in

Lábios Secos e Rachados: Causas, Melhores Tratamentos

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Pink and Purple Comedic Personality Comedy YouTube Video Outro - Lábios Secos e Rachados: Causas, Melhores Tratamentos
Lábios Secos e Rachados: Causas, Melhores Tratamentos

Lábios Secos e Rachados: Causas, Melhores Tratamentos

Um dos locais do corpo que mais sofre agora no outono e depois no inverno, são os lábios. Eles acabam rachando com a diferença de temperatura e também ficam bem ressecados, prejudicando a saúde e a beleza de qualquer mulher. Não é fácil ficar com a boca linda e os lábios bem hidratados nesta época do ano, mas tem como mantê-los saudáveis e bonitos sim! Basta alguns segredinhos de beleza que não custam caro e nem demoram muito para serem realizados. A começar pela manteiga de cacau que deve ser sua melhor amiga na estação mais fria do ano.

Causas de lábios secos e rachados

🚫 Água Quente

A pele dos lábios é muito mais fina do que em outras partes e também não possui glândulas sebáceas. Isso os torna vulneráveis ​​a se tornarem secos e doloridos. Lavar o rosto com água muito quente pode tirar a oleosidade natural dos lábios, tornando-os mais secos.

🚫 Cuidado com a saliva

Lamber os lábios constantemente é outra causa de lábios rachados e secos. Isso ocorre porque a saliva que reveste os lábios contém enzimas para auxiliar na digestão dos alimentos que comemos. Quando você lambe os lábios com frequência, as enzimas começam a “quebrar” a pele dos lábios, o que os torna rachados.

Quando você lambe os lábios com frequência, torna-se um ciclo vicioso em que a ação os torna secos e você os lambe para controlar a sensação de secura, tornando-a pior. Pode levar a uma condição extrema em que os sintomas incluem secura extrema e vermelhidão dos lábios [1].

🚫 Baixa ingestão de água e clima

Se você não bebe água suficiente ou se você mora em um lugar onde o clima é frio e seco; bem como ar condicionado – pode causar rachaduras nos lábios. Passar longas horas ao sol durante os meses quentes também pode deixar seus lábios secos. Sem querer, a gente acaba respirando mais pela boca, eliminando a umidade natural. Por isso a importância, também, de beber muita água e manter os lábios sempre bem úmidos com a ajuda de hidratantes labiais.

🚫 Condições de saúde deixa os lábios secos

Problemas de saúde como baixo teor de ácido estomacal, dieta inadequada e intestinos prejudiciais podem causar lábios rachados. Se você está desidratada, o corpo absorve água do resto do corpo para hidratar suas células. Isso pode causar prisão de ventre e pele e lábios secos.

🚫 Efeitos colaterais de medicamentos

Alguns medicamentos, como anti-histamínicos [2] prescritos para alergias e isotretinoína [3] prescritos para acne, têm efeitos colaterais que fazem os lábios ficarem secos. Drogas quimioterápicas e lítio [4] usadas para tratar transtorno bipolar [5] também podem causar lábios secos e rachados.

Melhores ativos para hidratar os lábios secos

A melhor e mais fácil maneira de tratar os lábios rachados é sempre levar um bom protetor labial com você. Aplicar protetor labial com frequência pode evitar que o ressecamento e rachaduras. O melhor é optar por protetores labiais feitos com ingredientes naturais.

Um bom protetor labial deve conter qualquer um dos seguintes ingredientes, de acordo com os dermatologistas:

  • Manteiga de karité
  • Cera de abelha
  • Óleo de coco
  • Ácido hialurônico
  • Glicerina
  • Lanolina
  • Bepantol (vitamina B5)

Os ingredientes que não devem estar presentes em protetores labiais ou em qualquer cosmético para a pele que você use para consertar lábios rachados incluem:

  • Fragrâncias ou sabores artificiais
  • Petrolato ou óleo mineral e vaselina
  • Parabenos de qualquer tipo
  • Hidroxianisol butilado (BHA) e hidroxitolueno butilado (BHT) – usados ​​como conservantes em protetores labiais
  • Ingredientes químicos de proteção solar
  • Ácido salicílico
  • Mentol e hortelã-pimenta
  • Aldeído cinâmico que dá sabor a canela

✅ Esfoliar é importante

Você pode esfoliar suavemente os lábios rachados com uma esfoliação natural para o rosto. Isso vai soltar a pele morta. Mas certifique-se de que o esfoliante não contém ácido salicílico ou grânulos grandes que possam agravar a condição.

