5 Motivos Pra Usar Água Termal

Ela ainda não é muito popular por aqui e boa parte da população desconhece, mas quem anda atenta ao mundo dos cosméticos já deve ter percebido que a água termal tá com tudo! E razões pra isso não faltam, já que ela é mesmo poderosa!

Mas o que essa água tem de tão especial? Bom, a água termal possui uma composição diferenciada que garante os seus poderes, já que é riquíssima em sais minerais e outras substâncias igualmente benéficas para a pele. Outro fator importante é que ela contém uma quantidade menor de sódio, sendo mais rica em minerais preciosos para a pele, como o cálcio, o selênio e o manganês, por exemplo. Então, não, a água termal não é uma água qualquer e não é igual a água mineral.

AguaTermal2

Via de regra, ela vem em embalagens de spray pra ser borrifada sobre a pele ao longo do dia ou em situações específicas. Existem ainda os cosméticos enriquecidos com água termal, como alguns cremes faciais e loções hidratantes de ação calmante. O mais legal é que, apesar de poderosa, não existe limite de uso, sabe? Pode usar como quiser, quando quiser e quantas vezes quiser pois ela só faz bem! E isso vale pro rosto, pro corpo e até pro cabelo! Sim, a água termal também pode ser usada no cabelo e o resultado é bem bom, mas explico isso já!

Mas as águas termais não são todas iguais, pois tudo depende do solo da região de onde ela foi tirada, por isso é importante pesquisar e olhar o rótulo com cuidado pra comprar uma que se adeque as suas necessidades.

Vamos conferir as várias funções da água termal?

1. A Água Termal Acalma a Pele!

Pra mim o melhor benefício da água termal é que ela acalma a pele. Sofro muito com o sol, que aqui na Bahia é forte, e acabo com brotoejas, e quando isso acontece só a água termal alivia, sabe? Fora isso, se a pele queima demais, se irrita com alguma coisa, como a depilação ou o uso do ácido, ela resolve na hora. É, a água termal é um santo remédio tanto pra acalmar a pele irritada como para reduzir a vermelhidão, e isso acontece porque ela possui uma composição rica em ativos antioxidantes e em minerais que ajudam a equilibrar o pH da pele e reduzir o processo inflamatório.

Outra coisa bacana é que a água termal mantém a pele  protegida da poluição, dentre muitas outras coisas, ajudando a nutrir e proteger a pele dos agentes externos que a prejudicam, e quanto mais rica em sílica, melhor sua ação nesse sentido.

2. A Água Termal Mantém a Pele Fresca

Como é rica em minerais, oligoelementos e antioxidantes, a água termal é ótima pra refrescar a pele, e faz isso melhor que a água comum, justamente pela maior quantidade de ativos benéficos. Assim, vale aplicar a água termal sempre que sentir a pele “esquentar” ou o calor tomar conta, pois sua ação é imediata. Pode, ainda, ser usada de maneira preventiva, e o ideal seria aplicá-la na pele de duas a três vezes ao dia, pelo menos, pois assim os seus benefícios são maiores. Eu aplico sempre que lembro, porque no calor que faz aqui ela é um bálsamo!

Agua-Termal-La-Roche-Posay

3.  A Água Termal Repõe Minerais

A água termal é excelente pra revitalizar a pele, já que é rica em minerais variados, sobretudo ferro, zinco, ferro, magnésio e cálcio. Como perdemos muitos minerais com o suor ao longo do dia, a pele sofre e a reposição é necessária. Essa reposição deve ser feita por via oral, com líquidos e isotônicos, e também externamente, com a água termal, o que garante que a pele não fique desvitalizada,  não fique sem aquele viço de “pele saudável” que a gente  tanto gosta e quer. Basta dar uma borrifadinha que a pele agradece!

4. A Água Termal Ajuda a Hidratar a Pele!

Quem tem pele oleosa e resiste a hidratantes, já que eles, mesmo os que se dizem oil free, tendem a pesar na pele e deixá-la brilhosa. Por ser rica em nutrientes, ela garante a hidratação parcialmente, mas isso só vale para as meninas de peles oleosas, já que nas meninas de pele seca o efeito pode ser insuficiente pra garantir que a pele fique hidratada, pois esse tipo de pele possui necessidades diferentes, que incluem um hidratante mais concentrado!

5. A Água Termal Possui Ação Cicatrizante

Um dos grandes benefícios da água termal é, com certeza, sua ação cicatrizante! Isso ajuda muito, por exemplo, quem tem pele sensível e dificuldade de cicatrização. Essa ação deve-se a presença alta de alguns minerais, como o zinco e o enxofre,que agem ativamente na reparação dos tecidos. É por esse motivo que as meninas que têm problemas como eczema, psoríase ou rosácea usam e se beneficiam tanto da água termal, pois ela cicatriza, hidrata e acalma a pele, contribuindo para a sua melhora.

Outra coisa que é bom lembrar é que a água termal é ótima no pós peeling, após o uso do laser, após a limpeza de pele e em qualquer tratamento em que a pele passe por renovação celular ou seja, mesmo que de forma suave, agredida.  Quem usa ácidos, sobretudo o ácido retinóico, também se beneficia muito, aliás, qualquer tipo de pele mais sensível, vez que ajuda na regeneração das defesas da pele, auxiliando na sua revitalização e proporcionando benefícios extras, como hidratação e ação calmante, coisa que toda pele sensibilizada precisa. No mais, como ajuda a proteger a pele dos agentes externos, acaba sendo ainda mais benéfica.

Muita gente diz que é frescura, e minha vive dizendo que eu sou surtada de pagar tanto num “potinho” de água, mas pra mim faz toda diferença, tanto por causa da brotoeja quanto porque uso muito ácido e acabo com a pele sensível.

Gosto de usar também no cabelo, antes de escovar ou pranchas, pois assim os minerais são “selados” nos fios e o cabelo se beneficia bem mais, ficando mais forte, saudável e brilhoso.

 

Saiba Mais