Como pintar cabelo branco?

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Como pintar cabelo branco?

pintar cabelo branco

Como pintar cabelo branco?

Apesar de muita gente fugir do assunto, de como pintar cabelo branco, o maior medo acaba sendo sempre os efeitos do tempo no nosso corpo. Sem nenhuma ação, é impossível não perceber o surgimento de rugas, da indisposição e claro, os surgimentos dos incômodos cabelos brancos.

Tentando fugir dessa situação, uma boa parcela da população opta por meios que permitam esconder os fios brancos e manter a aparência mais jovem. Mais do que estética, isto também é importante para o psicológico de cada um.

Por que cabelos brancos são tão resistentes na hora da coloração?

Um dos primeiros problemas a se enfrentar na hora de pintar cabelo branco está na resistência que eles apresentam para receber a coloração. O que acontece em geral é que ao perder a coloração natural capilar, os fios acabam sofrendo alterações normais da sua composição e isso afeta diretamente no momento de tingi-los.

Uma das principais alterações é a ausência da melanina que, consequentemente, torna também os fios mais grossos. Essa reação é normal ao corpo humano e tem como grande consequência a maior dificuldade na absorção da tinta e apresenta resistência na coloração.

Além da falta de melanina, outros pequenos detalhes podem afetar no processo como o volume de fios brancos no cabelo – pessoas com muitos fios brancos certamente terão mais problemas do que aquelas com apenas alguns – e raízes danificadas ao longo do tempo, seja por uso abusivo de produtos químicos, seja pela falta de cuidado.

Quais as técnicas utilizadas no salão para pintar cabelos brancos?

Basicamente existem duas técnicas bastante conhecidas para tingimento dos cabelos brancos: pré-pigmentação e mordaçagem. Aqueles salões que não utilizam destes recursos acabam por fazer com que o cliente retorne muito brevemente para retocar a coloração, já que ela some com maior velocidade.

O grande problema está nas alterações corporais que citamos anteriormente. A perda da melanina faz com que os cabelos brancos ou grisalhos tenham muita queratina, fator que impede uma coloração firme sem técnica específica. A mordaçagem nada mais é do que colocar uma quantidade pequena de água oxigenada para abrir cutículas do fio e permitir que a coloração entre com maior facilidade.

Já a pré-pigmentação, como o nome já indica, consiste em aplicar pigmentação reforçando a coloração e preparar os fios para receber a cor realmente desejada, também facilitando o processo de absorção.

Quais os melhores tons para cobrir totalmente cabelos brancos?

Essa resposta não é tão simples quando pode parecer inicialmente. Cada tipo de cabelo tem uma configuração e, consequentemente, também terá um tipo diferente de procedimento ideal para a coloração. Quem tem mais de 30% dos cabelos brancos, por exemplo, deve optar por tintas permanentes, já que estas tem maior poder de absorção.

Cabelos brancos também são mais próximos de tonalidades loiras, como platinado ou champanhe. Para quem prefere tonalidades mais escuras, o ideal é usar cores fortes, já que estas conseguem sobressair melhor sobre os fios brancos.

Qual produto usar para pintar o cabelo branco? Tinta, tonalizante ou matizador?

Uma das principais dúvidas de quem quer colorir os cabelos é qual o produto certo a utilizar. Alguns sequer sabem que existe mais de um produto, pensando que tintas são todas iguais, mas isso é importante.

A primeira coisa a se fazer antes de decidir o produto é entender qual o objetivo com a coloração: mudar a cor do cabelo atual ou apenas reforçá-la? Para cada objetivo, um produto diferente.

Se a opção for apenas por reforçar a cor atual, por exemplo, o melhor a fazer é a utilização de um matizador, uma espécie de creme ou shampoo que contém pigmentos na fórmula de fácil absorção e que vão dar mais força para a coloração dos cabelos.

Por outro lado, caso a opção seja por trocar totalmente a coloração do cabelo, o mais indicado é que se use tinta, já que se trata de uma substância mais forte que entrará em todos os fios capilares e irá forçar a mudança.

O meio termo entre os dois produtos é o tonalizante, que também tem a função da troca de cor, porém de maneira menos agressiva que as tintas.

Como pintar cabelo branco em casa?

Colorir os cabelos é muito mais simples do que pode parecer em um primeiro momento e você pode fazer o processo na sua casa, sem precisar ir até um salão especializado.

Após comprar a tinta, coloque luvas de látex e use uma roupa velha já que poderá sujar durante a aplicação. Após preparar a tinta conforme manda a embalagem do produto, é importante passar creme hidratante em regiões próximas ao cabelo, testa e orelhas, por exemplo, para que não fiquem manchas indesejadas.

Após aplicação da tinta, penteie o cabelo para que ela atinja todos os fios capilares e aguarde alguns minutos até que o efeito dela tenha sido realizado. Em geral este processo leva de quinze a vinte minutos. Após esperar o tempo, basta enxaguar o cabelo com água morna para finalizar o processo.

Como pintar cabelo branco somente na raiz?

Em alguns casos, pode ser que seja necessário apenas retocar a raiz já que o restante do cabelo pode estar com coloração aceitável. Neste caso, o ideal é retocar apenas a raiz em uma coloração levemente mais clara que o cabelo original. Caso fique mais claro do que o desejado, é só colorir novamente com uma cor mais escura – coisa que seria mais complexa caso o processo fosse inverso já que exigiria correção em todo cabelo.

Para quem anda de cabelo preso, uma opção é colorir apenas a parte frontal do cabelo já que ela ficará exposta e visível, ao contrário do restante da área capilar.

Como pintar cabelo branco com as mechas?

Para fazer mechas, o processo não é muito diferente. Existem produtos vendidos justamente com essa finalidade e que já apresentam os produtos necessários para as atividades de coloração, inclusive uma escova que auxiliará a separação dos cabelos para a coloração ficar como desejado.

Como manter a coloração por mais tempo?

Após todo processo de coloração, a maior preocupação passa a ser o tempo que ela durará sem que os fios brancos voltem a aparecer novamente. O que nem todos sabem é que alguns cuidados são importantes e ajudam a manter os cabelos coloridos por mais tempo.

Em primeiro lugar, é importante estar atento aos produtos que serão utilizados para que eles tenham a qualidade e o preparo como indicado na embalagem, evitando a perda da qualidade e, principalmente, danos adicionais aos cabelos. Também é importante estar atento para a necessidade de realizar alguns retoques ao longo do tempo, já que a coloração irá se perder pouco a pouco.

Outros detalhes do dia-a-dia também podem influenciar. Toda aplicação com shampoos pode acelerar o processo de perda da coloração, assim como o uso de água quente. Ambos devem ser utilizados de maneira a prejudicar o menos possível a coloração. Outro detalhe importante é a exposição ao sol, já que também afeta a coloração.

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Falar com a blogueira: blogueira@patricinhaesperta.com.br / contato@patricinhaesperta.com.br

Sugestão de pauta: redacao@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Comercial: marciovazquez@mulhernetwork.com.br

comercial@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Assuntos gerais: nvx@mulhernetwork.com.br

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO