Perfume da vida – Você já tem o seu?
Você gosta de se perfumar? E que tipo de cheiro acha que se parece com você? Algum em específico ou qualquer perfume da vida que esteja ao seu alcance? Existe algum aroma que lhe remete a lembranças e referências passadas? Você se lembra de alguém quando sente algum perfume em particular que esteja pairando pelo ar? Será que alguém se lembra de você com um cheiro que seja a sua cara?
O perfume da vida é como uma música ou uma obra de arte que nos leva a algum lugar, a alguma situação ou ao encontro de alguém. Ele tem o poder de registro emocional e a magia de associação mental a um outro elemento. É assim que o perfume da vida tem atravessado o tempo, fazendo e marcando a história com a sua evolução no mundo e na vida das pessoas.
Curiosidade: Conheça a evolução do perfume.
Nos tempos primitivos, quando o homem inventou o fogo, logo descobriu que junto com as chamas vindas das madeiras, ervas e resinas que eram queimadas, cheiros diferentes eram produzidos. Dessa forma, tempos depois, os Egípcios foram utilizando esses aromas para agradar aos Deuses, em seus rituais de adoração. O perfume então serviu como substância sagrada.
Mais para frente, o que era queimado como forma de incensos começou a ser utilizado como bálsamo e óleos para o corpo, a princípio com efeitos medicinais e, depois, como cosmético, para perfumar as mulheres egípcias. Dessa forma, o perfume assumiu uma função terapêutica e se transformou em uma arma de sedução.
O perfume da vida com notas, aromas, fragrâncias e você – o que isso tem a ver?
A nossa vivência olfativa marca a nossa memória afetiva e, desse registro, resulta a composição de nossos gostos e afinidades. E existem aromas e notas diferentes para cada estilo de personalidade, como se fosse uma verdadeira assinatura.
As fragrâncias são divididas em três fases de relação com a sua pele:
- Notas de saída – São as que transmitem a primeira impressão do perfume. Duram uma média de 15 minutos;
- Notas de coração – São liberadas a partir do aquecimento da pele. Duram cerca de 40 minutos;
- Notas de fundo – São as notas mais tardias, que fixam para valer na pele e são mais resistentes.
Você sabe qual o seu estilo de perfume da vida? E qual a fragrância que você deixa de rastro na memória olfativa das pessoas?
Perfume da vida – Qual o seu estilo de fragrância?
Para cada estilo de personalidade existe um tipo diferente de fragrância. Se você faz o tipo romântica, as fragrâncias que mais combinam são as com notas florais, a base de jasmim, violeta, flor do campo e outras flores que lembrem um jardim encantado, cheio de feminilidade e delicadeza. Já se você se identifica mais com o estilo despojado de ser, experimente as fragrâncias cítricas ou frescas, como notas de limão, lavanda e mandarina, que exalam uma personalidade descontraída, informal e bem humorada.
Para as mulheres modernas, cheias de atitude e criatividade, a tendência é se identificar com aromas ousados e exóticos, como os a base de frutas vermelhas, lichia, pimenta e especiarias. Já as mulheres mais tradicionais normalmente preferem as fragrâncias clássicas, a base de notas amadeiradas e florais discretas, como sândalo, rosa e musk, as quais são mais suaves, sem chamar a atenção por onde passa.
Mulheres que esbanjam sensualidade tendem a optar por fragrâncias mais provocantes e adocicadas, que lembram deliciosas sobremesas, tais como chocolate, baunilha e âmbar e este é seu perfume da vida. Seja romântica ou despojada, clássica ou moderna, o bom é que existe fragrância para todos os tipos de personalidade e todas as ocasiões.
Perfume da vida – ‘by day, by night’:
Usar um perfume adequado para a ocasião – inclusive clima e horário – vai além de uma regra de etiqueta e requinte, é um questão de bem estar, afinal ninguém aguenta um perfume doce e forte em plena luz do dia, com o sol esquentando a pele e o juízo! A sensação é logo de enjoo e pode dar até dor de cabeça! E o perfume da vida pode ser dos melhores, mas torna-se desagradável simplesmente porque está sendo usado de forma incoerente.
Não tem erro na escolha, basta se guiar pela natureza para saber o que usar no corpo para se perfumar. Se o dia está frio e possivelmente você não vai transpirar muito, pode arriscar por uma fragrância um pouco mais marcante, porém sempre lembrando que é dia e esse horário pede notas mais cítricas e refrescantes.
Para a noite, você pode abusar das fragrâncias doces ou amadeiradas, até porque são mais sensuais! E podem ser usadas em ocasiões especiais a dois, como jantares românticos, por exemplo.
Cuidados com o uso de perfumes
Independente do estilo do seu perfume da vida a questão é a ocasião em que é utilizado, alguns cuidados com a sua utilização são necessários para proteção tanto da pele quanto das roupas. Portanto, registre essas dicas:
- Não borrife perfume diretamente na roupa, pois pode manchar e prejudicar a durabilidade do tecido, por conta do álcool e outros componentes químicos presentes no produto;
- Excesso de perfume na região do pescoço, acelera o envelhecimento da pele nessa área. Isso porque é muito comum o desencadeamento de alergias causadas pelo uso de cosméticos, associados ao uso constante de colares e maquiagens. Essas irritações são chamadas de dermatites de contato;
- No verão, prefira fragrâncias suaves e não exagere na quantidade. Lembre que a combinação do álcool do perfume com o sol pode causar queimaduras ou manchas indesejadas na sua pele;
- Quando usar um perfume pela primeira vez observe se a fragrância não lhe causa alergia, deixando a pele irritada. Se sim, descontinue o uso.
E agora uma dica de como usar o perfume da vida de forma eficaz para garantir um corpo perfumado, exalando bom cheiro:
Aplique o perfume da vida em regiões de intensa circulação sanguínea como pulsos, região interna dos cotovelos, atrás das orelhas, nuca, no colo, na parte contrária do joelho e ainda na barriga. Ou, se preferir, borrife o perfume para cima, criando uma nuvem acima de você para que caia e perfume seu corpo de forma suave e uniforme.