in

Depilação com cera: Como fazer em casa?

Depilação com cera  Como fazer em casa 621x500 - Depilação com cera: Como fazer em casa?
Depilação com cera: Como fazer em casa?

Depilação é assunto mais do que feminino. Para as mulheres, depilação é tudo nessa vida, assim como escovar os dentes, se maquiar e hidratar o cabelo. E quando o pelo está bem crescido e você tem “aquele” compromisso importante, não tem jeito: faz a depilação com cera em casa mesmo.

O ideal é sempre procurar uma profissional para que a depilação não cause nenhum transtorno para a sua pele e para a sua saúde. Mas, quando o jeito é fazer em casa, a dica é cuidar de todos os detalhes, desde a hora da escolha da cera até o momento da aplicação e da retirada. E para te ajudar nessa jornada, separei as melhores dicas para você começar já com a depilação em casa!

Depilação com cera: Limpeza da pele

Para começar bem o processo de depilação, você deve tomar um banho com água morna para que os pelos da pele fiquem mais soltos, já que a água morna consegue abrir os poros. O banho também é bom para limpar a pele e retirar dela todos os resíduos de poluição, impurezas e também toxinas que podem prejudicar o processo depilatório.

Quando a pele está suja, o risco de contaminação de bactérias é muito maior, prejudicando o resultado e ainda colocando a sua saúde em risco. O bom da pele estar limpinha é que assim a cera fixa melhor e retira com mais facilidade o pelo, sem deixar pequenos pedaços na pele.

Depilação com cera: Loção pré-depilatória

É fundamental, antes da aplicação da cera, passar na pele, seja qual for a área a ser depilada, uma loção pré-depilatória, que ajudará a amenizar a dor e também a abrir os poros da pele, facilitando o processo de retirada do pelo.

Prefira produtos que tenham extrato de sálvia, que ajudam no processo de cicatrização, além de ajudarem a evitar inflamações na pele, depois da depilação.

loção pré depilatória 621x621 - Depilação com cera: Como fazer em casa?
loção pré-depilatória

Aonde encontrar loção pré-depilatória:

  1. Loção Pré-depilatória Limpa E Suaviza Depimiel 240ml
  2. Loção Pré-Depilatória c/ Extrato de Sálvia 120ml – Depilart
  3. Nupill Loção Pré Depilatória – 145ml
  4. Loção Pré-Depilatória Premium Verbena 500ml – Depilart
  5. Depilart Loção Pré-Depilatória – Extrato de sálvia – 120ml

Depilação com cera: A escolha do produto

Escolher o produto certo também faz parte do processo de depilação. Não tem como ter a pele protegida se não escolher um produto de boa qualidade que possa prejudicar a sua pele e também causar uma irritação ou um processo inflamatório. O bom é sempre escolher uma cera no mercado ou lojas de produtos de beleza específicos para o seu corpo e seu tipo de pele.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

O recomendado para a pele seca, por exemplo, é sempre tem uma cera com óleo ou mel na composição. Assim, ao puxar a cera, a pele não fica ressecada e nem sofre com rachaduras. Já quem é menos resistente a dor, o certo é usar cera branca.

Para peles sensíveis, o mais indicado é optar por ceras que contenham ativos calmantes. Como por exemplo: Lavanda, camomila e outras substâncias que “acalmam” a pele e minimizam as chances de irritação.

Se você é alérgica, verifique antes com o seu dermatologista qual o tipo de cera que você pode ou não usar, e quais substâncias são potencialmente alergênicas.

Cera quente ou fria?

Quem já usou as duas garante: a quente dói menos! Como o calor dilata os poros, a cera quente facilita a remoção dos pelo. Mas quando a cera quente é aplicada muitas vezes no mesmo lugar, ainda mais em uma pele mais sensível, como o buço, pode deixar a camada da pele mais flácida. Então, tente intercalar com a cera fria.

Tanto uma quanto a outra pedem hidratação depois da depilação e nenhuma vez a pele deve ficar exposta ao sol. Isso pode manchar a região e deixar a área depilada mais escura que o tom normal da pele.

O mais recomendado é usar sempre ceras que sejam industrializadas e não aquelas caseiras, que podem errar na dose e na composição e prejudicar a pele.

Precauções

Antes de começar a aplicar a cera em toda a pele da região a ser depilada, a dica é sempre testar em uma pequena área da pele antes de passar muita cera na pele toda.

Lembre-se que a cera é descartável, e se usada mais de uma vez, pode causar inflamação, infecção e proliferação de fungos na sua pele. A irritação, que deixa a pele um pouco vermelha, é normal. Aos poucos a pele vai amenizando a vermelhidão e tudo fica bem. Se houver coceira ou vermelhidão mais do que uma hora, é melhor procurar um médico.

Depilação com cera: Aplicação na pele

Na hora de aplicar a cera é preciso secar bem a pele sem deixar nenhum resquício de suor ou creme e, assim, terá melhor fixação. Se você for depilar com a folha ou faixa com cera, a indicação é aquecer o par com as mãos, por mais ou menos 30 segundos.

Depois disso você vai separar as folhas ou faixas e a cera estará pronta para ser aplicada na pele.

A regra básica é de que a cera precisa ser aplicada na direção de crescimento dos pelos, a partir de onde eles nascem, e isso vale para todas as partes do corpo a serem depiladas.

