4 Testes de Cabelo que Você nunca deve Deixar de Fazer
Quem pretende fazer química tem que saber que existem vários testes de cabelo, para a segurança do procedimento. Estamos falando de colorações, descolorações e progressivas ou qualquer outro tipo de redução de volume.
Normalmente são testes feitos por profissionais, em salões de beleza. Entretanto, ainda tem quem reclame que o profissional não faz esses testes por não ser necessário naquele momento, e por isso, que vamos te informar qual é a importância deles para cada química.
Cada teste feito no cabelo tem uma importância conforme o resultado. Dependendo do que o cabelo “mostrar” Você pode optar por fazer ou não fazer à química. Com isso pode evitar que o cabelo fique alaranjado, emborrachado ou mesmo quebre na sua frente sem ter o que fazer, ou tem a certeza que será um procedimento proveitoso e com resultado maravilhoso.
Você precisa saber: Sempre falamos da importância dos testes de cabelo, porém, ainda que conheça cada um deles, é o profissional que deve fazê-los antes do procedimento, e você pode pedir por isso caso ele não se ofereça para fazer os testes.
Testes de Cabelo – O teste da Porosidade
Esse teste você pode fazer em casa. Vai ajudar muito a entender a tal da porosidade e como seu cabelo precisa, ou não, de tratamento específico para esses danos.
Pra fazer o teste você vai precisar de:
- 1 copo com água em temperatura ambiente;
Depois é só colocar o cabelo no copo e aguardar 10 minutos; Lembrando que o cabelo deve estar limpo; e livre de produtos finalizadores.
O cabelo pode flutuar cair no fundo do copo ou ficar no meio do copo. Pra cada resultado tem um significado.
- 1) Se o cabelo flutuar significa que seu cabelo está com baixa porosidade. Isso mostra que as cutículas não estão fissuradas e seu alinhamento se mantem com o tratamento que vem fazendo. O cabelo está bom;
- 2) Se o cabelo parar no meio do copo, então, isso caracteriza média porosidade (até porosidade natural), e que partes desse fio têm problemas e que esta faltando tratamento adequado. Significa que o cabelo precisa ser tratado;
- 3) Se o cabelo ficar no fundo do copo significa que o cabelo esta com porosidade alta e que esse cabelo tem danos e precisa ser tratado. Aqui já é um alerta para qualquer química que seja, trata o cabelo antes de fazer qualquer procedimento.
O teste de porosidade vai te ajudar a ver como esta seu cabelo, porém, não deve ser utilizado como único diagnóstico de fio. Já que o cabelo pode ter variações em partes e não estar totalmente ruim. Um fio não pode falar por 100% deles;
Testes de Cabelo – O teste de Resistência
O teste de resistência é muito importante para cabelos finos, frágeis e que passam por químicas de colorações constantes. É o teste que mais aponta o dano em fissuras e que pode partir o cabelo.
Embora seja simples fazer o teste, se não pegar a parte do cabelo que precisa ser inspecionada não vai ter certeza sobre o seu resultado.
Embora os testes tragam essa incongruência de fatores que determinam se o cabelo esta totalmente ruim, em parte, nos alerta sobre danos que não temos consciência.
Pra fazer o teste é só pegar um fio da parte de cima do cabelo, e puxar com os indicadores um contra o outro. A força do fio será mostrada diante da tração feita, e saberá se esta firme, resistente ou quebrando facilmente;
Testes de Cabelo – O teste de Mecha
O teste de mecha é o mais indicado para qualquer tipo de química; ele mostra imediatamente o que a química fará no fio a partir que seja aplicada.
Embora seja tão simples e obrigatório o teste ninguém faz. Isso porque você precisa da mistura da química pronta para então fazer o teste de mecha, seja a coloração, descoloração ou qualquer outro alisamento, é o produto pronto, ou misturado, que deve testar no fio.
Esse teste não só mostra a incompatibilidade de químicas, como também é eficaz pra mostrar a cor que seu cabelo pode abrir, ou fechar com determinadas colorações. No caso de descolorações, por exemplo, esse teste não deve deixar de ser realizado porque mostra a cor que o cabelo vai abrir, a elasticidade do fio para aguentar a descoloração e também possível alergia que possa ter com os produtos utilizados.
Pra que esse teste seja eficaz é preciso que essa mecha teste com o produto químico seja feita em três mechas separadas: uma do fundo do cabelo, uma no topo do cabelo e uma atrás da orelha;
Teste de Cabelo – Prova de Toque
A prova de toque não é menos importante porque é feita no antebraço. Porém, esse teste caracteriza provável alergia quanto a química a ser utilizada. E se der um resultado positivo nesse teste então deve-se evitar fazer a química.
A prova de toque deve ser feita também antes das colorações, isso já vem bem colocado na embalagem das caixas de tintura e deve ser compreendida como um teste obrigatório anti-alergias.
Pior que fazer todos esses testes é saber que vai precisar fazer o teste de paciência, caso seu cabelo não passe em nenhum desses testes. Daí não tem jeito, o cabelo está elástico, quebradiço, abriu alaranjado, está poroso, pare… pare tudo agora mesmo, trate o cabelo e volte a pensar na química depois do cabelo tratado.