Métodos Para Interromper A Menstruação

Métodos Para Interromper A Menstruação

Métodos Para Interromper A Menstruação

Como muitas de vocês tem dúvidas quanto aos métodos disponíveis para interromper a menstruação resolvi fazer um post falando sobre isso para que vocês vejam a quantidade de opções existentes.

Lógico que é o médico, após avaliar cada caso, quem  vai poder orientar sobre qual método é mais indicado para cada pessoa, mas não custa conhecer os principais métodos disponíveis, né?

Pílulas de uso contínuo

Algumas pílulas, como o ELANI 28, Cerazette e o Gestinol 28, são específicas para quem deseja suspender a menstruação, já que possuem baixas doses hormonais. Essas  pílulas de uso contínuo, que geralmente contém  apenas progesterona,  provocam a atrofia do endométrio e tem como consequência a diminuição ou ausência do fluxo menstrual.

A Cerazette é um exemplo de pílula que contém apenas progesterona e tem como vantagem não apresentar as restrições que as pílulas compostas por estrogênio apresentam. Ela pode ser usada por hipertensos, obesos, fumantes, diabéticos e também por lactantes, pois não interrompe a lactação.

Algumas publicações sustentam que a  grande desvantagem das pílulas compostas apenas por progesterona é que elas não bloqueiam a ovulação e por isso a eficácia como anticoncepcional é menor, mas eu não encontrei embasamento para essa afirmação, pois consta que o Cerazette tem uma eficácia de 99,5%, que é uma eficácia similar a de outras pílulas.

Ao contrário do Cerazette, o gestinol contém progestogênio e estrogênio sintético.

O ELANI 28 contém dois hormônios femininos drospirenona 3 mg e etinilestradiol 0,03 mg. Segundo informações do fabricante: a drospirenona (progestagênio) e o etinilestradiol (estrogênio) é considerado um contraceptivo combinado de baixa dose. A drospirenona, um dos hormônios de ELANI 28 possui propriedades especiais que produzem efeitos benéficos extraconceptivos como a prevenção do ganho de peso e outros sintomas relacionados à retenção de líquidos como o aumento do volume abdominal e inchaço. Sua atividade antiandrogênica auxilia também na redução da acne (espinhas) e do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Alguns médicos entendem que as pílulas comuns não podem ser tomadas de forma ininterrupta,  pois quem toma pílula normal sem parar mantém o crescimento do endométrio, podendo  vir a  sofrer uma hemorragia a qualquer momento.

Contraceptivo injetável

Trata-se de uma injeção contendo medoxprogesterona  (derivado da progesterona) que cai direto na corrente sanguínea e vai sendo liberada continuamente em micro doses diárias.

É muito comum que ocorra retenção de líquidos, aumento significativo de peso, escapes, queda da libido e enxaquecas.

É aplicada a cada três meses e pode der usada por fumantes e cardiopatas.

Um exemplo desse tipo de método contraceptivo é a Depo Provera, que várias meninas relataram aqui no Patricinha Esperta que tiveram efeitos colaterais indesejados, sobretudo o aumento de peso.

DIU de Progesterona ( Mirena)

DIU de Progesterona ( Mirena)

DIU de Progesterona ( Mirena)

O DIU  de Mirena é um dispositivo intra uterino de plástico que age diretamente no endométrio e libera hormônio em doses reduzidas.  Deve ser colocado por um ginecologista, sendo que o procedimento de inserção é bastante rápido e indolor.

A grande vantagem do DIU é que ele suspende ou reduz significativamente a menstruação, minimiza as cólicas  e possui uma durabilidade de 5 anos, o que é um benefício e tanto, né? A desvantagem é que é relativamente mais caro que a grande maioria dos métodos contraceptivos existentes.

É também um dos métodos contraceptivos mais seguros, já que seu índice de falha é de apenas 0,1%.

Implante subcutâneo (Implanon)

Consiste em um   bastonete flexível que é colocado soba pele do antebraço e libera doses mínimas diárias de progestogênio, inibindo a ovulação.

Tem uso efetivo por três anos seguidos e 20% das mulheres param de menstruar tão logo introduzam o implante. No geral, suspende a menstruação de 40 %  das mulheres e aumenta o intervalo de ciclos de 35 % das mulheres que aderem ao método.

É eficaz na redução da TPM, das cólicas menstruais e da intensidade do fluxo, mas pode causas dores de cabeça, acne, redução da libido e aumento de peso.

Assim como o DIU de Mirena, a grande desvantagem é o preço.

Existem ainda outros tipos de implantes, como a elcometrina e a gestrinona. Além desses, alguns médicos utilizam os implantes personalizados que geralmente são compostos por progesterona, estrogênio e androgênio.

Nenhum desses métodos tem indicação generalizada pois é preciso individualizar cada caso e verificar qual método é o mais benéfico em cada situação. Essa escolha deve ser feita sempre pelo paciente em conjunto com o médico, tá?