Abaixo, veja receitas de esfoliantes caseiros para os lábios e os benefícios de cada um dos ativos mencionados acima.

✅ Trate lábios secos e rachados com manteiga de cacau

Ela pode ser pesada mais de uma vez por dia, não tem contra-indicação e também não interfere no resultado do batom. Ela protege os lábios e consegue mantê-los bonitos e sem nenhuma rachadura. É importante saber que a manteiga de cacau nesta época deve estar dentro da sua bolsa, no carro, na gaveta do trabalho e também no banheiro. É baratinha e faz um bem danado, justamente pela concentração de vitaminas que ela consegue repor nas camadas da pele dos lábios. Assim, quando você chegar na idade da sua vovó, estará com uma boca e lábios bem cuidados.

✅ Bepantol® Derma Regenerador Labial

stop1 - Lábios Secos e Rachados: Causas, Melhores Tratamentos
Lábios Ressecados e Rachados

O Bepantol® Derma sempre foi o queridinho quando o assunto é hidratação, vocês sabem muito bem disso, porque posts sobre ele tem aos montes aqui no Patricinha Esperta. Para algumas não é uma novidade tão recente, mas muitas ainda desconhecem esse produto que é uma maravilha pra deixar os lábios lisinhos e bem tratados.

A pele dessa região precisa de atenção especial porque é extremamente delicada e muito fininha, e pra cuidar dela, o segredo de Bepantol® Derma Regenerador Labial está nos ativos! Ele conta com dexpantenol que tem ação reparadora da hidratação, e vitamina E que é um antioxidante para proteger os lábios contra os radicais livres que envelhecem a pele. Veja a resenha completa: Bepantol® Derma Regenerador Labial Resenha

Glicerina para lábios secos e rachados

A glicerina tem um efeito hidratante de longa duração nos lábios. A aplicação regular de glicerina torna os lábios macios e hidratados e ajuda a eliminar as células mortas da pele. Se você tem lábios escuros devido à pigmentação ou fumo, a glicerina pode ajudar a reavivar sua cor natural. Para lábios rosados, aplique glicerina todas as noites antes de ir para a cama.

Como usar a glicerina nos lábios secos?

1. Pegue um cotonete e um pouco de glicerina pura

2. Passe o cotonete na glicerina

3. Aplique suavemente nos lábios antes de deitar

4. Repita este processo todas as noites antes de ir para a cama

Receitinhas caseiras com glicerina

Glicerina e óleo de rícino para os lábios secos e rachados

Para esfoliar a pele morta nos lábios, misture ½ colher de sopa de glicerina com ½ colher de sopa de óleo de rícino. Aplique nós lábios com a ajuda de um cotonete, faça movimentos circulares, deixe agir por volta de 5 minutos e remova com água.

Glicerina e açúcar para esfoliação

Glicerina e açúcar quando combinados funcionam como uma excelente esfoliação. Misture algumas gotas de glicerina e uma colher de (chá) de açúcar em uma tigela. Aplique o esfoliante nos lábios e massageie suavemente para remover as células mortas da pele e promover o crescimento de novas células da pele.

✅ Protetores labiais com ácido hialurônico

Mas se o seu caso são lábios que já estão ressecados, a dica dos profissionais da área são aqueles protetores labiais com ácido hialurônico na composição. Eles conseguem amenizar as rachaduras e acabar com o ressecamento já na primeira aplicação.

Além disso, reforce as camadas de manteiga de cacau ou também de karité e cupuaçu, que são ricos em vitaminas E, que consegue aumentar a resistência das células dos lábios e também ajudam a manter a boca mais hidratada. Produtos que contenham manteigas vegetais, cera de abelha, lanolina, bepantol também são ótimas opções para manter a hidratação labial.

✅ Óleo de coco nos lábios secos

O óleo de coco é composto por ácidos graxos de cadeia média que ajudam a reduzir o ressecamento e permitem que a pele retenha a umidade. Rico em vitamina E e K, o óleo de coco fornece uma barreira protetora, proporcionando hidratação e proteção instantâneas. O óleo de coco trata rachaduras nos lábios com facilidade e rapidez, proporcionando hidratação duradoura e maciez.

