Cabelo Fitness

O que é um cabelo fitness?

Cabelo Fitness

Cabelo Fitness

O cabelo fitness são aqueles das mulheres que cuidam do corpo, mente e alma. Que malham todos os dias, e ainda assim precisam de cabelos lindos, com brilho, maciez e pontas perfeitas, afinal, eles ficam suados, oleosos e muito presos.

Para muitas, principalmente para aquelas que usam o alisamento, o receio de malhar se deve ao fato de ter que lavá-los após os exercícios, pois além do ressecamento, a duração do alisamento dura muito menos.

Muitas também querem evitar lavar os cabelos todos os dias, no entanto você não precisa deixar de cuidar da sua saúde e do seu corpo por causa dos cabelos. Com os cuidados certos, dá para malhar, manter a forma e continuar com os cabelos lindos.

Para evitar a lavagem todos os dias, pode-se usar o shampoo seco em dias alternados da lavagem com água.

Como usar o cabelo fitness?

A faixa é uma grande aliada, é como um arco fino, só que de tecido, e você pode usar uma ou duas tiras. Ela ajuda a segurar as franjas e evita que aqueles cabelinhos novos caiam em seus olhos ou grudem em suas testas. Pode ser usada em cabelos soltos ou presos.

O boné também é uma linda opção, que mantém as madeixas no lugar e para aquelas que gostam do rabo de cavalo, podem usar a própria abertura do boné para prender o cabelo na parte de trás.

Outra boa opção é a faixa atoalhada, muito usada na yoga. Ela absorve o suor e deixa os cabelos bem arrumados por serem faixas mais grossas. O tecido em algodão também ajuda, pois deixa os cabelos e a pele respirarem, evitando o acúmulo de umidade no couro cabeludo. Boa também para aqueles fios mais curtos que tendem a ficar rebeldes e escapando do penteado.

Não esqueçamos das famosas calcinhas, que são aqueles elásticos revestidos por tecidos que podemos usar para fazer rabos de cavalo ou até coques. São coloridos, lisos ou com estampas, ideais para academia. Fáceis de lavar, secam rapidamente e não quebram as madeixas.

Como é feita a higienização do cabelo fitness no verão?

O importante após a malhação é uma lavagem caprichada, retirando a oleosidade do couro cabeludo e o suor, pois o sal presente neste, aliado à sujeira, faz aparecer o temido frizz nos cabelos, deixam os cabelos ressecados e sem brilho. Importante ressaltar na escolha dos produtos certos para lavagem, escolhendo os tipos certos e de boa qualidade para não agredir os fios.

A hidratação é de extrema importância para manter a maciez, o brilho e fortalecer as madeixas. Para tal são indicados os cremes que tenham em sua fórmula o pantenol, o silicone e as proteínas em geral.

Por que as proteínas? Nosso corpo é formado por aminoácidos, que nada mais são do que as estruturas que formam as cadeias proteicas. Então, essas proteínas precisam ser repostas, inclusive nos cabelos.

Nos cabelos com química, seja alisamento, tintura, permanente ou outras, a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Para aquelas que ainda têm os cabelos naturais, esse processo pode ser feito de 15 em 15 dias.

Cabelo fitness precisa de máscara Whey Protein?

Sim, o cabelo fitness precisa de máscara de tratamento para manter a hidratação capilar, pois como citamos anteriormente, nos processos químicos, seja nas secagens, babyliss, alisamentos, pranchas e também na malhação, os cabelos perdem proteínas e, a não ser no caso de alergia a leite de vaca, as que malham podem usar a Whey Protein, que é feita a partir da proteína do soro de leite e irá repor essa proteína perdida.

Quando malhamos, perdemos proteínas, e precisamos dela para reparar as microlesões musculares, tornando os músculos mais fortes e maiores. O mesmo se aplica aos cabelos, pois a proteína nutre e mantém nossos órgãos e tecidos fortes, e será o combustível para recompor as fibras capilares.

Quando é preciso soltar o cabelo fitness?

Cabelo Fitness

Cabelo Fitness

Para malhar, nem os cabelos médios e curtos fogem de ser presos, nem que seja com faixas e bonés. E os longos devem ser presos com rabos de cavalo ou coques altos, até mesmo para evitar seu contato com o suor da nuca e das costas.

Antes de começar os exercícios, proteja os fios com creme para pentear misturado com óleo vegetal, que protege dos efeitos do sal do suor, e o óleo preserva os cabelos, já que por sua ação antioxidante, evita que os fios ressequem.

Assim que acabar os exercícios, é bom logo soltá-los para que eles comecem o processo de secagem se você demorar ainda um pouco para fazer a lavagem.

O ideal é lavar o mais depressa possível e depois deixá-los soltos para que sequem por completo e para que o couro cabeludo possa refrescar e secar completamente, evitando assim, oleosidade excessiva e quebra dos fios.

Quando é preciso cortar o cabelo fitness?

O corte de cabelo é necessário por decisão individual, ou seja, quando você quer mudar seu visual, ou quando as pontas estão ressecadas demais e atrapalhando o crescimento natural do cabelo. Ou quando ele começa a ficar desajeitado e fora do corte que você deseja. As pontas são sempre de importância acertar, para que o visual permaneça bonito e o cabelo ganhe força.

Uma ideia para cabelos longos, seria a nuca batida por baixo de um cabelo longo, que deixam lindo qualquer coque ou rabo de cavalo, e é ótimo para quem malha, porque confere um look diferente e refresca a nuca.

Quais os cuidados básicos com o cabelo fitness diariamente?

Lavar cuidadosamente após os exercícios, tirando o excesso de suor, pois o sal danifica os cabelos e removendo toda a oleosidade produzida pela perda de gordura que se acumula no couro cabeludo.

Use cremes para pentear antes de prender os cabelos, e nunca prenda quando ainda estiverem molhados. Se não conseguir esperar secar por conta do calorão do verão, então use um secador, mas mantenha o calor do secador afastado do seu cabelo, para não agredir ainda mais os fios.

Prenda-os antes do exercício cuidadosamente usando elásticos e prendedores forrados para não quebrar os fios. De preferência com coques ou rabo de cavalo no topo da cabeça para que as pontas não entrem em contato com o suor da nuca e das costas.

Com os cuidados certos, você ficará em forma, linda e suas madeixas continuarão a brilhar!

Cabelo Fitness
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Bruna Giese

Apaixonada pela escrita, formada em Letras e redatora nas mais diversas áreas existentes, com um foco ainda maior quando o assunto é moda e cuidados femininos.

Minha Página
Saiba Mais

contato@patricinhaesperta.com.br

redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Penteado para o fim de ano
Como evitar micose de praia no couro cabeludo?
Tags: , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.