Óleos para Cabelos
Secador, chapinha, alisamento, tintura. Nossos cabelos passam por tantos procedimentos, que acabam perdendo o viço. É aí que entra um tratamento que vem da natureza, com baixo custo e fácil de realizar: os óleos para cabelos.
Com propriedades nutrientes e hidratantes, eles ajudam a recuperar a maciez e o brilho que nossos cabelos perdem com o tempo e a ação de agentes externos.
Conheça alguns óleos vegetais, suas propriedades e qual o melhor para cada tipo de cabelo.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Rícino
Também conhecido como óleo de mamona, é um grande aliado contra a queda de cabelos e um ótimo auxiliar no fortalecimento dos fios. Rico em vitamina E, pode ser usado em diversos tipos de tratamentos capilares.
Por que usar:
- 1- Hidrata cabelos ressecados e com ponta dupla.
- 2- Fortalece os fios e combate a queda.
- 3- Atua no tratamento da caspa e dermatite seborreica
Como usar:
Na máscara de tratamento: adicione uma colher de chá de óleo de rícino para cada duas colheres de sopa da máscara.
Aplique nos cabelos e deixe agir durante 20 a 30 minutos. Lave com shampoo e condicionador de sua preferência.
Na umectação: aplique o óleo na raiz dos cabelos e massageie por alguns minutos. Deixe agir por cerca de 2 horas. Enxague e lave com o shampoo de sua preferencia.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Abacate
O óleo de abacate é um ótimo hidratante natural que colabora para a nutrição de fios ressecados. Contendo Ômega-3, ácido linoleico, ácidos graxos monoinsaturados e altos níveis de antioxidantes (vitamina E), ajuda a devolver o brilho e a maciez dos seus cabelos.
Por que usar:
- 1- Hidrata cabelos ressecados, danificados e sem vida.
- 2- Ajuda a fortalecer os fios
- 3- Atua na redução do frizz
Como usar:
Na máscara de tratamento: adicione uma colher de chá do óleo de abacate à máscara de tratamento usual e deixe agir por cerca de 30 min. Enxague e lave como de costume.
Na umectação dos cabelos: aplique o óleo de abacate do comprimento às pontas e deixe agir de 45 min a 01 hora. Retire o óleo com um shampoo sem sulfato.
Óleos para Cabelos – Benefícios da Amêndoa
Você já deve ter visto o óleo de amêndoas sendo usado para diferentes objetivos como, por exemplo, na hidratação da pele da gestante. Saiba que ele é também uma ótima opção de tratamento natural para seus cabelos.
Por que usar:
- 1- Hidrata e restitui o brilho dos cabelos.
- 2- Contribui para o crescimento dos fios.
- 3- Eficaz contra a caspa.
Como usar:
Na umectação: separe duas colheres de sopa do óleo e aplique sobre os cabelos. Prenda-os num coque e deixe que os benefícios ocorram durante a noite. No dia seguinte, lave com o shampoo e condicionador de sua preferência.
Como reparador: aplique pequena quantidade de óleo nas mãos e espalhe nas pontas para proteger e recuperar.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Buriti
A natureza é sábia e grande parte dos vegetais possuem propriedades nutrientes. Esse é o caso do óleo de buriti. Prensado a frio e de forma artesanal, ele hidrata o cabelo profundamente, com efeito restaurador e reparador de pontas duplas.
Por que usar:
- 1- Prolonga a cor e a duração do alisamento químico.
- 2- Ajuda no controle do frizz.
- 3- Contribui para a redução do volume.
Como usar:
Na umectação: aplique o óleo de buriti no cabelo seco e deixe agir por 30 minutos. Lave em seguida com shampoo e condicionador de costume.
Faça esse procedimento até 3 vezes por semana.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Pracaxi
Você vai se surpreender com os benefícios que o óleo de pracaxi pode trazer aos seus cabelos. Rico em vitaminas e ácidos graxos, possui propriedades hidratantes e nutritivas. Além disso, atua como um silicone natural, criando uma camada protetora em torno da fibra capilar.
Por que usar:
- 1- Deixa o cabelo mais brilhante e macio.
- 2- Grande efeito restaurador.
- 3- Trata cabelos tingidos e danificados
- 4- Nutre e reduz o frizz.
