in

Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante

Qual é a diferença entre desodorante e antiperspirante?

Como Escolher o Shampoo Certo 3 - Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante
Qual a Diferença Entre Desodorante e Antitranspirante?

Qual é a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Você tem dificuldade para escolher entre antitranspirantes e desodorantes? Você não sabe qual a diferença? Você não consegue decidir qual será o mais adequado para você? Embora as duas categorias de produtos ofereçam benefícios similares como refrescância e evitar odores o dia todo, eles não são exatamente as mesmas.

Continue lendo para saber tudo sobre antitranspirantes e desodorantes, o que eles contêm, como funcionam e, o mais importante, qual deles se adapta melhor às suas necessidades.

Para que serve o antitranspirantes?

“Transpiração” ou suor é um dos principais mecanismos do corpo para se resfriar. Produtos químicos que reduzem ou previnem a transpiração são conhecidos como antitranspirantes. [1] Estes estão disponíveis comercialmente na forma de roll-ons, aerossóis ou pós tópicos.

Os sais de alumínio são os ingredientes mais comuns que atuam como antitranspirantes. Cloreto de alumínio ou cloridrato de alumínio são os componentes mais usados ​​em formulações antitranspirantes disponíveis comercialmente. Zircônio de alumínio é usado em antitranspirantes para peles sensíveis.

O agente antitranspirante atua formando um tampão próximo ao folículo piloso. Isso evita que o suor seja secretado ou diminui o nível de transpiração. Os especialistas, portanto, recomendam a aplicação de antitranspirante na noite anterior, quando há um mínimo de suor. Isso dá uma oportunidade para o antitranspirante se estabelecer e não ser lavado antes de começar a funcionar.

Deve ser suficiente usar um antitranspirante uma vez ao dia. Não aplique antitranspirante na pele molhada.

Para que serve o desodorante?

As formulações de desodorantes atuam eliminando as bactérias que causam o odor corporal. [2] O suor por si só não tem cheiro. Mas a umidade e os nutrientes fornecidos pelo suor tornam as dobras do seu corpo, como a região das axilas, o terreno fértil para as bactérias. Isso é responsável pelo fedor associado ao suor.

Os desodorantes têm agentes antibacterianos e também fragrâncias para mantê-lo fresco. A maioria dos desodorantes dura de 24 a 48 horas. Você pode reaplicar desodorantes como e quando necessário. Eles vêm na forma de aerossóis ou roll-ons.

Comparando Antitranspirantes X Desodorantes

Antitranspirantes

Desodorantes

Ingredientes

Os ingredientes ativos incluem sais de alumínio, como cloreto de alumínio, cloridrato de alumínio, sais de zircônio, etc. Tem ingredientes antibacterianos como triclosans, parabenos e perfumes.

Como funciona

Os antitranspirantes reagem com o suor para formar géis. Isso obstrui os dutos de suor e evita a transpiração. [ 3] Os agentes antibacterianos nos desodorantes matam as bactérias que causam o odor corporal, enquanto o perfume mascara o odor corporal.

Como usar

Aplique na pele seca, de preferência algumas horas antes de sair do banheiro ou fazer uma atividade física intensa. Isso dá aos antitranspirantes tempo para agir antes de você começar a suar. Você pode aplicar desodorantes como e quando necessário. Aplicar na pele limpa e seca. É melhor aplicar desodorantes à noite e reaplicá-lo de manhã para obter melhores resultados.

Benefícios

Evita a transpiração, ajudando-o a evitar o mau cheiro durante todo o dia. Permite o suor, mas mascara o fedor associado a ele. A transpiração ajuda a dar mais refrescância em climas quentes.

Riscos

Os sais de alumínio podem causar irritação ou alergias, especialmente se você tiver pele sensível. As versões em aerossol podem conter álcool, que podem queimar a manchar a pele se usados ​​inadequadamente. Pode conter ftalato, fragrâncias que podem ter efeitos negativos para a saúde. [4]

Quem deve usar?

Se você suar muito ou se o suor interferir no seu trabalho diário, você pode preferir usar um antiperspirante. Se você costuma ficar em casa e só precisa de algo para se manter fresco, um desodorante pode ser uma boa escolha.

Quem não deve usar?

Os sais de alumínio podem afetar as funções renais e não devem ser usados ​​por pessoas com tendência a doenças renais. Não use desodorantes se notar erupções na pele ou desenvolver alergia a eles.

 

Antitranspirantes X Desodorantes: qual escolher?

Como você sabe agora, antitranspirantes e desodorantes funcionam de maneira diferente e cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Se você não se importa com o suor e só quer cheirar bem, o desodorante é a coisa certa para você. Os desodorantes funcionam bem quando você está em casa e o tempo não está muito quente.

Se o seu objetivo é evitar a transpiração, os antitranspirantes são uma escolha melhor. Estes são preferidos por pessoas que praticam atividades físicas intensas ou passam longas horas ao ar livre, como atletas, caminhantes, etc. Os antitranspirantes não matam as bactérias que causam o odor corporal. Algumas formulações antitranspirantes podem conter fragrâncias adicionais para mascarar o odor corporal. Formulações concentradas de antitranspirantes também estão disponíveis para resultados mais duradouros.

Se você tiver sudorese excessiva anormal sem qualquer fator desencadeante, pode estar sofrendo de uma condição conhecida como hiperidrose. Você pode consultar seu médico, que pode prescrever antitranspirantes para prevenir o excesso de transpiração.

Mas espere, há uma terceira opção também! Você pode não ter que escolher. Existem muitas formulações disponíveis no mercado que oferecem desodorantes e antitranspirantes no mesmo frasco. Então vá em frente e pegue um se você não quiser abrir mão dos benefícios de ambos.

Além disso, escolha de acordo com seu tipo de pele e não se esqueça de fazer um teste de pele antes de usar um novo produto. Consulte o seu médico imediatamente se você observar alguma alergia ou quaisquer outros efeitos colaterais negativos devido ao uso desses produtos.

Veja também:

Essa é minha dica de hoje 💟. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika


Referências e citações:

Is Deodorant Harmful for Your Health?
Antiperspirants & Deodorants
Deodorant
Antiperspirant Vs. Deodorant: What’s Best For You?

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo2 - Óleo de Macadâmia: O Que é? Benefícios, Como Usar, Produtos

Óleo de Macadâmia: O Que é? Benefícios, Como Usar, Produtos

Como Escolher o Shampoo Certo 1 - Cabelos Quebrados: Quais as Causas?

Cabelos Quebrados: Quais as Causas?