Categories: Cabelos

4 Testes de Cabelo que Você deve Fazer

4 Testes de Cabelo que Você nunca deve Deixar de Fazer

4 Testes de Cabelo que Você nunca deve Deixar de Fazer

Quem pretende fazer química tem que saber que existem vários testes de cabelo, para a segurança do procedimento. Estamos falando de colorações, descolorações e progressivas ou qualquer outro tipo de redução de volume.

Normalmente são testes feitos por profissionais, em salões de beleza. Entretanto, ainda tem quem reclame que o profissional não faz esses testes por não ser necessário naquele momento, e por isso, que vamos te informar qual é a importância deles para cada química.

Cada teste feito no cabelo tem uma importância conforme o resultado. Dependendo do que o cabelo “mostrar” Você pode optar por fazer ou não fazer à química. Com isso pode evitar que o cabelo fique alaranjado, emborrachado ou mesmo quebre na sua frente sem ter o que fazer, ou tem a certeza que será um procedimento proveitoso e com resultado maravilhoso.

Você precisa saber: Sempre falamos da importância dos testes de cabelo, porém, ainda que conheça cada um deles, é o profissional que deve fazê-los antes do procedimento, e você pode pedir por isso caso ele não se ofereça para fazer os testes.

Testes de Cabelo – O teste da Porosidade

4 Testes de Cabelo que Você nunca deve Deixar de Fazer – Créditos imagem “@segredosdesalão

Esse teste você pode fazer em casa. Vai ajudar muito a entender a tal da porosidade e como seu cabelo precisa, ou não, de tratamento específico para esses danos.

Pra fazer o teste você vai precisar de:

  • 1 copo com água em temperatura ambiente;

Depois é só colocar o cabelo no copo e aguardar 10 minutos; Lembrando que o cabelo deve estar limpo; e livre de produtos finalizadores.

O cabelo pode flutuar cair no fundo do copo ou ficar no meio do copo. Pra cada resultado tem um significado.

  • 1) Se o cabelo flutuar significa que seu cabelo está com baixa porosidade. Isso mostra que as cutículas não estão fissuradas e seu alinhamento se mantem com o tratamento que vem fazendo. O cabelo está bom;
  • 2) Se o cabelo parar no meio do copo, então, isso caracteriza média porosidade (até porosidade natural), e que partes desse fio têm problemas e que esta faltando tratamento adequado. Significa que o cabelo precisa ser tratado;
  • 3) Se o cabelo ficar no fundo do copo significa que o cabelo esta com porosidade alta e que esse cabelo tem danos e precisa ser tratado. Aqui já é um alerta para qualquer química que seja, trata o cabelo antes de fazer qualquer procedimento.

O teste de porosidade vai te ajudar a ver como esta seu cabelo, porém, não deve ser utilizado como único diagnóstico de fio. Já que o cabelo pode ter variações em partes e não estar totalmente ruim. Um fio não pode falar por 100% deles;

Testes de Cabelo – O teste de Resistência

O teste de resistência é muito importante para cabelos finos, frágeis e que passam por químicas de colorações constantes. É o teste que mais aponta o dano em fissuras e que pode partir o cabelo.

Embora seja simples fazer o teste, se não pegar a parte do cabelo que precisa ser inspecionada não vai ter certeza sobre o seu resultado.

Embora os testes tragam essa incongruência de fatores que determinam se o cabelo esta totalmente ruim, em parte, nos alerta sobre danos que não temos consciência.

Pra fazer o teste é só pegar um fio da parte de cima do cabelo, e puxar com os indicadores um contra o outro. A força do fio será mostrada diante da tração feita, e saberá se esta firme, resistente ou quebrando facilmente;

Testes de Cabelo – O teste de Mecha

O teste de mecha é o mais indicado para qualquer tipo de química; ele mostra imediatamente o que a química fará no fio a partir que seja aplicada.

Embora seja tão simples e obrigatório o teste ninguém faz. Isso porque você precisa da mistura da química pronta para então fazer o teste de mecha, seja a coloração, descoloração ou qualquer outro alisamento, é o produto pronto, ou misturado, que deve testar no fio.

Esse teste não só mostra a incompatibilidade de químicas, como também é eficaz pra mostrar a cor que seu cabelo pode abrir, ou fechar com determinadas colorações. No caso de descolorações, por exemplo, esse teste não deve deixar de ser realizado porque mostra a cor que o cabelo vai abrir, a elasticidade do fio para aguentar a descoloração e também possível alergia que possa ter com os produtos utilizados.

Pra que esse teste seja eficaz é preciso que essa mecha teste com o produto químico seja feita em três mechas separadas: uma do fundo do cabelo, uma no topo do cabelo e uma atrás da orelha;

Teste de Cabelo – Prova de Toque

A prova de toque não é menos importante porque é feita no antebraço. Porém, esse teste caracteriza provável alergia quanto a química a ser utilizada. E se der um resultado positivo nesse teste então deve-se evitar fazer a química.

A prova de toque deve ser feita também antes das colorações, isso já vem bem colocado na embalagem das caixas de tintura e deve ser compreendida como um teste obrigatório anti-alergias.

Pior que fazer todos esses testes é saber que vai precisar fazer o teste de paciência, caso seu cabelo não passe em nenhum desses testes. Daí não tem jeito, o cabelo está elástico, quebradiço, abriu alaranjado, está poroso, pare… pare tudo agora mesmo, trate o cabelo e volte a pensar na química depois do cabelo tratado.

4 Testes de Cabelo que Você deve Fazer
5 (100%) 1 Voto

Técnica para cachear cabelos
Wella Blondor Pó Descolorante: Como funciona, Como Usar, Antes Depois
Compartilhar
Lucy Viana

Lucy Viana, Blogueira, apaixonada por cabelos! Editora de conteúdo - SEO - Tecnóloga em marketing - Campinas / Brasil - www.produtinhosnocabelo.com.br

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

6 horas atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

12 horas atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás