Tipo efeito sanfona – Fuja do emagrece e engorda

Tipo efeito sanfona – como fugir do eterno emagrece e engorda

Tipo efeito sanfona
Tipo efeito sanfona – Fuja do emagrece e engorda

Um dos maiores pesadelos de quem quer emagrecer é o tipo efeito sanfona, que ocorre quando as pessoas não mantem uma dieta equilibrada e estão constantemente emagrecendo e engordando.

O que acontece é o seguinte: a pessoa chega ao peso desejado, fica feliz e acha que pode se compensar por toda a dieta que fez, comendo tudo o que tem vontade, depois começa a ganhar peso, fica assustada e volta a fazer dieta para tentar emagrecer. Nesse processo quem sai prejudicada é a pele que estica e volta e fica flácida.

Porque ocorre o tipo efeito sanfona?

O tipo efeito sanfona acontece quando uma pessoa emagrece e engorda repetidamente, e geralmente quando engorda, fica mais pesada do que quando começou a dieta.

O tipo efeito sanfona está relacionado a dietas radicais que prometem grande perda de peso rapidamente. Esse tipo de dietas não permite perder peso aos pouco e as que as fazem não percebem a importância de habituar o organismo à perda de peso com saúde. Os resultados dessas dietas são a perda de peso muito rápida e ganho de peso logo em seguida, pois as pessoas não reeducam os hábitos alimentares para ter uma alimentação saudável em longo prazo.

Profissionais da área da nutrição não concordam com esse tipo de dietas rígidas são um perigo para a saúde, pois os resultados em curto prazo afetam o sistema imunológico e deixam o organismo mais frágil a possíveis infecções.

Como acontece o tipo efeito sanfona?

Desde que somos crianças as cédulas de gordura começam a se formar. Quando comemos muito e alimentos ricos em gorduras, essas cédulas incham e começam a se dividir e permanecem sempre em nosso corpo. Assim quando perdemos peso de forma desequilibrada, o cérebro envia sinais de ameaça ao organismo, que começa a queimar calorias mais lentamente e o organismo armazena as células e volta a engordar.

É dessa forma que ocorre o tipo efeito sanfona, logo depois de uma dieta rígida, se você não continuar tendo uma alimentação saudável, rica em nutrientes e proteínas que o corpo precisa, seu próprio organismo vai voltar a armazenar gordura.  E segundo alguns especialistas, em alguns casos, o efeito sanfona pode ser inevitável.

Como fugir do tipo efeito sanfona?

Fazer dietas rígidas não fazer bem para a saúde e além disso, faz com que o organismo crie alguma resistência para perder peso com o passar do tempo.

Para evitar o efeito sanfona, reeduque sua alimentação em vez de fazer dietas que comprometem sua saúde e oferecem um resultado imediato. As dietas devem dar um tempo para seu organismo se adapte e devem ser saudáveis.  Por isso a reeducação alimentar é a forma mais aconselhada para emagrecer fortalecendo o sistema imunológico e não passando fome.

Emagrecer em longo prazo é mais saudável e reduz a possibilidade de possíveis efeitos sanfonas. É duro, mas o corpo precisa de 2 a 3 anos para “abandonar” os padrões anteriores e não voltar a engordar.

Como fazer um plano de dieta?

Para ajudar o organismo a se adaptar com a nova alimentação e não voltar a ganhar peso é indispensável fazer algumas mudanças que ajudam a controlar o organismo, para quem ele não sentir falta das calorias perdidas. Algumas dessas mudanças são:

  • Diminuir lentamente as calorias diárias;

  • Estipular horários certos para as refeições;

  • Adicionar verduras e legumes para ter uma alimentação saudável;

  • Não se privar de doces e gulosinas e estipule um dia da semana para comer chocolate, sorvete, ou o que você mais gostar com moderação;

  • Evitar excesso de sal;

  • Consumir 2 litros de água por dia;

  • Mastigar bem os alimentos;

  • Jamais tomar remédios para emagrecer rápido;

  • Substituir o refrigerante e as bebidas alcoólicas por água, sucos e chás;

  • Fazer atividades físicas.

Assuma a responsabilidade

As mudanças na alimentação deve ser para sempre e não apena para a próxima festa ou evento social. Seja responsável por suas atitudes.

Se você quer emagrecer, não espere pela próxima segunda feira ou pelo próximo mês, pois esse pensamento vai se arrastando e você nunca começa sua reeducação alimentar. Seja responsável e comece hoje mesmo seu processo de emagrecimento.

Não se dê desculpas

Se você guarda comidas calóricas no escritório ou em casa, será mais difícil resistir à tentação. Se realmente quer emagrecer não compre mais estes alimentos. Claro que você pode comer doces e outras coisas que goste mais apenas uma vez por semana. Escolha um dia para comer lago que você gosta e relaxe, isso não vai fazer você ganhar peso.

A reeducação alimentar é um caminho é longo, mas é a maneira saudável para quem quer emagrecer sem sofrer o efeito sanfona. Se você quer emagrecer e continuar com seu peso alcançado, fugindo do efeito sanfona, tenha em mente que emagrecer não acontece do dia para a noite e mantenha-se focada.

Tipo efeito sanfona – Fuja do emagrece e engorda
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.