Depoimentos das leitoras sobre o Depo Provera e Implanon

Algumas meninas falaram bastante do Depo Provera, inclusive questionando o fato de não encontrá-lo mais. Pois bem, a Valquíria, uma seguidora super atenciosa aqui do Patricinha Esperta, me enviou um e-mail informando que tomava o Depo Provera trimestral, que é o  de 150 mg, pois o de 50 g é mensal.

Há 45 dias ela foi ao ginecologista e obteve a informação de que o Depo Provera não está mais sendo fabricado, em parte por conta dos efeitos colaterais e em parte por causa do uso indiscriminado, que é um dos principais responsáveis pelos efeitos colaterais indesejados.

Então fica aqui a informação concedida pela Val, sobre a suspensão de fabricação do Depo Provera e também um alerta para que antes de usar qualquer remédio vocês procurem um médico, pois nenhum remédio é indicado para todas as pessoas, não existem remédios universais. Só um médico pode avaliar qual medicamento é o mais adequado para cada uma de nós, de acordo com as nossas necessidades, com o nosso organismo e com o nosso histórico médico, entenderam? Muitas vezes os efeitos colaterais decorrem da utilização sem prescrição médica, então evitem correr riscos desnecessários, tá?

A Pifzer, que é a fabricante do Depo Provera, informou que ” o medicamento Depo®-Provera® (acetato de medroxiprogesterona) está passando por um período de desabastecimento no mercado em razão de ajuste e adaptação na cadeia de suprimento do produto. Trata-se de uma situação temporária que ocorre com todas as apresentações do medicamento. A previsão de normalização da comercialização do produto é para o início do 2º Semestre/2011. “

Outra informação que me fez muito feliz foi concedida pela Tati, que foi muito fofa e super atenciosa ao informar que, ao contrário do que eu disse no post anterior, o Implanon não possui um preço alto.

Explicando:

A Tati disse que o Implanon custou 1300 dinheiros, o que é caro se a gente não parar pra raciocinar que ele vai agir por 3 anos, o que faz com que ele se torne relativamente barato, pois daria, mais ou menos, 36 dinheiros por mês, o que é bem menos que a pílula Yasmim, por exemplo.

A Tati é super fã do Implanon, disse que não teve nenhum efeito colateral e que não vive mais sem ele, mas que a anestesia para a colocação do implante é daquelas que a gente vai no inferno e volta, mas que como a dor dura somente dois minutos compensa muito!

Como se vê, a Tati é uma mulher de coragem, porque eu fiquei extremamente animada, já pensando em correr na minha ginecologista e perguntar porquê ela não me informou dessa maravilha, até que eu terminei o e-mail e entendi porque a minha médica não me falou sobre ele: ela sabe que eu sou medrosa pra dor!

Pesquisando pela internet, observei que o Implanon é vendido em farmácias e que o preço varia de 700 a 1000 dinheiros. Não sei se o preço final é esse porque toda anestesia tem custo, mas de qualquer forma é bom saber que não é tão caro assim, né?

Obrigada pelas informações, viu meninas?

Ju Lopes postado em 2011.

Atualizado por Kalina Amaro em 2017.

Métodos Para Interromper A Menstruação
5 (100%) 2 Votos

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Como Clarear A Virilha - Melhores Formas
Cosméticos com Parabenos fazem mal?
Tags: , , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

20 respostas para “Métodos Para Interromper A Menstruação”

  1. Cristina Alves disse:

    Bom meninas o meu médico me passou o depo provera, eu não tive nenhum efeito colateral me senti muito bem, pena que não consigo mais achar fiquei frustada, ja rodei variasss farmacias e nada, se alguém souber onde tem me avisem. Beijos

    • lih disse:

      tbm tive esse problema cristina, mas agora já achei a contracept, q é uma similar a depo provera, q a única q funciona pra mim, vamos ver se essa vai dar conta, pergunta a sua medica se pode substituir, bjus!

  2. Vanessa disse:

    Olá…

    Eu tomo Adoless, e tbm não senti nenhum efeito colateral!

    Bjo!

  3. Jan Pereira disse:

    Eu tive um aborto em fevereiro. Sangrei de fevereiro até maio (sem parar).
    Fiz exames e afins. E quando melhorei comecei a tomar o Cerazette desde então.

    No começo tem um pouco de escape.
    Mas eu não tenho reclamações.
    Sem colica. Sem inchaço. Sem TPM. Sem irritabilidade. Sem queda de cabelo. Melhora da acne.

    Procurem suas ginecologistas, eu super recomendo.

  4. Erika Lima disse:

    Gostaria de saber se alguém já tomou Cerazette e Minipil e qual o melhor entre os dois? Ví q ambos auxiliam nas alterações de humor e dores de cabeça, mas a diferença de preço é o gritante (Cerazette R$ 26,00 e Minipil R$ 12,50) daí surgiu minha dúvida…
    Bjs.

