Categories: Beleza

Manchas de espinhas – Acabe com elas já!

Manchas de espinhas – Acabe com elas já!

Como acabar com as manchas de espinhas no rosto

Nada pior do que acordar com uma espinha e depois de tratá-la, constatar que não vai ter escapatória. A pele do rosto vai ficar com uma cicatriz que promete não sumir com o tempo. É preciso agir rápido para amenizar e até mesmo acabar com essa cicatriz. As espinhas são inflamações causadas por uma série de fatores que podem ser desde fase hormonal – adolescência e até mesmo alguns períodos da vida adulta, incluindo a gravidez – passando também por consumo de medicamentos e alimentação errada. A forma mais graves de espinhas é chamada de conglobata, em que pústulas grandes no rosto, peito, costas, braços e coxas geram dores, difícil tratamento e manchas de espinhas escuras.

Talvez a puberdade seja o período em que mais aparecem espinhas, já que os níveis hormonais ficam desequilibrados, estimulando as glândulas da pele a produzir mais sebo. O resultado é que há um entupimento dos poros, causando a inflamação. Mas, há relatos de crianças com acnes e até mesmo idosos, passando por mulheres na fase da menopausa.

Quando surge uma mancha causa por espinha, o certo é esperar por seis meses para que ela desapareça naturalmente. Mas, se houver incômodo ou se perceber que isso não está ocorrendo, o melhor é procurar a sua dermatologista para que ela analise o seu caso e possa indicar não só os medicamentos como também o melhor tratamento. Aqui neste artigo vamos falar de dicas e tratamentos para manchas de espinhas no rosto. Lembre-se sempre de cuidar da pele com produtos específicos – incluindo sabonetes e cremes – e também não se descuidar da maquiagem, retirando-a sempre que for dormir, fazem um bem danado para a pele, ajudam a desobstruir os poros e evitar a formação das espinhas.

Manchas de espinha no rosto saem com o tempo?

Sim, em alguns casos isso pode ocorrer. Como dissemos acima, é necessário esperar pelo menos 6 meses para que isso ocorra naturalmente. Porém, quem tem problemas manchas de espinhas acaba por ter várias recorrências dessa inflamação no rosto. Muita gente acha que a mancha só ocorre se espremer as espinhas. Ledo engano. Logicamente, se você fizer esse tipo de ação, pode machucar e até mesmo inflamar, aumentando o tamanho da mancha. Porém, há espinhas que causam uma lesão na pele, inflamando-a e resultando em manchas de espinhas mais escuras, em pessoas de pele negra ou morena, e roxas e vermelhas, nas que têm tons de pele mais claros.

Nossa dica é sempre acompanhar o que está ocorrendo com o seu corpo. Se houver vários episódios com muitas espinhas e sentir que o seu rosto está ficando muito manchado, mais uma vez reiteramos o quanto é importante procurar um especialista. É sempre melhor prevenir as manchas do que passar por vários tratamentos que não dão garantia de 100% do desaparecimento dessas cicatrizes.

Atualmente, há vários tratamentos com aparelhos que geram esfoliações mais profundas ou que retiram as manchas e também inúmeros produtos à base de ácido salicílico ou glicólico. Vamos, aqui, falar sobre cada um deles para que você possa escolher o que melhor se adapta ao seu caso.

Melhores tratamentos para manchas de espinhas no rosto

Aqui estão alguns tratamentos que realmente amenizam ou proporcionam um resultado 100% no caso das manchas de espinhas. Porém, é preciso a indicação de um especialista em alguns deles.

Peeling

Eis um tratamento que age no clareamento das cicatrizes, que podem ser desde as superficiais até as mais profundas. É preciso, no entanto, uma série de cuidados quando nos submetemos ao peeling. Como a pele passa por uma destruição de sua camada superficial, forma-se uma crosta que pode incomodar durante alguns dias. Também é preciso tomar cuidado com o sol e sempre utilizar o protetor solar.

