Cabelo na academia – é necessário lavar os fios após os exercícios?
Procurando pelo corpo perfeito e em resultado da nova “geração fitness”, muitas mulheres recorrem às academias para exibir corpos delineados e cuidar de sua saúde. O problema começa quando, depois de fazer exercícios, os cabelos ficam oleosos e ressecados, graças ao suor liberado durante a atividade física. E aqui se impõe a pergunta: é mesmo preciso lavar o cabelo na academia ou existe algum truque para disfarçar a aparência indesejada?
Saiba como o suor age nos cabelos
Primeiramente é importante saber que o suor é composto por cloreto de sódio (sal) e gordura, produzidos pelas glândulas da pele.
Com a prática da atividade física, produzimos mais suor do que em atividades do dia a dia, causando danos aos cabelos. Por exemplo, o sal em excesso, resulta no ressecamento dos cabelos e a gordura, que tem como função proteger, pode obstruir o folículo dos cabelos.
O suor e a aparência indesejada
Além dos danos na fibra capilar, o suor cria uma aparência horrível e que assusta qualquer mulher. O suor gruda nos fios e afeta a sua estrutura, embaraçamento e resultando em um aspecto feio.
Cabelo na academia – Lavar ou não os cabelos?
Agora que sabemos como o suor age nos fios, a resposta parece óbvia: Sim! Para retirar totalmente o sal e a gordura produzidos durante a malhação, é obrigatório lavar os cabelos.
Malhação constante exige lavagem diária?
Agora o caso muda de figura, pois muitas mulheres não abdicam de comparecer à academia todos os dias. Nesse caso, se você não quiser lavar os fios todos os dias, pode alternar um dia sim e outro não. Por exemplo se você faz academia de segunda a sexta-feira, pode lavar os fios segunda, quarta e sexta, prendendo os fios com rabo de cavalo ou trança nos dias em que não lavar. Essa é uma questão que depende de cada mulher pois algumas mulher suam tanto no couro cabeludo que precisam mesmo lavar os fios.
Caso você lave os fios diariamente é importante usar produtos adequando e de qualidade para não agredir os fios.
Tenha o cuidado de não esfregar os fios em demasia e os deixar secar totalmente após a lavagem. Caso você queria pode secar os fios com secador mas sempre afastado dos fios e passando antes protetor térmico para não danificá-los.
E se você não puder lavar os cabelos?
Com o estresse do dia a dia, você pode não conseguir lavar as madeixas depois do exercício físico. Nesses casos, o shampoo a seco pode ser o seu melhor aliado. Ele reduze a oleosidade e a umidade do couro cabeludo, proporcionando aos cabelos mais volume, leveza e prolongando a duração do penteado.
Aprenda a cuidar do cabelo durante a malhação
Se você foge não faz nenhum esporte por medo de estragar os cabelos, saiba que alguns truques permitem manter o cabelo saudável mesmo com o treino.
Cabelo na academia – Dicas durante e depois do treino
Muitas mulheres, não tem uma vida mais ativa pois tem medo de estragar o cabelo. Saiba que mesmo malhando todos os dias é possível manter os fios bonitos e para isso basta ter alguns cuidados adequados para antes, durante e depois do treino. Por isso, se essa era a sua desculpa para escapar da academia, faça hoje mesmo a sua matricula.
O cabelo na academia perde nutrientes e sofre maus tratos por estarem amarrados e expostos ao suor durante o exercício físico, além de outros fatores que como o sal da piscina, sol e cloro que danificam o cabelo fora da academia. Assim, é importante saber os riscos que a atividade física causa aos cabelos é um bom ponto de partida.
Antes mesmo de iniciar o exercício físico, proteja os fios. O ideal é usar um pouco de creme de pentear misturado com um pouco de óleo vegetal, que minimiza o efeito do suor e protege o cabelo. O óleo vegetal tem ação antioxidante que preserva os cabelos, fazendo com que eles não ressequem.
Também é possível proteger os fios de forma mais profissional, submetendo o cabelo a tratamentos à base de aminoácidos e multivitamínicos. Esses tratamentos defendem os cabelos das agressões causadas pelo exercício físico, pois as multivitaminas fazem com que o cabelo absorva os nutrientes que o cabelo necessita e os aminoácidos controlam o pH e conservam os fios saudáveis por mais tempo.
Durante a malhação, tenha atenção a forma como prende os fios. Quem pratica exercícios sabe que ter o cabelo na academia preso facilita e muito a pratica dos exercícios, além disso pender os cabelos protegê-os do contato com o suor das costas, nuca e dos braços. Prefira penteados no alto da cabeça, como o coque, famoso rabo de cavalo ou tranças embutidas, muita na moda atualmente.
Esses são pequenos truques para evitar que o cabelo resseque com a prática de exercícios físicos. Agora você já não tem desculpa para ter uma vida sedentária.