in

Pés Rachados? O que fazer? Dicas, Causas, Cremes Manipulados

Pés Rachados? O que fazer?

Pós rachados ninguém merece 😥  Os pés são uma das partes mais importantes de nosso corpo, e por vezes acabamos esquecendo-nos deles.

São eles que nos levam para os lugares que precisamos que nos deixam lindas quando usamos salto alto. Os pés trabalham a nosso favor o dia inteiro, caminhamos por diversos lugares, sem nem ao menos chegar em casa e lembrar da existência deles.

Lembramo-nos de cuidar dos cabelos, do rosto, da pele, porque estão mais expostas, já no caso dos pés, acabamos abusando porque depois ficam escondidos o dia todo com sapatos, tênis ou sandália, e por fim o problema só agrava. Veja dicas e a solução para os pés rachados!

Como Escolher o Shampoo Certo 3 - Pés Rachados? O que fazer? Dicas, Causas, Cremes Manipulados
pés rachados

Cuidados com os Pés Rachados

# Cuide dos seus pés, como cuida do resto do seu corpo.

É preciso ter cuidados constantes, como higienização adequada, esfoliação e hidratação.

# Cremes para pés rachados

Invista em produtos, que sejam ideais para os pés, aqueles que podem ajudar no problema, os mais indicados são aqueles a base de ureia, ou que tenham em seu componente vaselina ou lanolina.

Se quiser algo mais potente, aposte em cremes com ativos hidratantes como o ácido lático, o ácido glicólico e o ácido salicílico são os mais eficazes.

A hidratação, que desse ser feita duas vezes por dia, é essencial para devolver a pele a elasticidade perdida.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Para um resultado mais rápido, aplique o hidratante nos pés antes de dormir e enrole-os com aqueles plásticos ou o papel filme de PVC, que ajuda a “concentrar” o produtos nos pés e potencializar o resultado.

# Creme cicatrizante

Como as rachaduras são portas de entrada para infecções e inflamações, o ideal é utilizar, também, cremes com cicatrizante e antisséptica, que contenham ativos como a alantoína e o clostebol.

# Massagem

Aproveite o momento em que for passar o creme, e faça uma massagem, isso pode ajudar a relaxar, porque os pés são fontes de vários lugares de nosso corpo.

# Lixe os pés

Use e abuse dos cremes após o banho e faça a massagem nos pés com lixa ou aparelho de polimento de forma suave.

# Deixe os pés de molho

É legal também, deixar os pés de molho com alguns cremes especiais para água, isso ajuda a deixa-los mais macios.

# Evite ficar descalço

Evite ficar descalça o tempo todo. O atrito pode ocasionar lesões ainda piores se já possui calcanhares rachados.

# Esfoliem os pés semanalmente para retirar as células mortas

Aposte também em esfoliação, que pode ser feita com esfoliantes específicos, bucha vegetal ou pedra pomes, eliminam as células mortas e afinam a pele.

Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios

Esfoliação Para o Rosto ✅ Como fazer, Tipos, Receitas, Infográfico

Cremes Manipulados Para Rachaduras nos Pés

Todas as receitas abaixo são para  rachaduras nos pés. São produtos extremamente hidratantes e que realmente funcionam!

O melhor? Não precisam de receita!

Fórmula 1

Ácido salicílico X Hidroquinona X Mandélico – Qual a diferença?

Fórmula 2

  • Ácido Salicílico 5%
  • Vitamina E Oleosa 2%
  • Silicone 2%
  • Glicerina 5%
  • Cold Cream qsp 100g

Fórmula 3

  • Uréia 10%
  • Vitamina A Oleosa 3%
  • Vitamina E Oleosa 2%
  • Extrato Mel 5%
  • Própolis 2%
  • Cold Cream qsp 100g

Onde fazer?

Qualquer uma dessas fórmulas pode ser feita em farmácias de manipulação.

Receita caseira para pés rachados

Uma receita básica e caseira que pode mudar as rachaduras do seu pé.

Aposte em uma vez por semana, deixar os pés mergulhados em uma bacia com leite por pelo menos 10 minutos.

Você verá que esse pequeno detalhe faz muita diferença em sua vida. Porque o ácido lático pode reter a água, transformando o leite em um hidratante natural para os seus pés.

Assim como nosso corpo e nosso rosto, os pés também  precisam de um cuidado diária e semanal, pelo menos uma vez por semana, é importante que você possa usar um esfoliante que seja ideal para os pés, com essa atitude, você evita que as células mortas possam continuar nos pés.

Em casos mais graves procure um médico

Ao contrário do que muita gente pensa, a rachadura não é apenas um problema estético, já que causa dores fortes e sangramentos, dentre outros problemas.

Nesses casos, o indicado é procurar um médico, que analisará a extensão da lesão e prescreverá o tratamento correto.

Quase sempre é feito, no consultório, a assepsia local seguida de “desbastamento” das calosidades, lixamento planar (para melhorar a superfície da pele) e hidratação adequada para restaurar a elasticidade.

