Saiba quais as colorações permitidas para grávidas

Tintura nos cabelos: grávidas podem pintar os cabelos?

Colorações permitidas para grávidas
Saiba quais as colorações permitidas para grávidas

Gravidez é um momento único na vida de qualquer mulher. Um ser crescendo na barriga, as modificações no decorrer dos nove meses e uma nova maneira de encarar e estar no mundo. Alimentação mais saudável, exames periódicos e algumas coisinhas que antes eram corriqueiras passam a ser senão proibidas pelo médico, mas restritas. Limitações no momento de fazer atividades diárias, de medicamentos e também de produtos químicos que podem ser utilizados. Uma das dúvidas mais constantes entre as grávidas, se pode tingir os cabelos. Vamos explicar porque você pode optar por alguns produtos menos agressivos que vão deixar suas madeixas lindas durante todo o tempo de gestação.

Tingir o cabelo já foi uma das maiores polêmicas médicas quando o assunto eram as grávidas. Com o surgimento de algumas tinturas, o que ficou provado é que fabricantes, pelo menos há algumas décadas, exageravam nos elementos químicos para a formulação dos produtos. Os testes, logicamente, por razões éticas, jamais foram feitos em mulheres grávidas. Portanto, o risco era o elemento químico passar à corrente sanguínea e atingir o bebê. O certo é que em todas as tinturas as restrições são as mesmas – grávidas, mulheres em períodos de amamentação, crianças ou pessoas que tenham qualquer tipo de alergia a algum dos componentes do produto, não devem fazer a coloração.

Até hoje, ainda há tinturas que têm elementos químicos pesados e a nossa indicação é conversar com o seu médico. Alguns liberam o uso em pequenas quantidades principalmente depois do primeiro trimestre de gravidez, outros proíbem e ponto final. Mas, e se você utilizasse alguns produtos alternativos que além de cuidarem dos seus cabelos também modificam a cor. Vamos falar sobre cada um deles e também dicas para manter o seu cabelo com a cor mais viva, sem utilizar elementos químicos.

Hena

A hena é utilizada há anos pela cultura indiana e as mulheres têm os cabelos maravilhosos. Livre de aditivos sintéticos como corantes, conservantes, aromatizantes e ainda os metais pesados, a hena pode e deve ser utilizada pelas mulheres grávidas. Atualmente, há no mercado inúmeras possibilidades de cores. Muito se falava antigamente que a hena ressecava os cabelos, mas você pode investir pesado na hidratação, que não tem química nenhuma, a cada semana para manter seus fios saudáveis. A hena também encorpa mais os fios, que ficam um pouco mais grossos. Mas, em compensação, também ficam com mais brilho.

Tonalizantes

Atualmente, já diversos tonalizantes no mercado de excelentes marcas. Eles são ótimos para as grávidas por não terem em sua formulação a amônia ou outros tipos de substâncias pesadas. Se antigamente desbotavam com maior facilidade, a boa nova agora é que podem durar algumas lavagens sem modificação da cor.

LUZES

Que tal você apostar nas novas técnicas para luzes ou mechas. Apesar de utilizarem produtos químicos, o interessante é que esse tipo de técnica fica bem longe do couro cabeludo. Esse tipo de tratamento é interessante porque pode cobrir fios brancos com precisão. Em alguns casos, o cheiro dos produtos é desagradável, por isso as grávidas devem fazer luzes em um lugar bem arejado, onde o cheiro se dispersa no ar rapidamente.

Extratos naturais

Essa também é uma ótima opção para as grávidas. Os extratos naturais são uma ótima opção. Apesar de não durarem muito tempo, não estragam os cabelos. Então, você pode repetir o tratamento toda semana, sem qualquer medo. Se você tem cabelos loiros pode fazer uma infusão de chá de camomila com calêndula. Passe nos cabelos e deixe agir por meia hora. Já nos cabelos castanhos, as grávidas podem utilizar a folha de nogueira para não só acentuar a cor como também dar mais brilho e força. Você pode fazer um chá de folha de nogueira e misturar sálvia e alecrim. Ferva e depois deixe essa misturar apurar por pelo menos seis horas. Passe nos cabelos quando a infusão estiver completamente fria e deixe agir por pelo menos uma hora.

Os cabelos pretos também podem se beneficiar dos extratos naturais. Para pintá-los basta fazer uma infusão bem forte de chá preto e deixá-la repousar por pelo menos 12 horas. Depois é só passar nos cabelos e deixar agir por pelo menos 1 hora. Lave o cabelo abundantemente.

Fazer infusões com folhas de sálvia também podem ajudar a escurecer os seus cabelos. Basta fazer um chá com 300 ml de água, 2 xícaras de folhas de sálvia e deixar ferver por pelo menos cinco minutos. Deixe descansar por seis horas. Passe nos seus cabelos, deixe agir por uma hora e depois lave-os normalmente.

Como você viu, é possível ficar grávida e ao mesmo tempo fazer colorações nos cabelos sem prejudicar em nada nem o seu bebê nem a você. Surgiram dúvidas? Pergunte ao seu médico o que pode ser realizado e o que não pode e seja feliz, e bonita, nessa fase poderosa.

Saiba quais as colorações permitidas para grávidas
3.3 (65.71%) 7 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.