Microagulhamento

Esse tratamento traz como diferencial ser formado por mais de 200 agulhas que, punçadas de forma superficial na pele, estimulam a produção de colágeno e também a absorção de produtos e medicamentos na pele com manchas de espinhas.

Laser

Esse é um dos mais antigos tratamentos. O laser pode ser superficial ou mais profundo, agindo diretamente na mancha e estimulando a produção de colágeno. A pele forma uma crosta e o resultado é o clareamento das manchas.

Microcauterização

Essa é uma técnica em que um aparelho, com uma ponta fina e com temperatura alta é colocada na pele para que ocorra uma espécie de cauterização do local. É também altamente eficiente para eliminar manchas de espinhas no rosto.

Carboxiterapia

O tratamento, realizado por especialista, insere gás carbônico no local das manchas de espinhas. O resultado é uma estimulação da produção de colágeno, fazendo com que haja uma diminuição da cicatriz. O procedimento é altamente seguro, já que o volume do CO2 inserido fica abaixo do que produzimos pelo nosso corpo.

Esfoliação

Esse tratamento pode ser desde o doméstico, realizado com produtos naturais ou que compramos em farmácias e lojas de produtos de beleza, até mais profundo, realizado em clínica especializada. Ele retira as chamadas peles mortas do rosto, estimulando a produção de colágeno e amenizando as manchas de espinhas.

Limpeza de pele

Sempre que possível, faça uma limpeza de pele com um especialista. Além de retirar cravos e espinhas de forma apropriada, sem causar lesões ou manchas, ele também utilizará produtos específicos que ajudarão a amenizar o problema das espinhas e cravos.

Cremes para manchas de espinhas no rosto

Manchas de espinhas – Acabe com elas já!

Atualmente, há vários cremes que podem ajudar no tratamento das manchas de espinhas no rosto. Porém, são medicamentos que devem ser utilizados com muita cautela, já que, é preciso cuidados sob o risco dessas cicatrizes ficarem mais escuras se não forem bem cuidadas.

Ácido retinoico e hidroquinona

Eis dois ácidos que devem ter um receituário de um especialista para ser utilizado. São ótimos para despigmentar a pele, principalmente aquela cicatriz mais escura. Porém, o risco é que acabe com uma manchas de espinhas mais escura e forme outra se utilizá-los de maneira indevida. Estão proibidos sol e é preciso um bom bloqueador solar para o rosto.

Ácido kójico

Cremes que têm esse ácido estão sendo considerados os melhores clareadores de manchas. Produzido pelo cogumelo japonês, esse  ácido tem a vantagem de não manchar a pele mesmo exposto ao sol, o que faz com que possa ser utilizado mesmo de dia. Além de ajudar na despigmentação, o ácido kójico também é antisséptico e antioxidante.

Ibedenonaela

Esse produto é um potente inibidor da síntese da melanina, e, consequentemente, ajuda a amenizar as indesejadas manchas. Entre as inúmeras vantagens, estão a de ser um dos mais eficientes produtos contra o envelhecimento, além de dar maior firmeza e elasticidade à pele.

Cosmocair C250

O produto é um despigmentante que além de equilibrar a síntese da melanina, também regula a passagem da melanina para as células da epiderme. Isso significa que é ajuda no clareamento das manchas da pele.

Clariderm Professional para manchas de espinhas no rosto

O produto tem o exclusivo Pigment Control Factor, que é uma formulação que contém 3 ativos clareadores que não só homogeneízam a pele como também uniformizam seu tom. Esse gel-creme que é livre de óleo, também possui protetor para raios solares, já que contém filtro FPS 18 e UVA ++.

Tratamentos caseiros para manchas de espinhas

Há diversos tratamentos que podem ser feitos em casa para amenizar e até mesmo solucionar as manchas de espinhas. Vamos, aqui, dar a receita de alguns deles.

