in

Glúten nos Cosméticos? Cuidado!

Como Escolher o Shampoo Certo - Glúten nos Cosméticos? Cuidado!
Glúten nos Cosméticos?

Os portadores da doença celíaca bem sabem que não devem ingerir nenhum alimento que contenha glúten, vez que a sua ingestão causa danos à parede do intestino delgado e gera problemas como diarreia ou prisão de ventre, irritabilidade, flatulência, inchaço e dificuldade em ganhar peso.

Mas em alguns casos, a não ingestão de alimentos que contenham glúten não é suficiente, já que existe uma variante da doença celíaca, a dermatite herpetiforme, que é desencadeada pelo uso de cosméticos que tenham como ativo alguma substância derivada do glúten. Vale lembrar que esse tipo de dermatite pode aparecer também em pessoas que nunca tiveram detectada a doença celíaca.

Dermatite Herpetiforme: O Que É e Quais os Sintomas?

A dermatite herpetiforme, também conhecida como doença de Duhring-Brocq, é considerada uma doença benigna e crônica, que atinge tanto mulheres quanto homens, sendo mais comuns nas pessoas de pele mais escura, e rara nos japoneses.

Quando há contato com o cosméticos que contenha glúten, que pode ser shampoo, hidratante, maquiagem etc., observa-se uma coceira e uma queimação na pele, seguidas de pequenas bolhas que geralmente se concentram em regiões como joelhos, nuca, couro cabeludo, nádegas, costas e cotovelos.

Associados a esses sintomas, podem ocorrer, ainda, os sintomas gástricos comuns da doença celíaca, como cãibras intestinais, diarreia e “barriga d’água”.

O tratamento é feito com o uso de sulfonas, que apresenta resposta positiva entre 24 e 48 horas após a administração, com redução da coceira e da sensação de queimor. Convém lembrar, contudo, que esse medicamento não trata os sintomas intestinais relacionados.

Quais Cosméticos São Seguros?

É fato que nem sempre a gente entende o que vem escrito nos rótulos dos cosméticos, e, mais ainda, nem sempre o rótulo é claro quanto aos ativos presentes na formulação dos produtos, o que torna o problema ainda maior, já que a identificação será feita, quase sempre, por meio da “tentativa e erro”.

Aqui no Brasil, por exemplo, não há nenhuma norma que regularize se as empresas precisam ou não declarar a presença de glúten nos cosméticos, ou como isso deve ser feito. Por causa disso, não existe no país nenhuma marca que seja considerada totalmente segura para os portadores da dermatite herpetiforme.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Muitos médicos ainda questionam qual o risco real dos cosméticos que contém glúten para os portadores da doença, mas, o consenso é de que em casos de produtos que possam ser deglutidos, como batons, hidratantes labiais e gloss, existe sim o risco de desencadear o problema.

Muitos pacientes relatam problemas com shampoos, condicionadores, hidratantes e demais produtos que contenham proteína de trigo, quando é comum o aparecimento de lesões no couro cabeludo, ardor nos olhos e coceiras na pele.

Nesse site AQUI é possível encontrar uma lista de ingredientes usados em cosméticos que podem conter glúten e, por isso, devem ser evitados, como:

Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil, Triticum Vulgare (Wheat) Gluten, Triticum Vulgare (Wheat) Kernel Flour, Triticum Vulgare (Wheat) Starch, Wheat Germ Glycerides, Avena Sativa (Oat) Kernel Meal, Avena Sativa (Oat) Kernel Flour, Cyclodextrin, Dextrin, Dextrin Palmitate, Hydrolyzed Malt Extract, Hydrolyzed Oat Flour, Hydrolyzed Vegetable Protein, Hydrolyzed Wheat Flour, Hydrolyzed Wheat Gluten, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Wheat Protein/PVP Crosspolymer, Hydrolyzed Wheat Starch, Secale Cereale (Rye) Seed Flour, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil, Triticum Vulgare (Wheat) Gluten, Triticum Vulgare (Wheat) Starch, Wheat Amino Acids, Wheat Germ Glycerides, Wheat Germamidopropalkonium Chloride, Wheat Protein, Wheatgermamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate e Yeast Extract.

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Untitled design copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy1 - LIVRO - Bipolar, Memórias de extremos, Terri Cheney

LIVRO – Bipolar, Memórias de extremos, Terri Cheney

Untitled design copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy11 - Livro - A Ditadura da beleza e a Revolução das Mulheres, Augusto Cury

Livro – A Ditadura da beleza e a Revolução das Mulheres, Augusto Cury