in

Queda capilar: 9 causas comuns

Como Escolher o Shampoo Certo1 - Queda capilar: 9 causas comuns
Queda capilar: 9 causas comuns

Nada mais estressante do que descobrirmos os nossos cabelos em queda livre. Sim, ao pentear você nota fios e mais fios na escova. E também no chão, no ralo do banheiro e em diversos outros lugares. Chegou a hora de cuidar das suas madeixas para deixar os fios saudáveis novamente e reduzir a queda do cabelo. Mas, você deve estar se perguntando, como vou fazer isso? Aqui ensinamos algumas regras de ouro para que você mude hábitos, incorpore novas ações e cuide muito bem dos seus cabelos. Logo, logo, você verá fios saudáveis, cheios de brilho e balanço.

Queda capilar: 9 motivos

Tratamentos químicos

Para diminuir e até mesmo acabar com a queda dos cabelos é preciso prestar atenção a algumas regras básicas. Nada de fazer tratamentos radicais, que podem modificar a estrutura dos fios. A lógica é a seguinte: cabelos enfraquecidos e em queda, com um processo como esse, pode se ressentir ainda mais. E o resultado é que uma queda pequena pode se transformar num problema gigantesco. Dê um tempo, fortaleça seus fios e só depois pense em fazer mudanças.

Alguns medicamentos propiciam queda capilar

Há certos tipos de medicamentos que propiciam a queda. Então, se você está em tratamento e notar que seus fios começaram a cair mais do que o normal, o melhor é conversar com o seu dermatologista. Ele saberá avaliar se a perda dos fios é um efeito colateral do remédio. E nada de ficar se automedicando. Sempre que precisar de ajuda, procure um médico. Ele é o profissional indicado para saber o que você mais precisa para ficar bem.

Alimentação

Devemos pensar nosso corpo holisticamente, em que tudo que fazemos vai se refletir em diversas partes do nosso organismo. Então, se você come mal, com certeza seus cabelos podem sentir os reflexos. Comidas com muita gordura, sódio, que causam fragilidade em nossos fios. Dê preferência a alimentos como nozes, cenoura, ovos, peixes, abacaxi, cereais, leites e derivados, vinagre de maçã que ajudam a formar o colágeno e a queratina, além melhorar a circulação, fazendo com que todas as proteínas e vitaminas cheguem aos cabelos da raiz às pontas.

Fuja do álcool

Pois é, consumir bebidas alcoólicas também é péssimo para os cabelos. Tudo porque o álcool aumenta a produção dos radicais livres que, por sua vez, podem promover uma inflamação em alguns tecidos. O couro cabeludo é um deles. Se essa inflamação não for tratada, o que pode ocorrer é uma acentuada queda de cabelo.

Temperatura da água

No momento de lavar os seus fios, fuja da água muito quente. Quando fazemos esse procedimento com altas temperaturas, ele pode ocasionar caspa e inflamações no couro cabeludo, gerando queda do cabelo.

Presilhas e outros acessórios

Há pessoas que adoram prender os cabelos com elásticos e presilhas, fazer tranças. Se há um processo de queda, é preciso tomar bastante cuidado. Em primeiro lugar, nada de prender os cabelos com muita força, o que vale também para o momento de fazer tranças.

Estresse

Com o dia a dia corrido, fica difícil parar e viver. Pois é, o estresse, a ansiedade podem ter um efeito cumulativo no corpo e o resultado é que o organismo começa a reclamar dando vários indícios que não está bem. Um deles é a queda de cabelos. Por isso, faça o possível para separar um tempo só para você. Vá ao cinema, leia um livro, saia com os amigos, passeie. Quanto mais feliz você estiver, mais o seu sistema imunológico estará fortalecido. E, logicamente, mais seus cabelos estarão saudáveis.

Cabelos molhados

Evite, ao máximo, dormir com os fios molhados. Além de ficarem mais fragilizados e correrem o risco de quebra e queda, couro cabeludo úmido é o local perfeito para bactérias. E instaladas, elas podem levar a um processo de descamação e inflamação que causam danos aos cabelos. Então, seque os cabelos sempre logo após a lavagem.

Agora, se depois de todas essas dicas, a queda dos cabelos ainda está acentuada, procure um dermatologista. Há excelentes remédios atualmente no mercado que agem no fortalecimento dos fios, doando todas as vitaminas e nutrientes perdidos no dia a dia. São medicamentos que prometem o fortalecimento, brilho e maleabilidade dos fios, além também de causarem ótimos efeitos na pele e unhas.

Muitas meninas, em vez de procurarem o médico, preferem se automedicar com algo que foi ótimo para uma outra amiga ou por causa de algum depoimento na internet. Nada disso. Os seus cabelos valem muito e por isso é sempre melhor ser acompanhada por um especialista para tratar bem dos seus fios. Em pouco tempo, você terá aquelas madeixas maravilhosas que sempre teve.

Tabagismo

Fumar é um dos piores hábitos para qualquer pessoa. Além de poder provocar diversos tipos de doença, ao fumar, um dos piores resultados é que ele piora e muito a irrigação e circulação do sangue em determinadas partes do corpo. O couro cabeludo é um deles. O que ocorre é que os cabelos começam a ficar enfraquecidos, sem brilho e com perda de nutrientes. Os fios acabam não aguentando e se partindo.

Dicas extras para evitar a queda capilar

Massagens

Essa é uma ação que funciona e pode ser feita diariamente. Com os cabelos secos, faça massagens circulares no couro cabeludo. Elas ajudarão na irrigação do sangue, favorecendo uma maior nutrição dos fios.

Cuide bem dos seus fios

Todos os dias, enfrentamos poluição e uma série de agressões aos fios que podem causar muitos estragos. O melhor é que a indústria oferece inúmeros produtos não só para a lavagem, mas para uma boa hidratação. Não tenha preguiça com os seus fios. Pelo menos semanalmente, faça um verdadeiro ritual de beleza dos fios, com muita hidratação. Eles irão agradecer.

Pratique exercícios físicos

Sim, a prática de caminhadas, corridas ou qualquer outro exercício, seja na academia ou ao ar livre é um poderoso aliado contra a queda de cabelos. Tudo porque ao exercitar o corpo, há uma liberação de endorfina, que faz com que não só nos sintamos bem, como também fiquemos menos estressadas. E como se sabe o estresse é uma das piores causas para a queda do cabelo.

Veja também:

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

78.6k Pontos
Upvote Downvote
Como Escolher o Shampoo Certo 2 105x105 - Menopausa: Os Medos Nesse Processo

Menopausa: Os Medos Nesse Processo

Como Escolher o Shampoo Certo 3 105x105 - Chá Verde: Para Que Serve, Benefícios, Como Tomar

Chá Verde: Para Que Serve, Benefícios, Como Tomar