes mais. Por isso, se sua pele é branca demais, e tem a tendência a ficar vermelha o melhor mesmo é escolher aqueles que tenham a proteção mais alta para que funcione de maneira correta.

ps 4

Nem todo o protetor solar serve para qualquer pessoa e qualquer tipo de pele. Você precisa descobrir exatamente o que funciona para você, tanto em questão de proteção, quanto de alergia. Podemos encontrar no campo de cosméticos, uma variação bem grande do produto, por isso a possibilidade de errar é bem pequena. Mas o melhor mesmo seria você consultar um profissional da área, como por exemplo, um dermatologista que possa dizer qual o melhor produto para você.

A maneira como você aplica o produto faz toda a diferença para sua saúde e beleza porque quase todas nós não sabemos direito como é esse processo, para ser o correto. Para começar, nada de passar o protetor solar e já sair correndo para o sol, ou para a água. Para que ele possa realmente fazer o efeito desejado, é superimportante que você passe pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol. A quantidade também tem que ser correta, então aplique pelo menos o equivalente a uma colher de chá, em cada 2 cm cúbicos de pele. É importante que você possa renovar a cada duas horas que já estiver no sol, porque assim a proteção será mais eficaz.

ps 2

Escutamos de muitas pessoas que o sol é aliado em relação a ter vitamina D necessária para nosso corpo, algumas pessoas acreditam que se não usarem protetor solar, podem receber mais quantidade de vitamina D, enquanto outras acham que o protetor solar em grande quantidade bloqueia a recepção da vitamina. Precisamos entender que os tempos mudaram, que a alimentação das pessoas também, e que passamos mais tempo dentro de casa do que na rua. Isso sim são fatores que podem influenciar para recebermos menos vitamina D em nosso corpo. Por isso, nada de deixar de passar o protetor ao sair no sol, pois isso causará problemas maiores depois. Você terá a vitamina necessária sem precisar se expor ao sol de maneira perigosa.

O famoso bronzeado é procurado e desejado por todas as mulheres! Mas é preciso atenção para isso. Nada de sair ao sol, sem a proteção correta, achando que dessa maneira ficará bronzeada mais rápido. Primeiro porque isso é um erro grande, você não se bronzeará expondo o corpo sem protetor, você ficará vermelha e pode até causar problemas mais sérios na sua saúde. Além disso, a cor só começa a aparecer depois de 48 ou 72 horas, por isso, não adianta nada você passar o dia inteiro atirada no sol, achando que logo mais já estará com uma cor linda. O fato de usar protetor com FPS alto, também não vai influenciar para você não pegar a cor desejada. Você irá se bronzear mesmo com proteção alta.

Uma das vantagens dos produtos modernos é que a maioria deles vem com proteção inclusive para dentro da água. Mas existe uma pequena diferença entre os que são resistentes à água e os que são à prova d’água. Os resistentes ficam na pele apenas 40 minutos depois que você entrou na água, enquanto os que são à prova, podem aguentar até 80 minutos. Mas isso não quer dizer que depois do mergulho você não deve repor o protetor, deve sim. Isso quer dizer que se você ficar dentro da água durante esse tempo, o protetor estará fazendo o papel dele, sem sair na água.

ps spray

Uma das invenções da modernidade são os protetores em forma de spray que também funcionam, são mais fáceis de passar e, por isso, algumas pessoas acreditam que é só aplicar, sem precisar espalhar. É um grande engano. Após a aplicação do produto, você precisa espalhá-lo com as mãos para que toda a pele receba o produto, deixando assim a proteção completa em todo o corpo.

Se proteger ao estar exposta ao sol já pode ser considerada uma norma. Por isso, é muito importante saber como utilizar o produto, porque não adianta nada você simplesmente aplicar, sem saber direito o que está fazendo. Essas regras devem ser seguidas e os cuidados precisam ser redobrados quando falamos das crianças, porque eles possuem a pele bem mais sensível. Por isso, proteja-se de maneira correta e aproveite o sol!

Dossiê do protetor solar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

1 Comment
  1. Bianca Lemos disse:

    Adorei a postagem e achei d+ o seu blog!
    Obrigada pela dica.

    Bianca

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.