in

Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?

Como Escolher o Shampoo Certo 12 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?

Se você ainda não sabe o que são aminoácidos para cabelo ou mesmo como eles funcionam, agora é hora de acabar com todas as suas dúvidas.

Aqui na página, sempre aparece alguém me perguntando o que exatamente são essas substâncias, que aparecem em rótulos, propagandas e em páginas online.

Justamente por isso, separei tudo o que você precisa saber sobre o tema de um jeito bem simples e fácil.

Vamos começar?

O que são aminoácidos para cabelo e porque são importantes?

Ao todo, os nossos fios de cabelos são formados por cerca de 21 moléculas de aminoácidos essenciais, que vão se perdendo ao longo do tempo por causa das agressões externas, dos processos mecânicos e dos procedimentos químicos.

A conjunção de todas estas moléculas de aminoácidos essenciais formam uma estrutura protéica fibrosa chamada queratina, motivo pelo qual muitos tratamentos capilares promovem a reposição deste nutriente. Como os cabelos que não estão danificados, porosos ou ressecados não necessitam esta reposição, sob o risco de ficarem pior, há produtos hidratantes e nutritivos que contam com apenas alguns dos aminoácidos essenciais em sua fórmula.

As 21 moléculas de aminoácidos essenciais são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e a valina.

E a tal queratina?

Todas elas, que formam a estrutura da queratina, são consideradas essenciais porque não são produzidas naturalmente pelo corpo humano, necessitando cada pessoa de uma boa alimentação regada à nutrientes para tê-las em seus cabelos. Por isso, quando você estraga os seus cabelos, os mesmos não se recuperam sozinhos. Sendo assim, é essa proteína que garante o crescimento e a força das fibras.

O que talvez você não saiba, é que essa queratina tem 16 tipos de aminoácidos e que muitas pesquisas sobre o assunto vêm sendo desenvolvidas.

Não à toa, você já deve ter escutado por aí a importância de repor os aminoácidos capilares, para deixar os fios bonitos e saudáveis.

Mas calma, vamos por partes.

Alguns deles podem conter enxofre e outros compostos importantes, de acordo com a utilização.

Já quando o assunto é para que serve, os aminoácidos para cabelo têm como principal funcionalidade a recuperação da fibra capilar.

Vamos imaginar que você está sentindo os cabelos fracos, quebradiços ou opacos e já investiu em um bom cronograma capilar. Mas não teve o resultado esperado.

Então, pode ser que os seus fios estejam precisando de uma reposição de compostos para melhorar esse quadro, também sendo indicado para quem sofre com o excesso de queda.

Quais são os principais aminoácidos para cabelo?

Mesmo que os cabelos tenham diversos aminoácidos, existem cinco que merecem mais destaque, já que são essenciais para a saúde dos fios.

Insta1 4 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo

# Cisteína

A cisteína é responsável por fazer a ligação das proteínas e, por isso, é importante para o crescimento dos cabelos.

Da mesma maneira, auxilia no controle de frizz, volume e fortalece a estrutura capilar, garantindo mais brilho e maciez.

Insta 11 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo

# Arginina para o cabelo crescer

Dos aminoácidos essenciais acima citados, a maior parte das moléculas, cerca de 9%, são formadas pela arginina, que é muito importante para os cabelos loiros, já que as descolorações deixam os fios detonados, danificados, porosos, secos, ressecados, elásticos, fracos e quebradiços.

A arginina é essencial para conservar a fibra do cabelo e garantir o crescimento, pois é um ativo que energiza o couro cabeludo e acaba estimulando o crescimento dos cabelos por consequência, sendo um aminoácido essencial para tratar a queda capilar ocasionada pelo estresse, pela alimentação, pela genética ou pelos hormônios, bem como a quebra capilar ocasionada pelos processos químicos que afinam as fibras capilares pela falta de massa em suas estruturas.

Insta2 2 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo

# Metionina:

O aminoácido metionina ajuda na distribuição das vitaminas ao longo da fibra capilar, melhorando a quantidade de sangue que chega até os folículos e couro cabeludo.

Como resultado, auxilia no crescimento de novos fios, na redução da queda e na saúde capilar.

Insta 9 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo

# Cistina:

A cistina é um dos principais aminoácidos que fazem parte da construção do fio e que também afeta o couro cabeludo.

Dessa forma, é essencial para a saúde capilar geral e contribui diretamente no crescimento, quebra e na redução da queda.

Insta 10 - Aminoácidos Para Cabelo: O que é? Como usar?
Aminoácidos Para Cabelo

# Tirosina:

A tirosina é o aminoácido que colabora com a cor dos fios, preservando o tom natural.

Além disso, auxilia no combate dos sintomas de ansiedade, insônia e depressão, principalmente quando isso deixa os fios mais fracos. Além disso, reduz a queda e outros fatores ligados ao estresse.

Como saber se o cabelo precisa de aminoácidos?

“Kika, meu cabelo precisa de tratamento, aminoácidos ou o que?” Calma que eu vou te explicar tudo!

Basicamente, os aminoácidos para cabelo são indicados para todas, sem nenhuma distinção de curvatura ou outros procedimentos.

Isso porque, é um composto natural.

Dessa forma, se você começar a notar que os seus fios estão perdendo a vida, ficando ressecados e porosos, talvez seja hora de mudar de tática.

Em outras palavras, se você cuida dos seus fios, mas eles parecem não ficar saudáveis, estão quebrando, caindo ou com aquele aspecto “feio”, os aminoácidos são as melhores soluções.

Mais importante que isso, se você descoloriu, pintou ou fez alisamentos, essa reposição é ainda mais importante.

