in

Por que usar colchonete nos exercícios físicos?

Como Escolher o Shampoo Certo 7 - Por que usar colchonete nos exercícios físicos?
Por que usar colchonete nos exercícios físicos?

Certamente você já se perguntou o motivo de ter que utilizar um colchonete de ginástica para praticar os exercícios físicos que definem e moldam o seu corpo. Ocorre que este recurso é extremamente indispensável, pois tem como finalidade única corrigir a sua postura corporal a cada movimento realizado, evitando assim que você lesione alguma região do seu corpo, afinal, com o corpo quente por causa da intensidade das atividades, você só sente que há algo errado no dia seguinte. Até lá você pode forçar ainda mais a região, piorando a situação sem saber que há uma lesão acontecendo de fato.

A qualidade do colchonete de ginástica também influencia no comportamento da sua coluna, das suas pernas, do seu braço e do seu pescoço. É preciso verificar a qualidade do material de produção e também buscar um acessório compatível com a sua estrutura corporal, como, por exemplo, tamanho e peso.

Tipos de colchonetes

Nas academias existem colchonetes azuis e colchonetes pretos, sendo o primeiro mais denso e também espesso, ou seja, com mais estofamento, enquanto o segundo se caracteriza por ser mais rígido, ou seja, nem mole nem duro. Sempre verifique com um profissional para quais exercícios cada colchonete de ginástica é melhor indicado.

Quem possui uma estrutura corporal com menos peso e menos altura pode ter a chance de escolher se quer o colchonete azul ou o colchonete preto, conforme a recomendação de exercício. Mas, as mulheres mais fortes ou mais altas precisam optar pelo colchonete azul, que é mais largo em tamanho, conseguindo assim maior conforto, equilíbrio, flexibilidade, segurança e sustentação. Para testar qual tipo de colchonete usar, basta fazer um teste.

Deite-se e confira se o colchonete sugerido protege você da cabeça até as panturrilhas. As mulheres mais fortes ou mais altas certamente ficarão com parte do corpo fora do colchonete.

À exemplo das dicas de segurança citadas, caso o exercício físico escolhido envolva as pernas e os quadris, a melhor opção é o colchonete azul, pois ao rotacionar o corpo, você vai proteger tanto a sua coluna quanto o restante do corpo.

Já se o exercício físico escolhido envolver os braços e a coluna, está liberado o uso do colchonete preto. Em suma, as mulheres com menos peso e menos altura podem optar por uma das duas opções, enquanto as mulheres com mais peso e mais alta devem ficar com o azul para não desprotegerem o corpo de forma parcial.

Para quem é caloura nas academias, praticamente todos os exercícios físicos, com exceção dos aparelhos de musculação, utilizam um colchonete de ginástica. Não apenas nas academias, mas também utiliza-se os mesmos em casas, escolas, cursos e afins.

Algumas das atividades que compreendem o uso do acessório são as abdominais, os alongamentos, o body pump, o pilates, a ioga, o body balance, os exercícios de levantamento de peso com as pernas e os exercícios de resistência para os braços. Até mesmo alguns aparelhos de musculação acrescentam o acessório para diminuir o impacto entre o corpo e o exercício em fase prática.

Aproveitando o embalo, tenha cuidados higiênicos com os colchonetes de ginástica também. Para não se preocupar com o estado do acessório e acabar diminuindo o seu desempenho físico, utilize pano com alguma solução, como, por exemplo, álcool, água e vinagre, soluções estas que podem ser encontradas na própria academia, para limpar a superfície do material.

Utilize um lado do pano para espirrar o produto e aplicar, optando pelo outro lado para secar o colchonete. É que o desempenho físico pode diminuir por causa do colchonete molhado, então, antes de fazer o exercício, seque o material para não prejudicar o seu corpo.

Tendo tudo isso em vista, boa sorte para as suas pernocas e barriguinha!

Veja também:

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

94k Pontos
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0
Como Escolher o Shampoo Certo 6 - Produtos Para Reduzir Espinhas

Produtos Para Reduzir Espinhas

Como Escolher o Shampoo Certo 1 2 - Ativos Das Máscaras Faciais: Qual é o Melhor Para Sua Pele?

Ativos Das Máscaras Faciais: Qual é o Melhor Para Sua Pele?