Você sabia que Yoga Emagrece?
Dentre todas as várias atividades que podem ser feitas para ajudar a eliminar aqueles quilinhos indesejados, como corrida, natação, academia, caminhada, etc. a Yoga passa a fazer parte dessa lista também. Para quem não sabe, essa prática indiana, praticada a mais de 5 mil anos é uma atividade excelente para queimar calorias, é verdade, yoga emagrece e ainda controla a ansiedade, essa que atormenta muitas mulheres provocando má alimentação além de exageros.
Com todos os benefícios que a yoga oferece, e todos os estudos já envolvidos e desenvolvidos por médicos, professores, cientistas e praticantes de Yoga, a prática regula a produção de hormônios e estimula o metabolismo. Segundo uma professora da Universidade de Yoga em São Paulo, Fernanda Neis, as posições realizadas fazem como se fosse uma espécie de massagem na tireóide, e essa estimulação provoca o emagrecimento, portanto pode-se dizer que yoga emagrece.
Em estilos de Yoga mais vigorosos a queima de calorias é sensacional. Calcula-se que em uma hora de Power yoga, 500 calorias são queimadas, o que é semelhante a uma hora de aula de step bem puxada com alunas avançadas. Já estilos como a Hatha Yoga, mais suave, a queima de calorias pode chegar a cerca de 225, então yoga emagrece.
Autocontrole
A prática de Yoga atribui uma perda de peso maior, devido a parte do controle emocional. A atividade ajuda no controle a ansiedade e deixa as refeições mais equilibradas, sem descontrole nos doces, chocolates ou qualquer outra gula que são comuns em pessoas mais estressadas pela correria do dia a dia.
Várias mulheres que já iniciaram a prática, mesmo que só alguns dias na semana, conseguiram eliminar alguns quilos pela melhora e diminuição que houve com os níveis de ansiedade. Para quem procura disciplina em relação à alimentação, a Yoga emagrece e é indicada para ajudar a controlar essa impulsividade. Quem costuma procurar prazer na comida, pode continuar a sentir, mas sem exageros e nesse ponto a prática ajuda muito a comer apenas o necessário para não sentir fome mais. Sem contar o tônus muscular que a ioga proporciona, deixando o corpo mais durinho e bonito.
Controle da ansiedade
Comer sem fome, quem nunca? Isso pode ser ansiedade, compulsão, e várias outras coisas. Com a rotina, correrias do dia a dia, agenda lotada, e excesso de atividades isso pode levar a uma insatisfação, que muitas vezes é descontada na hora da alimentação. E não adianta de nada manter uma rotina regrada de exercícios e atividades físicas e depois comer feito uma louca.
Por exemplo, uma hora de caminhada regrada queima cerca de 350 calorias, e para repor basta uma fatia de torta com um pouco de creme para perder todo o exercício. Segundo alguns especialistas, praticar exercícios muito intensos pode causar uma agitação mental ainda maior, portanto a ginástica ajuda a emagrecer, queimar calorias, mas controlar a ansiedade também é fundamental e pode ser conseguido com atividades e exercícios mais introspectivos.
A prática da Yoga atua em um processo diferente do que se costuma trabalhar para emagrecimento, que além do corpo vai para uma mudança de atitude mental. A Yoga emagrece com a movimentação é continua, mantida e exige postura e respiração, isso faz com que a mente seja treinada também, controlando a disciplina e a concentração. Depois que esse controle é trabalho, a mudança de hábitos fica muito mais fácil, inclusive as mudanças de hábitos alimentares.
Vencer obstáculos
Sabe-se que as posições praticadas na Yoga emagrece e não são tão fáceis de reproduzir, mas essas dificuldades se assemelham as situações do dia a dia. Em cada posição, sempre que surge alguma dificuldade, como por exemplo, ficar em pé numa perna só, os praticantes ou alunos são orientados a manter a respiração fluindo sempre normalmente. Se compararmos os problemas da vida com essa orientação de manter sempre a respiração ao invés de travá-la, o que aumenta a ansiedade, mantê-la suave, lenta e profunda, ajuda a esfriar a mente e acalmar os nervos.
Todo praticante de Yoga aprende a encarar a vida e enfrentar os desafios de forma bem mais leve e mais estimulante, ao invés de apenas ficar reclamando e se lamentando pela vida, que é o que a maioria das pessoas faz ao ser colocado contra a parede em qualquer situação.
Entenda algumas das maiores dúvidas sobre a prática:
A Yoga pode ser praticada por qualquer pessoa?
Sim, na verdade a pratica muitas vezes é considerada um estado de consciência, e não apenas postura física. Isso qualquer pessoa pode fazer, sem limite de idade, até porque não são só as posturas que são necessárias para estar praticando para Yoga emagrece.
Ajuda na qualidade de vida?
Além de diminuir a ansiedade, também melhora muito o ânimo, promovendo diversos benefícios físicos como menos dores no corpo, aumento de força, mobilidade, flexibilidade, alongamento, etc.
Sentir dores durante a prática
É comum, mas nesse ponto é preciso tomar cuidado, principalmente se forem durante a prática dos exercícios. Durante a prática, se surgirem dores é preciso diminuir a intensidade, para não causar nenhuma lesão séria. Com dores que aparecem depois dos exercícios e persiste por 24 horas, isso é comum e está relacionado ao esforço físico. Isso se dá devido ao gasto de energia e a eliminação dos resíduos.
Ajuda no emagrecimento
Como já mencionado várias vezes, com uma prática intensa e mantendo bem a alteração na freqüência cardíaca.
Pessoas acima do peso podem praticar Yoga?
Qualquer pessoa pode praticar estando acima ou não do peso. Os exercícios devem ser adaptados de acordo com a capacidade e limitação de cada pessoa. Por isso, visite um médico antes, faça exames caso seja necessário e se permitido as atividades podem ser iniciadas. Para quem pretende perder muito peso, yoga emagrece aliada com exercícios aeróbios, como bicicleta, caminhada, corrida, etc.
Combate a insônia
Existem diversas posições típicas que Yoga emagrece, como a Hatha Yoga, consideradas importantes e terapêuticas que minimizam a insônia.
Quem tem problemas respiratórios pode praticar?
Sim, toda a técnica de respiração praticada na Yoga é muito utilizada para reabilitar quem possui problemas respiratórios, pois ajudam a melhorar o processo de troca gasosa, eliminando o gás carbônico e equilibrando o ácido básico do corpo. Esse processo proporciona um bom relaxamento e fortalece os músculos do sistema respiratório, aumentando o aporte de oxigênio no organismo.