Isso porque, quando você passa por esse tipo de tratamento, como descoloração, parte da proteína do fio é retirada.

Logo, o cabelo tende a ficar mais frágil.

Quais as formas de fazer reposição de aminoácidos nos fios?

Com os avanços nos estudos sobre aminoácidos para cabelo, novas fórmulas foram surgindo para fazer essa reposição fácil.

Assim, você pode dar início a este tratamento de diferentes maneiras:

Produtos com aminoácidos:

Os produtos com aminoácidos são os queridinhos das seguidoras aqui no Patricinha Esperta, já que são fáceis, tem de diversos preços e facilitam a rotina.

Os componentes da queratina podem ser encontrados, nos produtos para cabelos, em shampoos, máscaras, condicionadores, óleos nutritivos e leave-in, sendo que este último é o que permanece mais tempo nos cabelos por não ser enxaguado, sendo a melhor opção para os fios.

Como a estrutura dos cabelos é formada por aminoácidos, água e lipídeos, algumas ampolas concentradas de tratamento também oferecem não só os aminoácidos, mas também a reposição de lipídeos, resultando em uma espécie de blindagem capilar.

Um exemplo é o caso da queratina, que deve ser reposta em cabelos detonados, sendo que a substância em questão está presente em algumas ampolas concentradas de tratamento. Contudo, cabelos apenas ressecados não necessitam essa recarga de queratina, por não estarem danificados, sendo, que neste caso, aplicar a substância mesmo assim pode deixar os fios duros, pesados e armados, ou seja, com o efeito contrário ao desejado.

Recomendo que veja os posts sobre queratina:

Quase sempre, os produtos são focados em reconstrução, então, é importante conferir o rótulo para saber se a composição tem esses aminoácidos.

Ampolas de tratamento:

As ampolas de tratamento são ótimas alternativas que tem um custo-benefício interessante.

As ampolas concentradas de tratamento costumam ser misturadas aos demais produtos, fazendo uma dupla incrível com as diferentes máscaras de tratamento para os fios ou podem ser usadas sozinhas.

Cada ampola concentrada de tratamento é voltado para a correção de uma imperfeição específica, tornando-se expert neste problema. Desta forma, além de reconstrução mais eficaz dos cabelos, as ampolas concentradas de tratamento permitem que você trate os seus fios sem pesá-los.

Lembre-se de sempre conferir a composição, para ver os aminoácidos presentes e também a quantidade, para conseguir passar nos fios, sempre seguindo as recomendações descritas na embalagem.

Disponíveis em lojas, mercados e farmácias, a ampola tem uma concentração de aminoácidos.

Na internet, por exemplo, você encontra ampolas de tratamento a partir de R$ 20.

Alimentação:

Uma das formas de repor os aminoácidos para cabelo é através da alimentação rica em opções que tem esses compostos.

Mas não é só isso.

A alimentação tem impacto direto em toda a sua saúde, sendo essencial manter uma dieta balanceada e equilibrada.

Pensando nisso, a minha dica especial é começar a beber em torno de dois litros de água ao dia e acionar alguns alimentos essenciais no seu prato, como:

  • Amêndoas;
  • Soja;
  • Feijões;
  • Sementas;
  • Peixes;
  • Lácteos;
  • Cereais;
  • Castanhas;
  • Legumes e verduras verde-escuras;
  • Grãos integrais;
  • Carnes magras;
  • Linhaça, entre outros.

Escova de aminoácidos para cabelo é uma boa alternativa?

A escova de aminoácidos ganhou espaço nos salões nos últimos meses e vem atraindo a atenção do público, que busca um resultado rápido.

Entretanto, a minha dica é ter muito cuidado.

Isso porque, muitos salões não utilizam apenas aminoácidos, o que pode agredir e alisar os fios.

Ao mesmo tempo, como faz uso de agentes térmicos e outras substâncias, o resultado pode não ser o esperado.

Em alguns casos, essa “escova” dura em torno de três meses e pode exigir ainda mais cuidados.

# Tratamentos capilares com aminoácidos

Seja estes aminoácidos principais citados ou os outros tipos de aminoácidos essenciais, é importante cuidar dos cabelos através dos ciclos de hidratação, nutrição e reconstrução, pois, caso contrário, além dos problemas já citados, os cabelos ficam opacos, sem vida, sem movimento, duros, sem força, volumosos e com frizz.

Estes componentes agem das raízes até as pontas dos cabelos formando uma película protetora invisível sob as fibras capilares, que absorvem os aminoácidos e promovem os resultado desejados através desta alimentação. Mas vamos falar sobre isso abaixo.

RECONSTRUÇÃO🔥 Ácida c/ Vinagre e QUERATINA✅TOP⬅】

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA ✅ FORÇA+BRILHO TOP⬅】

RECONSTRUÇÃO CAPILAR com ARGILA BRANCA 🔥 pra Cabelos Cacheados ✅TOP⬅】>

🔥HIDRATAÇÃO, Nutrição ou RECONSTRUÇÃO✅TOP⬅】

Reconstrução capilar passo a passo com argila branca para cabelos cacheados

Se você ainda ficou na dúvida, não deixe de conferir os demais posts aqui da página e fique de olho na aba Hot. Tenho certeza que vai encontrar o que estava procurando!

Veja também:

5/8 - (21 votes)

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

94k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 9 - Camuflagem de estrias: como funciona e principais técnicas

Camuflagem de estrias: como funciona e principais técnicas

Como Escolher o Shampoo Certo 13 - Produtos veganos para cabelo – O guia completo

Produtos veganos para cabelo – O guia completo