Hipoglós

A santa pomadinha que é uma das mais tradicionais para curar as assaduras do bebê também pode nos ajudar a retirar as manchas da pele. Para que sua ação seja potencializada, você deve misturar a Hipoglós a 2 ampolas de vitamina A e guardar a mistura em um potinho de vidro. Utilize, todos os dias, de preferencia no momento de dormir.

Pepino

Além de acalmar a pele, o pepino tem ação adstringente e antisséptica que ajuda a amenizar as manchas da pele. Para fazer um tônico milagroso para sua pele, você deverá misturar 100 ml de soro fisiológico, ½ pepino pequeno em fatias bem finas, 4 folhas de hortelã. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro e deixe descansar de um dia para o outro. Coe e coloque em um borrifador. A mistura pode ser guardada por até uma semana sob refrigeração. Aplique-a duas vezes por dia, de preferência pela manhã e antes de dormir. Não enxague.

Iogurte

O natural é ótimo para amenizar as manchas. Misture uma colher de sopa de iogurte com 1 colher de aipo ralado e deixe agir na pele por 15 minutos. Enxague com água fria ou morna.

Esfoliação caseira

Você precisará de 2 colheres de açúcar cristal e uma colher de sopa de mel. Misture os dois ingredientes e aplique na pele, fazendo movimentos suaves. Deixe agir por 10 minutos e retire com água fria.

Limão

Você deverá retirar o sumo de um limão pequeno e aplicá-lo, com algodão, nas manchas de acne. Porém, esse procedimento deverá ser feito à noite, já que o limão, associado com o sol, pode provocar ainda mais manchas na pele.

Babosa

Considerada um dos melhores cicatrizantes naturais, a babosa pode ser encontrada na casa de produtos naturais em formato de gel. Aplique-o com a pele limpa e seca e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague com água fria ou morna.

Manchas de espinhas nas costas

Para quem sofre desse problema nessa parte do corpo, que é mais difícil de tratar por sua localização. As espinhas nas costas trazem muito desconforto e também dor. Elas são originadas pelo excesso de oleosidade na região, mas também pelo uso de tecidos sintéticos e suor excessivo.

Para acabar com as manchas de espinhas nas costas, o melhor a fazer é, primeiramente, tratar o problema em sua raiz. Se for grave, procure um dermatologista para que indique um medicamento e produtos que possam amenizar as inflamações. Se forem poucas, nossa indicação é que compre uma escova de banho para eliminar a pele morta e também faça esfoliações pelo menos uma vez por semana. Como é difícil fazer esse tipo de tratamento nas costas, peça ajuda a um amigo para que você possa passar o produto.

Como acabar com manchas de espinhas com água oxigenada

Muita gente tem utilizado essa prática para acabar com as espinhas, mas nem sempre a água oxigenada pode ser considerada um produto eficaz. Vamos explicar porquê. A água oxigenada tem o poder desinfetante, o que é ótimo para matar as bactérias, principalmente as instaladas em uma espinha. Porém, ela é extremamente abrasiva, pode causar irritações, além de aumentar as manchas de espinhas ou causar outras. Nossa indicação é não correr o risco de aumentar ainda mais os problemas, causando ainda mais manchas em sua pele, seja do rosto ou de diferentes partes do seu corpo.

Como evitar manchas de espinhas

Vamos dar algumas dicas para que você evite não só as manchas de espinhas como também as famigeradas espinhas seja em seu rosto ou nas costas.