Toneladas de esfoliantes labiais comerciais incluem óleo de coco – mas você pode facilmente fazer o seu próprio seguindo as receitinhas abaixo:

#Receita 1

Misture uma (colher de sopa) de Óleo de coco, açúcar mascavo e mel para uma versão super hidratante (e deliciosa). Misture bem até encontrar a consistência de sua preferência.

Aplique a mistura todas as noites antes de dormir e veja seus lábios mega hidratados pela manhã.

#Receita 1

Misture 2 colheres de sopa de óleo de coco, 2 colheres de sopa de manteiga de cacau e 2 colheres de mel. Leve no microondas por 20 segundos e pronto. Aplique nos lábios todas as noites e tenha lábios super macios e hidratados.

✅ Protetor solar labial

É inevitável eles queimarem no verão depois de tanta praia. Por isso a importância do protetor solar específico para a boca. Outra forma de proteger os lábios é usando um balm, aquelas pomadas ricas em vitaminas que você encontra em lojas de cosméticos e também em farmácias de manipulação ou normais. Tanto no inverno, quanto no verão, passar protetores e produtos com vitaminas pode ser feita mais de uma vez ao dia. É ótimo ter aquela sensação de lábios bem hidratados e bonitos, não é? Então capricha nessa proteção!

Esfoliante labial caseiro

✅ Antes do batom

No inverno, muitas mulheres acabam usando mais batons. Se você está com os lábios rachados ou que pretende mantê-los hidratados por mais tempo, é bom aplicar primeiro um protetor labial e depois, sim, o batom. Prefira, também, um batom mais cremoso. Geralmente ele tem óleo ou uma concentração maior de vitaminas que ajudam a deixar a boca mais bonita. As cores mais fortes, como vermelho e vinho, além de estarem super em alta no inverno deste ano, concentram mais vitaminas e nutrientes na composição. Assim, aumentam ainda mais a proteção e a resistência da pele mais fina que forma o lábio. O protetor labial não vai interferir no resultado final da sua maquiagem, pode ficar super tranquila, combinado?

Tenha lábios lisinhos e hidratados – Tutorial em Vídeo

✅ Amido de milho

Um super-hidratante caseiro é misturar água com amido de milho, comprado em lojas de cereal e mantimentos naturais. Misture até formar uma pasta, bem densa, e aplique nos lábios por dez minutos também. Essa mistura poderosa ajuda a hidratar e manter a boca com um brilho natural. Esse tratamento é ótimo para ser feito à noite. Essa mistura consegue arrancar as peles que estão secas, sem machucar os lábios e nem piorar o ressecamento.

✅ Chá de camomila

Já se os lábios acordarem ardendo e bem vermelhos, a dica é passar um pouquinho de chá de camomila, que serve como um calmante e, ao mesmo tempo, hidrata a pele. O chá deve estar gelado e pode ser aplicado com uma compressa por dez minutos, no máximo.

Quanto tempo os lábios rachados levam para curar?

Dependendo de sua condição, os lábios rachados podem levar de 2 a 3 semanas para cicatrizar completamente. Se a rachadura, descamação ou sangramento dos lábios não parar mesmo depois de tentar todos os tratamentos, você deve consultar o seu médico.

Resumo:

Os lábios secos e rachados precisam de muito cuidado, como usar um bom protetor labial feito com ingredientes naturais, fazer esfoliação, manter-se hidratado e longe do sol são algumas das coisas que você pode fazer para mantê-los sempre hidratados e macios.

Veja também:

Fontes e referencias:
Glycerin Borax Treatment of Exfoliative  Cheilitis Induced by Sodium Lauryl Sulfate: a Case Report
How To Use Glycerin For Your Lips?
Lip licker’s dermatitis

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo3 - Dieta Macrobiótica Japonesa: Como Funciona?

Dieta Macrobiótica Japonesa: Como Funciona?

Como Escolher o Shampoo Certo 8 - FRIZZ: O que é, o que causa e como acabar de vez

FRIZZ: O que é, o que causa e como acabar de vez