Como usar:
Na umectação: aplique em todo o comprimento do cabelo até as pontas. Deixe agir por vinte minutos e enxague.
Nas máscaras de tratamento: adicione uma colher de sobremesa a duas colheres da máscara de sua preferência. Aplique sobre o cabelo do comprimento às pontas. Deixe agir por 30 minutos. Lave como de costume.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Algodão
Outro óleo vegetal que faz maravilhas nos seus cabelos é o óleo de coco. Considerado uma das melhores fontes de nutrição para cabelos, atua como um eficiente hidratante natural para reparar fios danificados. Repondo a umidade no couro cabeludo, controla a descamação e ajuda a combater a caspa.
Por que usar:
- 1- É rico em vitamina E e um antioxidante natural.
- 2- Repõe a umidade no couro cabeludo, ajudando a combater a caspa.
- 3- Deixa os cabelos macios e brilhosos.
- 4- Nutre e desembaraça os fios.
Como usar:
Na umectação: aqueça pequena quantidade do óleo e aplique sobre o couro cabeludo fazendo massagens suaves. Passe o produto do comprimento às pontas. Envolva o cabelo com toalha e deixe agir por pelo menos duas horas, podendo dormir com o óleo e lavar no dia seguinte como de costume.
Óleos para Cabelos – Benefícios da Semente de Uva
Com altos índices de vitamina E, o óleo de semente de uva protege os cabelos contra os danos causados por radicais livres. Com propriedades hidratantes, ele também atua no fortalecimento e recuperação dos cabelos secos e sem vida.
Por que usar:
- 1- Hidrata e recupera os fios
- 2- Devolve o brilho aos cabelos.
- 3- Estimula o crescimento.
- 4- Trata a caspa.
Como usar:
Na umectação: aplique o óleo de semente de uva suavemente aquecido do comprimento até as pontas, deixando agir por uma a duas horas. Em seguida, lave com o shampoo e condicionador de sua preferência. Realize esse procedimento de uma a 3 vezes por semana.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Coco
Outro óleo vegetal que faz maravilhas nos seus cabelos é o óleo de coco. Ele atua como um eficiente hidratante natural, deixando-os saudáveis e com brilho.
Prefira o óleo de coco em estado puro e não o refinado, pois este perde boa parte de suas propriedades.
Por que usar:
- 1-Poderoso hidratante
- 2-Suaviza os fios secos
- 3- Envolve o fio com camada protetora
- 4- Propriedades antibacterianas
Como usar:
Na umectação: em um recipiente coloque de 3 a 5 colheres de sobremesa de óleo de coco e aqueça em banho maria. Passe o óleo ainda morno nos cabelos, massageando da raiz até as pontas. Deixe agir por pelo menos duas horas. No fim do processo, lave os cabelos como de costume.
Óleos para Cabelos – Benefícios da Avelã
O óleo de avelã tem alto índice de vitamina E, que é essencial para a saúde dos cabelos. Além de hidratar os fios secos, atua como um filtro dos raios solares, ajudando a preservar por mais tempo a cor dos cabelos tingidos.
Por que usar:
- 1- Hidrata cabelos ressecados e danificados.
- 2- Atua no prolongamento da cor nos cabelos tingidos.
- 3- Estimula o crescimento dos fios.
Como usar: aplique pequena quantidade do óleo sobre os cabelos e deixe agir por cerca de duas horas. Se possível, durma com os cabelos hidratados pelo óleo. Na manhã seguinte, retire o produto usando o shampoo e condicionador de sua preferência.
Óleos para Cabelos – Benefícios do Azeite de Oliva
Bastante usado na culinária, muita gente desconhece os benefícios que o óleo de azeite de oliva traz para os cabelos. Desde a antiguidade, é usado no tratamento dos cabelos, hidratando-os e deixando-os mais macios e saudáveis.
Por que usar:
- 1- Hidrata profundamente.
- 2- Auxilia no combate à caspa e coceira no couro cabeludo.
- 3- Ajuda a combater a queda de cabelo.
- 4- Propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Como usar:
Na umectação: separe uma colher de sopa de azeite na palma da mão e massageie suavemente o couro cabeludo e os fios. Deixe o produto agir de 30 a 60 minutos. Em seguida, lave-os com seu shampoo e condicionador usuais. Faça pelo menos uma vez por semana.