  5. Erika Lima disse:

    Meninas, tomei Cerazette e menstruei, como é possível? Alguém passou por isso? Eu estava tomando Belara e assim q terminei a cartela, no dia seguinte, iniciei o Cerazette (como orientado na bula) e ainda assim fiquei menstruada…
    Bjs.

  6. Ju Lopes disse:

    Érica, isso pode acontecer no ínicio, é assim mesmo…Eu to tomando a Elani 28 e no inicio também menstruei.
    Beijos

  7. CAMILA disse:

    Comecei a tomar Cerazete depois que fui a ginecologista reclamar de exaqueca e falta de menstruação tomando a pílula ARTEMIDES -35, ELA MUDOU PARA A CERAZETE E AGORA APÓS 2 SEMANAS DE USO TO MENSTRUADA DEMAIS E COM MUITRA CÓLICA, NÃO SEI SE PARO DE TOMAR OU SE CONTINUO, ALGUÉM ME AJUDA PLISS?

  8. Karen Gaúcha disse:

    Sempre sofri muito com TPM, cólicas, dores de cabeça e outros conhecidos sintomas da menstruação. Há uns 7 anos comecei a usar Elani de uso contínuo e meu sofrimento simplesmente acabou. Tudo passou a ser muito melhor sem a danada “monstruação”. Em 2009, quando decidi engravidar, fiquei receosa em não conseguir, ainda mais pelo histórico de Síndrome dos Ovários Policísticos, contudo, apenas 2 ciclos após parar com o anticoncepcional já estava grávida e, como já estava acostumada a não menstruar, nem me dei conta da gravidez, vindo a descobrir já com 8 semanas de gestação. Após o parto, 30 dias depois voltei a usar o mesmo anticoncepcional e até hoje, sem qualquer arrependimento, não menstruo mais. Só elogios!!

  9. nadia disse:

    oi, estava tomando o diclin … pois tinha mudado de anticoncepcional… mas hj desceu a minha mestruação, teho q parar ela ate domingo … alguem sabe um remedio rapido q consiga me ajudar…

  10. Paula disse:

    meninas, parei minha cartela hoje, (sextafeira) de anticoncepcional, mas segunda nao posso estar menstruada….tem algum remedio que eu possa tomar pra vir depois de terça so sera?

  11. Amanda disse:

    Olá eu nao tomo anticoncepcional vai faz 3 anos e nao consigo engravida e meu namorado so jacula dentro ? o que tenho que fazer.??

  12. soool disse:

    olaa!comecei a menstruar hj mas estou tomando pilula mas naum ta adiantando!oq posso tomar para parar de menstruar em dois dias?

  13. NINA disse:

    Soool,eu estava com o mesmo problema que vc,iniciei a cartela do gestinol28 e a minha menstruação não parava de forma alguma e detalhe eu já estava menstruando por 19 dias, foi então q navegando pela net descobri que na primeira cartela havia a necessidade de tormar os comprimidos todos os dias NO MESMO HORÁRIO,na hora eu achei que fosse besteira mas mesmo assim resolvi fazer foi então que pra minha surpresa dois dias depois a menstruação foi embora e 3 meses de gestinol 28 eu nem escape eu tenho mesmo q eu esqueça de tomá-lo na hora certinha…

  14. Bianca disse:

    Bom dia , eu tomo cerazette faz 8 meses porque sou lactante , eu fiquei quase duas semanas sem tomei poren voltei a tomar e depois de uma semana comessou a descer pra mim numa cor escura ! de emediato pensei que estava gravida novamente o esta acontecendo realmente ?

  15. Cat.M.S disse:

    Boa tarde Ju *—–*Boa tarde Ju *—–*Boa tarde Ju *—–*

  16. taah disse:

    eu tenho 14 anos e quero muito que minha menstruaçao pare eu naum tomo nenhum anti-concepcional sinto muita colica naum to mais aguentando eu quero que ela vai embora logo por que e muito desconfortavel ate para sair na rua com medo de manchar a roupa o que eu posso fazer?? me ajudem

  17. Poli disse:

    Tomei o cerazette…. hum dá uma fominha… daquelas de sair comendo tudo o que encontra e reter todos os líquidos possíveis!

    mas a menstruação parou de vez! E cólicas tb! pena os efeitos colaterais!

  18. preta disse:

    Olha to no meu quinto dia de menstruação e queria corta- la qual melhor usar para corta minha mestruação ? ? eu to o clico 21 . mais quero interrompela

  19. suenia disse:

    Eu quero parar de mestruar o que faço me ajudem tenho vergonha de sair na rua.Tem que ser imobiliária remédio que emagreca porque já só gorda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.