Sapatos X Pés rachados

Sapatos são, de verdade, um problema!

Os muito altos concentram o peso do corpo nos dedos. Os que não possuem saltos sobrecarregam o calcanhar. Diante disso, o que usar?

Os saltos altos causam ressecamento e engrossamento da pele nos dedos e na parte anterior a sola, enquanto que os sapatos sem salto engrossam o calcanhar, pois o peso e o atrito se concentram todo nessa região, mas isso não significa que eles devam ser banidos da face da terra.

O que deve ser feito, é uma alternância entre os modelos, pra manter a coisa equilibrada.

Além disso, invistam em sapatos mais estruturadas e  de salto médio.

Os sapatos de bico fino e os feitos com materiais rígidos devem ser aposentados, pois quanto mais macio for o sapato, menor o atrito e a pressão nos pés.

Esqueça as meias sintéticas! Meias precisam ser de algodão!

Sapato com número errado

Outro detalhe que devemos observar em relação ao calçado escolhido é a numeração. Parece óbvio, mas acontece a velha história de o sapato era belo demais na vitrine, mas, ao entramos na loja, só tinha um par dele que era um número menor do que o seu.

Compramos! Porque acreditamos que poderemos usar mesmo assim. Isso é totalmente errado e fora de questão. A numeração do sapato foi feita para que você possa se sentir confortável ao usar. Além disso, essa pequena escolha pode acarretar problemas relacionados com a sua saúde. O uso de sapatos menores do que o número do seu pé pode influenciar para a má circulação.

Pés rachados: causas

Saiba que cada época do ano, machuca e estraga-o de uma maneira, por isso, apostar em produtos para o verão, e outros para o inverno, pode ser a melhor escolha, relacionada aos pés. Às vezes o que funciona no verão, pode nem fazer efeito no inverno, e vice versa.

Eles são esquecidos tanto no verão, quanto no inverno. Nos dias quentes estão mais expostos porque andamos de rasteirinhas e de chinelos, além das belas sandálias, o que pode ocasionar alguns problemas relacionados com o ressecamento dos pés, já iniciando assim a rachadura nos pés.

Já no caso dos dias frios, os pés ficam guardados em nossas botas e sapatos, o que pode acabar causando ressecamento e, até mesmo essa rachadura nos pés que estamos falando!

É importante saber como lidar com esses problemas e, principalmente, saber como evitar. Existem alguns fatores que podem influenciar para que os pés fiquem mais rachados, são eles:

  1. Hábitos alimentares: alguns alimentos, como o ácido úrico, por exemplo, são causadores dessas lesões.
  2. Ingestão de água: manter o  corpo hidratando de dentro pra fora é essencial para evitar o problema.
  3. Diabetes;
  4. Micoses;
  5. Problemas hormonais, algumas vezes a falta ou a quantidade maior de hormônios pode acabar gerando esse problema nos pés;
  6. Medicamentos : alguns medicamentos afetam a e comprometem a elasticidade da pele, o que acaba favorecendo o aparecimento das rachaduras.
  7. Agressões químicas, podemos acabar usando alguns produtos dos quais podem fazer mal para nossos pés;
  8. Alterações climáticas, tanto o calor, quanto o frio, pode fazer com que os pés fiquem rachados;
  9. Andar na areia descalça o dia todo, ou mesmo pela casa sem chinelo, como é o costume de muitas pessoas também ocasionam um maior impacto da pele no chão com sujidades, causando as rachaduras.
  10. Até a idade pode ser um fator que pode influenciar pés rachados, mas isso não significa que pessoas jovens não possam ter esse problema também.
  11. Assim como a cor do cabelo, ou dos olhos, calcanhares rachados podem ser um problema familiar, porque se seu pai ou sua mãe tinham problema em tratar os pés, provavelmente você também pode acabar tendo. Você pode ter uma predisposição genética a ter o mesmo problema.
  12. Meias inadequadas: meias de materiais sintéticos devem ser evitadas, já que facilitam bastante a proliferação de fungos e bactérias em seus pés, que pode acabar levando a uma rachadura.
  13. Exposição da pele a agressões químicas: agridem a pele  e, de quebra, contaminam as lesões, podendo causar problemas ainda mais graves.
  14. Excesso de peso: o excesso de peso é uma sobrecarga para os pés que, para se protegerem, ficam ainda mais grossos.
  15. Sapatos que não são adequados também podem causar o problema.
  16. Se no caso da rachadura dos pés o problema for realmente grave, é preciso a ajuda de um profissional, que possa indicar um tratamento adequado, mas se for o caso, da falta de hidratação, é importante tomar os cuidados necessários em casa.

Essa é a minha dica de hoje 💟 e espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
Caso queiram, comentem também!
Beijos no coração 💟
Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça😍)

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

tipos de esfolicao 1 - Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios

Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios

Como Escolher o Shampoo Certo2 - O Estresse Faz o Cabelo Cair?

O Estresse Faz o Cabelo Cair?