Checklist de Convidados de Casamento

Lista de Convidados

Lista de Convidados

Um dos dilemas que todas as mulheres passam em determinado momento da vida, é a lista de convidados para o Casamento, por isso, nós do Patricinha Esperta, separamos algumas dicas que fazem toda a diferença no momento de preparar a lista, sem precisar que isso cause dor de cabeça na noiva.

Saiba como começar!

É importante ter um foco. Só dessa maneira você poderá organizar a lista de convidados. A partir da lista é que você poderá escolher o resto, como o local da festa, ou a quantidade de bebida que você vai precisar.

Assim como qualquer lista, é preciso que você saiba quem precisará estar e quem pode ficar de fora. Comece por aquelas pessoas que são mais chegadas ao casal. Logo depois você deve considerar os seus parentes e os do seu noivo. Mas existe um detalhe que precisa ser cuidado, algumas famílias são grandes demais, e isso pode deixar causar magoa naqueles que não forem convidados.

Apostem em fazer uma triagem, das pessoas que realmente convivem com vocês, para que dessa forma não falte ninguém. Você pode dividir a lista por famílias, por ordem alfabética, ou por “departamentos”, por exemplo, as pessoas do trabalho, os parentes mais próximos e os mais distantes.

lista de convidados de casamento

Orçamento x número de pessoas

O momento de seu casamento não deve ser o momento dos outros, e é isso que você precisa ter em mente na hora de fazer a lista. Organizar-se conforme o que você tem para investir na festa é a melhor forma. Por isso, nada de ultrapassar limites e ficar anos pagando, somente porque não quis deixar de convidar algumas pessoas.

Convide o número de pessoas que caiba em seu orçamento. Se o tempo for passando e você perceber que os gastos com outras coisas será menor, então você poderá acrescentar algumas pessoas, caso contrário, nada de ter dó de cortar alguns, para que o seu orçamento não seja estourado.

Evite os erros!

O casamento é de vocês, por isso a lista deve ser uma só. Se você fizer uma e seu noivo outra, provavelmente no final disso ela estará muito grande e vocês precisarão cortar algumas pessoas. Por isso, vale a pena não errar e dedicar algumas horas para que a lista seja feita em conjunto.

Outro detalhe que pode ser considerado erro no meio de uma lista, é convidar pessoas apenas porque vocês se sentem obrigados a isso. Uma festa de casamento é um momento feliz, e vocês não devem estar perto de pessoas somente por obrigação. Convidem somente quem vocês realmente querem.

Quando é o momento de começar a lista?

Tudo é importante quando planejamos a festa de casamento, mas a lista é o principal. Por isso, não deixe para fazê-la por último. Ela precisará ser a primeira coisa a ser feita, porque é a partir dela que você poderá planejar o resto da festa, já que tudo depende do número de pessoas que você convidará.

Tanto a alimentação, as bebidas, o local, a igreja, exatamente até para a igreja é necessário que você saiba o número de pessoas, porque só assim você poderá saber se é uma igreja grande ou pequena que será preciso.

Cronograma de casamento

17 melhores ideias sobre Casamentos no Pinterest | Buquês …

Encontre e salve ideias sobre Casamentos no Pinterest, o catálogo mundial de ideias. | Veja mais sobre Buquês, Casamento dos sonhos e Buquês de flores do  …

Quem pode opinar na lista?

Lista de Convidados

Lista de Convidados

Primeiro vocês precisam ter a consciência que o casamento é de vocês. Deixar que todas as pessoas da família possam opinar na lista de casamento só irá tomar tempo e criar confusão.

Inclusive, sabemos que alguns casais optam por ter a opinião dos pais, mas é preciso cuidado, porque eles podem querer convidar muitas pessoas que não fazem parte do ciclo de convivência do casal.

Vocês podem sim, ser educados e considerar que eles possam convidar alguns amigos deles, mas lembrem-se de que a festa é de vocês, e as pessoas que estarão lá precisam ser especiais para o casal.

Como cortar convidados?

Esse detalhe faz toda a diferença, porque a maioria dos casais sente pena no momento dessa escolha. Por isso, é preciso saber exatamente o que vocês desejam. Se for fazer uma festa para que vocês possam estar perto de quem faz bem, ou se é fazer uma festa estilo “glamour” e convidar todo mundo.

Para cortar convidados, é preciso que exista um critério, e esse é o mais simples possível, convidar somente as pessoas que realmente fazem parte da vida do casal, e que são realmente importantes. Caso contrário, não existe a necessidade.

E se a família do noivo estiver pagando a festa?

Por vezes pode ocorrer de, quando a família do noivo está pagando a festa, ela acreditar que pode convidar mais pessoas.

Mas isso precisa ser conversado e determinado entre todos vocês. Eles têm o direito de convidar algumas pessoas do circulo de amizade deles, mas isso não quer dizer que a festa deverá ser deles. Quem precisa estar na festa são os convidados do casal.

Explique aos convidados quem pode ou não ir!

Você não tem a obrigação de convidar todas as pessoas. Isso quer dizer que se existe um parente seu que acredita que pode levar um amigo, ou uma menina que está ficando, é preciso explicar que não existe espaço e nem orçamento para isso. Mas tome cuidado com as palavras para não ofender as pessoas.

Convidados do ambiente de trabalho!

Esse é o momento de tomar decisões quanto à lista de casamento. As pessoas sempre ficam na dúvida se convidam os colegas de trabalho ou não.

A nossa dica é bem simples, para não ficar apertada no orçamento convidando pessoas que não precisa, opte por incluir na lista colegas de trabalho que realmente o casal tem um convívio verdadeiro fora do ambiente de trabalho. Aquelas pessoas que se tornaram amigas do casal devem estar na lista. Caso contrário, não existe problema algum em você abrir mão de alguns colegas de trabalho.

Peça para confirmar presença!

Isso ajudará para que você saiba o número de pessoas que estará certo na festa, aqueles que estão em dúvidas e aqueles que realmente não poderão ir. Isso evitará gastos desnecessários. Isso não quer dizer que você precisa fazer a festa somente com o número de convidados que confirmar.

Se você convidou um determinado número de pessoas, e nem todos confirmaram a presença, é preciso estar preparada. Faça conforme o número de pessoas que confirmaram e deixe uma pequena folga para os que podem acabar aparecendo sem ter confirmado a presença.

Checklist de Convidados de Casamento
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Aprender a se Amar primeiro
Abra a mente - Leia!
Tags: , , , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.