Você Sabe O Que Tem Na Salsicha do Seu Cachorro-Quente?
Você é uma pessoa que não resiste a um cachorro quente? E, de preferência, daqueles de carrocinha… Só de passar na frente e sentir o cheiro já para para matar a vontade?
Bom, independe de você gostar de salsicha ou não, é utilidade publica publicar a composição deste alimento tão polêmico. Um dia comecei a ler coisas sobre a salsicha, sobre como ela é feita e o que leva em sua composição. Daí em diante não consegui comer mais, sempre que lembro da composição me dá nojo.
A salsicha é feita da chamada carne industrial, que é composta por sobras e aparas do boi, do frango e do porco. É dizer, a salsicha é feita de vísceras, sangue, pele, bochecha e partes menos (infinitamente menos!) nobres.
Além de restos, a salsicha conta com amido de milho, sal, temperos diversos e conservantes, dentre os quais o nitrito de sódio.
Já vi várias reportagens alertando para o risco das salsichas, sobretudo em relação ao câncer, as doenças cardiovasculares e a diabetes. Estudo de caso inglês >> Bacon, salame e salsichas: como a carne processada causa câncer e quanto importa?
Um estudo norte americano demonstrou que consumir um cachorro quente diariamente aumenta em 42% o risco de doenças cardiovasculares e 19% de chances de desenvolver diabetes tipo 2.
>> Diet and colorectal cancer in UK Biobank: a prospective study
Nitrito de sódio
O nitrito de sódio, presente na salsicha e em todas as carnes processadas, serve para conservar a cor da salsicha e para inibir o desenvolvimento de uma bactéria que causa o botulismo.
Os nitritos, assim como os nitratos, podem se transformar em nitrosaminas, que são substâncias cancerígenas potentes. Estudo de caso >> Consumir carne processada e outros alimentos ricos em nitrito ou nitrato faz mal à saúde?
Glutamato monossódico
Além dos nitritos, nas salsichas a gente encontra, também, glutamato monossódico, que é uma toxina associada a desordens neurológicas. Estudo de caso >> Essencial na cozinha oriental, o glutamato monossódico realmente é nocivo à saúde?
Confira estes vídeos de como é feita a salsicha, prepare o estômago. É assistir e morrer de nojo…
Créditos: Canal do Schwarza
Enfim, faz mal, pode causar câncer e inúmeras outras doenças, então, é melhor evitar!
Referências: Even moderate red and processed meat eaters at risk of bowel cancer Publicação the International Agency for Research on Cancer (IARC). Processed meat and cancer – what you need to know