Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios

tipos de esfolicao - Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios
Esfoliação da pele

Esfoliação da pele: benefícios

Além de remover as células mortas, a esfoliação melhora a circulação sanguínea local, ajuda a eliminar toxinas, promove maciez, sedosidade e renovação celular, melhora a absorção dos ativos de tratamento, e deixa a pele uniforme, amacia e deixa pele mais luminosa, sedosa, fina e viçosa.

Esfoliação da pele: diferenças

Existem vários tipos de esfoliantes, como os esfoliantes químicos, enzimáticos e os esfoliantes físicos, que proporcionam resultados diversos e devem ser escolhidos de acordo com cada caso. Confira.

Esfoliantes físicos

Os esfoliantes físicos são os mais comuns e mais conhecidos. Eles contêm na sua formulação cascas, micro-grânulos, grânulos ou sementes trituradas associado a outros ativos, geralmente hidratantes.

Os grânulos esfoliam a pele superficialmente e, por isso, esse tipo de esfoliação pode ser feito em casa por qualquer pessoa, sem problemas, já que é uma esfoliação de baixa intensidade.

O cuidado aqui é não “pesar” na mão, pois pode agredir a pele, o que nunca é bom, claro. As esponjas, as luvas e as buchas, inclusive as vegetais, podem também ser considerados esfoliantes físicos.

Esses produtos são facilmente encontrados em mercados e praticamente todas as marcas de cosméticos possuem suas versões.

Esfoliantes químicos

A esfoliação química é um tipo de esfoliação que utiliza ativos que vão reagir com a pele com o intuito de eliminar as células mortas. Via de regra, esses ativos são ácidos, como o ácido retinoico, o ácido mandélico, o ácido salicílico e o ácido glicólico, dentre outros.

É uma esfoliação mais intensa, potente e agressiva, por assim dizer, que a esfoliação física e deve ser feita em consultório médico, já que destrói porções da derme e/ou epiderme. Contudo, é bastante eficaz para regenerar tecidos, para rejuvenescer e para tratar estrias, hipercromias e acne.

Esfoliantes enzimáticos:

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Ainda não muito conhecidos, os esfoliantes enzimáticos são bem interessantes, sobretudo para quem não tolera bem as esfoliações físicas e químicas, como as meninas de peles mais sensíveis.

Aqui é aplicada uma espécie de máscara à base de enzimas proteolíticas na pele com o intuito de gerar o clareamento e também o afinamento da pele, além de promover mais luminosidade, sedosidade e brilho.

O que as enzimas fazem aqui é dissolver as proteínas da pele, transformando-as em aminoácidos solúveis, que acabam sendo removidos com a higienização da pele.

Para quem tem alergias ou sensibilidade extrema, esse é um peeling bem indicado. Um bom exemplo de esfoliante enzimático é o keratoline, que renova bastante a pele, deixando-a uniforme livre das células mortas.

Qual escolher?

Para fazer em casa, semanalmente, a esfoliação física é a indicada, mas seu uso não pode ser exagerado para que a pele não sofra sem necessidade.

Os demais métodos são indicados e realizados por um dermatologista, e só ele está apto a determinar qual deve ser feito e em qual momento.

A esfoliação mecânica “feita em casa” é a mais utilizada

A esfoliação mecânica, a mais utilizada, é feita com esfoliantes com várias partículas, de tamanhos diversos, o que garante maior ou menor abrasividade.

A vantagem da esfoliação mecânica é que é feita em casa, não dá trabalho e garante excelentes resultados, como pele lisinha, macia e sedosa. Além disso, são produtos baratos, são fáceis de serem aplicados.

O resultado é uma pele mais macia, uniforme, lisinha, sedosa e pronta para processos de tratamento.

Esfoliação da pele: hidratação e regeneração

Como fazer esfoliação da pele corretamente?

Como fazer uma esfoliação da pele perfeita?

Esfoliação da pele: benefícios

A esfoliação retira as células mortas da superfície da pele ao tempo em que ajuda na absorção  dos produtos utilizados em seguida e, de quebra, estimula a renovação celular.

Mas se engana quem pensa que basta pegar o produtinho , aplicar no rosto, esfregar e depois enxaguar.

Existe toda uma técnica para que a pele seja corretamente esfoliada e possa se beneficiar da ação do esfoliante.

Inicialmente, é preciso escolher um produto adequado para o seu tipo de pele, que não provoque irritações e que não machuque a pele.

  1. É preciso que, antes de esfoliar, a pele esteja limpa. Portanto, lave bem a pele, suavemente, sem agredi-la.
  2. Com a pele ainda úmida, aplique o esfoliante em pequenas quantidades e espalhe por todo o rosto igualmente.
  3. Massageie todo o rosto e pescoço delicadamente, exceto a área dos olhos, que é bastante sensível.
  4. Nada de fazer massagens vigorosas, pois a esfoliação em si já é uma agressão.
  5. Enxágue a pele com água morna, quase em temperatura ambiente, para ajudar a remover a esfoliação corretamente e faça o último enxágue com água fria, para fechar os poros.
  6. É muito importante que a pele seja enxaguada corretamente, não restando nenhum resquício do produto na pele.
  7. Utilize uma toalha limpa para secar o rosto, sem esfregar na pele.

Simples, né?

Existem esfoliantes bem suaves, que são para uso diário, e os mais potentes, que são para uso semanal.

Os dermatologistas indicam que a esfoliação da pele seja feita no máximo uma vez por semana, pois mais que isso pode causar danos à pele.

Então, segurem a ansiedade e nada de exageros!

Mais sobre esfoliação:

Como esfoliar a pele

Esfoliação da Pele: Tipos, Como Fazer, Vídeos, Benefícios
5 (100%) 1 Voto

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.