A Moda Crossfit

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

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A Moda Crossfit

O Crossfit é uma modalidade esportiva que vem conquistando cada vez mais gente nos últimos tempos. Uma malhação pesada aliada com exercícios cardiorrespiratórios intensos. Essa tal de moda Crossfit promete diminuir peso e ganho de massa em pouquíssimo tempo.

A melhora da flexibilidade e o aumento da energia para realizar as tarefas do cotidiano são outros benefícios da modalidade. Quer saber mais sobre o Crossfit? Confira aqui!

Quem pode praticar o Crossfit?

A grande maioria das pessoas está liberada para praticar o treino. Porém, uma avaliação médica prévia, garantindo que a saúde vai bem é recomendável. Por ser uma modalidade com bastante impacto e alta intensidade dos exercícios qualquer problema pode se agravar com a prática do exercício.

O Crossfit exige bastante do atleta e deve ser praticado em média duas vezes por semana para que não haja uma sobrecarga do sistema respiratório nem das articulações e músculos.

Quais os principais benefícios?

Um alto ganho muscular aliado a um extremo gasto calórico fazem com o  Crossfit seja um grande aliado na redução de peso. Diversos artistas como Bruna Marquezine e Reinaldo Gianecchini praticam o Crossfit para manter o corpo em plena forma. Além de aumentar a resistência muscular, a série de exercícios também aumenta a flexibilidade e o equilíbrio. Como toda prática de exercícios, a liberação de hormônios como a serotonina e a dopamina também garantem a sensação de bem estar e bom humor após o treino.

Além de uma rápida perda de peso, já que os exercícios gastam muitas calorias a cada sessão, os exercícios do Crossfit ajudam a manter a saúde do coração e de todo o sistema respiratório. O uso de diversos exercícios funcionais durante o treino também melhoram a qualidade muscular e a força das articulações de braços e joelhos. O aumento da força muscular garante que, no futuro, ossos tenham uma base forte e dores de coluna, por exemplo, quase não existam.

Aliando força a execução de movimentos do treinamento funcional, os exercícios abrangem todas as áreas do corpo. Entre os exercícios funcionais mais utilizados na modalidade estão o levantamento, agachamento e arremesso. Os exercícios funcionais imitam atividades realizadas cotidianamente e, na modalidade, são realizados com muito mais intensidade. Os agachamentos simples (sem o levantamento de peso combinado) e exercícios de solo são a base da sequência da modalidade.

Criado no começo dos anos 2000 nos Estados Unidos, o Crossfit logo se tornou o preferido para quem buscava resultados rápidos e com eficiência.

A preocupação com a saúde do sistemas respiratório e circulatório também ajudou com que a modalidade alcançasse tanto sucesso.

Com uma evolução bem definida na execução das séries os exercícios começam com uma sessão leve de cardio, em que exercícios como pular corda ou salto são realizados durante alguns minutos. Uma sequência de alongamentos ajuda com que os músculos sejam preparados para a alta carga de exercícios que acontecem a seguir.

Nessa fase, técnicas para a Libertação Miofascial, que é o relaxamento completo dos grupos musculares, são utilizadas também como alongamento. Trabalhos de força são os próximos na lista que é seguida por uma sequência de exercícios variados, chamada de WOD, que dura de 5 a 35 minutos, dependendo da intensidade e do nível da turma que está praticando.

Essa série de exercícios inclui levantamentos de peso, agachamentos, arremessos e até subidas em corda.

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A aula é finalizada com uma nova sessão de alongamento, para garantir a diminuição de dores e traumas musculares que podem acontecer pela alta carga de exercícios.

Posso continuar com outras atividades como musculação ou natação enquanto pratico Crossfit?

Pode. Mas com muita moderação. O Crossfit é uma modalidade que exige muito da musculatura durante o treino. Se você quer continuar com a musculação, o ideal é diminuir a freqüência os treinos do Crossfit, para diminuir os riscos de lesão.

Com a natação a mesma coisa. Por outro lado, a atividade na água pode se tornar uma aliada para soltar a musculatura nos dias de descanso. O próprio programa de treinamento do Crossfit prevê um descanso de, no mínimo, dois dias a cada cinco de treino.

Caso o seu treino de natação seja mais intenso, como na musculação, o número de dias de Crossfit deve ser reduzido.

Quantos dias por semana devo treinar?

O programa oficial do Crossfit define que serão cinco dias de treinos e dois de descanso. Porém esse intervalo pode aumentar caso outra atividade física também seja praticada- como falamos agora há pouco. O ideal é que você converse com o seu treinador para que ele te auxilie a encontrar o melhor programa para os resultados que você quer atingir.

É importante lembrar que o começo deve ser sempre lento e os dias de treino podem aumentar conforme a resistência física permitir.

Quero emagrecer. O Crossfit funciona?

Funciona sim. Mas o mais importante é confirmar se a sua saúde está apta para praticar. Por isso passar por uma avaliação física antes de começar é tão importante. Se estiver tudo ok, o Crossfit será um grande aliado. O gasto calórico em cada aula de 40 minutos chega até 800 calorias. Além de ajudar a perder peso, a modalidade ainda define os músculos, sendo ideal para quem está em processo de perda de peso.

Aliado a uma alimentação balanceada e saudável, a moda Crossfit é uma das grandes armas para emagrecer em pouco tempo.

Todo mundo pode praticar essa moda Crossfit?

Pode. Com a devida orientação e com uma carga menor no início dos treinos, todas as pessoas podem fazer Crossfit. Mas é muito importante que as limitações de cada um sejam respeitadas e que o ritmo de treino cresça com a prática da modalidade. Para quem nunca praticou, uma sequência muito pesada de agachamentos e levantamentos de peso podem levar a sérias lesões nos joelhos e nos ombros. Com a orientação adequando o programa de treinamento vai sendo adaptado- e ficando cada vez mais intenso- conforme o aluno perde peso e ganha resistência respiratória e muscular.

O importante é ir com calma. Os resultados virão.

Em menos tempo do que você imagina.

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