Categories: Saúde

A Vivência da Beleza na Maturidade

Trouxemos mais um texto de Maria Lúcia Silva, pós graduada em Gerontologia, sobre a vivência da beleza na maturidade. Confiram!

O envelhecimento populacional é um trunfo e um desafio , um dos maiores desse século. É fato que envelhecimento global gerou um aumento das demandas sociais e econômicas em todo o mundo. Contudo, nota-se que  as pessoas da terceira idade são, via de regra, ignoradas como fonte de recursos quando, na verdade, elas são sim um fonte importante pata a estrutura social.

No caso da mulher, sabe-se que, universalmente, o processo que desencadeia o seu envelhecimento é vivenciado através de manifestações multifatoriais que são determinadas pelo declínio de algumas funções fisiológicas, bioquímicas e funcionais dos órgãos, demonstrando ter   características próprias em diferentes pessoas. É sabido que a mulher, em essência, passa por muitas mudanças em variados níveis na vivência do envelhecer, e essa mudanças envolvem aspectos, desde aspectos biológicos até processos sociais, psicológicos e econômicos.

Aqui também ocorre uma mudança que nos faz refletir sobre as questões da natureza humana, e também da beleza feminina. Com a juventude indo embora, com o envelhecimento chegando em vários níveis, precisamos encarar as etapas com serenidade pra evitar a buscar irreal e desenfreada pela juventude eterna. A velhice, aliás, é uma coisa tão “incômoda” que nunca paramos pra pensar nela, em como seremos quando a beleza da juventude, e isso tem a ver com a beleza física, não existir mais.

Viver significa também envelhecer e é preciso que a mulher, ao passar pelo processo de envelhecimento, perceba com clareza as manifestações desse processo e encare o declínio físico com o máximo de serenidade, porque, afinal, não há meios de lutar contra, já que ele é inevitável. Isso é, na verdade, um problema social, pois nossa sociedade clama pela beleza física a qualquer custo, e o que parece é que com a perda da juventude a mulher deixa de ser mulher, o que é um absurdo.

Sim, as perdas com o envelhecimento são muitas, e as mudanças também… Perde-se a firmeza da pele, a juventude, a beleza se transforma, a fertilizada finda, vem o medo do abandono emocional e afetivo, medo da doença, da solidão, da falta de amor, do declínio, mas ganha-se experiência, sabedoria, e deve-se usar isso  para descobrir novas possibilidades de vida. Veras já afirmou, nesse sentido,  que “a expressão dessas suscetibilidades físicas e emocional encontra-se na dependência da complexa interação de fatores físicos, psicológicos, sociais, econômicos e culturais, tornando o envelhecer, por um lado, um processo extremamente individualizado e, por outro, marcado pelos padrões socioculturais de uma época”.

Dessa forma, é fato que a forma como a mulher enxerga e vivencia a velhice interfere de forma direta na sua autoestima, no seu autoamor, na sua capacidade de enxergar novas possibilidades para a própria vida, para a própria história.

Como não poderia deixar de ser, a genética e a biologia influem sobremaneira no processo de envelhecimento, que representa um conjunto de processos e pode ser definido como a “deteriorização funcional progressiva e generalizada”.

Conclui-se, pois, que o envelhecimento é um processo passível de ser construído, é dizer, cada um constrói a própria velhice, de modo que é essencial se preparar desde cedo para esse período.

 

A Vivência da Beleza na Maturidade
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Os Medos na Menopausa
O Envelhecimento Feminino
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Joico produtos para todas as mulheres

Joico produtos para todas as mulheres Benefícios Joico produtos da Linha Color Endure Para melhorar ainda mais, a linha Joico…

6 horas atrás

Shampoo K-Pak To Repair Damage Joico: O Salva Fios

Shampoo K-Pak To Repair Damage Joico A resenha de hoje é pra quem está com os fios detonados, pra quem…

6 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares [2018]

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

6 horas atrás

Desbotamento do Cabelo Ruivo – Como Lidar?

Desbotamento do Cabelo Ruivo Talvez ninguém entenda o desbotamento do cabelo ruivo por ainda não ter utilizado a cor no…

11 horas atrás

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

3 dias atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

4 dias atrás