Mas o que acontece se, numa determinada área, os pelos crescem para os dois lados? Aí é preciso fazer uma aplicação em cada sentido. A remoção da folha é sempre feita na direção oposta ao crescimento do pelo.

Quando aplicar, uma folha de cada vez, pressione com a mão e puxe, de uma vez só! Isso envolve agilidade, caso contrário a dor será maior. Quanto mais rápido você puxar, mais os pelos vão demorar para crescer.

A dor é momentânea e não causa ardência alguma. Você pode reutilizar a folha enquanto tiver cera limpa. Depois, jogue o material no lixo orgânico.

Aqui vale ressaltar que não se pode aplicar a cera várias vezes no mesmo local, mesmo que restem alguns pelos, pois isso irrita e fragiliza a pele. Se sobrarem pelos após a depilação, basta removê-los com uma pinça.

Depilação com cera: Sente dor?

Quem sente muita dor na hora de depilar a pele com cera, deve procurar um produto que leve na fórmula óleo de jojoba e que a cera seja branca. Assim, a pele fica um pouco amortecida e a dor não é tão forte.

Depilação com cera: Pós-depilação

Depois da depilação, também é preciso cuidar da pele. O bacana é sempre passar um gel com chá verde ou macadâmia, que ajudam a amenizar a ardência. Pode-se utilizar, ainda, loções à base de camomila, lavanda, e calêndula, por exemplo, que são calmantes.

Você pode, também, passar um óleo removedor que ajuda a deixar a pele sem nenhum resíduo de cera.

Não se expor ao sol é regra, assim como evitar tecidos pesados e roupas apertadas que podem agredir a pele, o que é um problema, já que, estando sensível, ela pode manchar facilmente.

Para pele sensível:

No pós-depilatório evite o uso de óleos e hidratantes muito pesados para evitar a obstrução dos poros, assim como o uso de produtos que contenham ácidos e álcool, para não machucar a pele.

Dicas para áreas sensíveis

Nas áreas sensíveis, onde a pele é mais fina e vulnerável, como na virilha e no buço, por exemplo, é melhor escolher ceras específicas, como as brancas, que geram menos dor.

Além disso, não se pode esquecer de aplicar um bom protetor solar logo após o procedimento e evitar o sol nos dias seguintes porque a pele fica ainda mais vulnerável e o risco de manchá-la é enorme.

Para quem tem tendência a foliculite, bem como para quem tende a ficar com a pele irritada no pós-depilatório, existem várias pomadinhas, como as que contêm azuleno, que acalmam a pele.

Depilação com cera: Mitos e verdades!

Depilação com cera - Depilação com cera: Como fazer em casa?

A cera pode ser reutilizada?

Mito – É perigoso usar a cera quente mais de uma vez para depilar. Mesmo sendo na mesma mulher, especialistas não recomendam a reutilização da cera na depilação. E isso também vale para o palito de aplicação, as luvas e o lençol. Caso contrário, você poderá ter graves problemas de saúde como infecção e proliferação das bactérias presentes na pele, além do surgimento de doenças graves como o HPV.

A cera deixa a pele irritada e sensível?

Verdade – A depilação pode agredir a primeira camada de pele e pode provocar uma vermelhidão ou inchaço horas depois da depilação. Isso porque o calor provoca uma tração feita contra a pele na hora de tirar a camada de cera. Isso resulta em um processo inflamatório. E a cera se for muito quente, pode provocar até queimaduras. Então, cuidado para não aumentar muito a temperatura!

Cera quente deixa a pele manchada?

Verdade – Se a cera for puxada com muita força, pode agredir muito a pele que, como forma de autodefesa, produz mais melanina. O que resulta em manchas mais escuras nas regiões depiladas.

Dá para depilar sobrancelha e buço?

Verdade – As regiões podem, sim, ser depiladas com cera quente. E antes que você venha pensar que isso pode causar flacidez, atenção: a técnica não deixa a pele flácida. A flacidez facial é resultado do enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina e não pelos puxões da cera.

Depilação com cera dura mais que a lâmina?

Verdade – A técnica de remoção com cera dura mais que a lâmina. Apesar de ser mais dolorida, vale a pena porque tira o fio direto da raiz e dura mais tempo. Em média, duas a três semanas. Já a lâmina apenas corta o fio e dura entre 3 dias e uma semana.

Depilação com cera quente: Causa varizes?

Mito – A cera quente não é a causadora de varizes, que são de origem genética, só aparece pela incapacidade da veia de manter o fluxo sanguíneo contínuo. No entanto, quem tem tendência a ter vasinhos, deve sim evitar a cera quente porque o calor piora o quadro e deixa a pele mais sensível.

A cera quente encrava os pelos?

Verdade – Isso pode acontecer, sim! Os fios encravam porque ficam mais fracos e não conseguem romper a pele para crescer. Para isso não acontecer, a dica é fazer uma esfoliação semanal na região e um dia antes da depilação.

Aprendeu tudo sobre como depilar com cera em casa? Ficou com dúvidas? Tem alguma dica adicional? Me escreva!

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Pele Descascando no Inverno? 10 Dicas De Como Tratar, Evitar + Resenha

Pele Descascando no Inverno? 10 Dicas De Como Tratar, Evitar + Resenha

blank - Por que usar filtro solar no inverno?

Por que usar filtro solar no inverno?