  • Sempre lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Além de controlar o pH natural da sua pele, ele também vai desobstruir os poros, permitindo que respirem e não acumulem sujeiras. Nada de esfregar a pele, causando ainda mais irritações. Faça movimentos suaves e depois enxague com água fria;
  • Faça uma alimentação mais natural e inclua em seu cardápio frutas, legumes, verduras, fibras, além de beber água com frequência. Esses hábitos ajudam o corpo a funcionar melhor, eliminando as toxinas;
  • Fuja de alimentos que contenham muita gordura, sódio, que contribuem para a produção de sebo e também de mais cravos e espinhas;
  • Inclua alimentos como carnes, ovos, ostras, grãos integrais, germe de trigo, queijo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino, que são fontes de crômio. Esse mineral é anti-inflamatório e ajuda a acelerar a cura das espinhas e impede que essas erupções resultem em manchas;
  • Nunca durma de maquiagem. Essa é uma dica para o resto da sua vida. Quando você dorme com produtos inapropriados em seu rosto, você entope seus poros, fazendo com que produzam sebo e gerem as inflamações. Mesmo com preguiça, faça da limpeza da pele à noite um ritual;
  • Por mais tentador que seja, não esprema cravos ou espinhas, principalmente as do rosto. Essa ação pode acabar resultando em mais inflamação para a sua pele e até mesmo uma infecção grave. Passe produtos específicos para secagem de espinhas e lave o seu rosto pelo menos duas vezes por dia para amenizar o problema;
  • Sempre que possível, troque sua fronha. Ela absorve a gordura da pele e à noite, quando for dormir, ela vai devolver essa gordura, só que com o perigo de conter também uma bactéria;
  • Fique de olho nos medicamentos que está consumindo. Alguns anticoncepcionais e antibióticos podem aumentar o risco de acnes. Consulte o seu médico caso você tenha alguma desconfiança quanto ao problema;
  • Fuja do estresse – pode parecer bobagem, mas quando fica irritada e extremamente estressada, seu corpo todo se ressente. As erupções podem pulular e o resultado são espinhas dolorosas em diversas partes do seu corpo. Faça coisas que te mantenha feliz;
  • Ao escolher os seus cosméticos, sempre leve em conta o seu tipo de pele. Para evitar acnes, o melhor a fazer é comprar aqueles que são livres de óleo. Atualmente, o mercado oferece diversos produtos que também tratam cravos e espinhas;
  • Cuidado com o cabelo no rosto – isso mesmo! Quando os cabelos ficam muito em contato com algumas partes do rosto, acabam por gerar suor e também aquela gordurinha que causa o entupimento dos poros. Fuja de franjas se você tem problemas com espinhas;
  • Faça esfoliações semanais – não será preciso ir a um especialista. Há excelentes produtos que podem ser encontrados em diversas lojas, além de esfoliantes naturais. Mas, lembre-se sempre que os movimentos devem ser suaves, para não machucar sua pele;
  • Se surgiu uma espinha, concentre-se nela. Você deverá lavar o rosto mais vezes ao dia com sabonete específico, passar um adstringente, e também um gel secativo de espinhas;
  • Proteja sua pele da ação maléfica do sol e da poluição com um protetor solar específico. Como dissemos acima, há produtos que protegem e tratam das espinhas. Converse com o seu dermatologista para que ele indique o melhor para você;
  • Não baixe a guarda. Se você tem uma rotina e as espinhas começaram a desaparecer, sinta-se feliz e continue tratando sua pele como se elas estivessem ainda lá. Muita gente acha que se elas sumiram podem nunca mais aparecer. É engano. Na verdade, o seu rosto está respondendo ao tratamento que está fazendo. Então, para mantê-lo lindo, você deverá continuar com todos os cuidados;
  • Compre argila verde e faça uma máscara com essa substância. Ela é ótima para não só equilibrar o pH da pele, como também ajudar a secar todas as espinhas e também a sumir com os cravos;
  • Cuidado com os medicamentos e suplementos que contêm vitamina B, que estimulam a glândula sebácea a produzir mais sebo. A consequência podem ser mais espinhas;
  • A cafeína também pode causar espinhas, então fuja de café, refrigerantes que têm essa substância em sua formulação, chás.

Agora que você tem todas as dicas para acabar com as manchas das espinhas que tal experimentar algumas delas e começar daqui a pouco tempo a ver os bons resultados para a sua pele?

Manchas de espinhas – Acabe com elas já!
3.6 (71.11%) 9 Votos

Você sabe a diferença entre os sabonetes?
Expressão Facial - Dicas pra sair bem na foto
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

7 horas atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás