Eu sempre detestei academias… Nunca me senti a vontade pra malhar no meio de muita gente e, por isso, além do fato lógico de que sou preguiçosa pra malhar e de que no calor eu não malho (senão morro), sempre evitei as academias. Hoje faço Treinamento Funcional e como sou só eu, é tudo de bom, mas vindo pra casa essa semana vi o anúncio de uma “academia feminina” aqui em Jee e achei a ideia muito legal (não, não trocaria meu treinamento funcional por ela). Por isso, fui pesquisar sobre o assunto e vi que é um “negócio” comum em todos os lugares. Adorei!
A academia feminina, pelo que andei lendo, proporciona todos os benefícios de uma academia tradicional, com o diferencial de que a mulher fica mais confortável, mais “segura, mais à vontade.
O fato de se sentir à vontade e sem tantas preocupações quanto à aparência durante o treino torna a realização dos exercícios muito mais tranquila.
Além disso, nessas academias os treinos são focados, obviamente, no público feminino, então são mais específicos e voltados para as necessidades físicas da mulher. Aqui, observa-se desde o ciclo menstrual até o tipo de treino a ser realizado durante a semana, para quebrar a rotina, evitar a monotonia e se adequar ao corpo da mulher em cada momento.
Aqui, os treinos geralmente duram menos tempo, em média 30 minutos, justamente pra caber dentro da agenda e da rotina de quem não costuma ter tempo para nada. Parece pouco tempo, mas os exercícios são focados em várias “frentes” diferentes de forma a trabalhar tanto a resistência muscular quanto a aeróbica, a força, o equilíbrio e a coordenação motora.
Para potencializar o trabalho muscular, até os equipamentos costumam ser diferentes, pois são desenvolvidos de acordo com a anatomia feminina e trabalham, ao mesmo tempo, mais de um grupo muscular, ao contrário dos aparelhos tradicionais. Além disso, são de resistência hidráulica. E a mulher ganha porque o exercício torna-se mais eficaz, já que mais adequado ás suas necessidades, e com resultados mais rápidos.
Outro diferencial interessante são as aulas mais femininas e é possível encontrar aulas como pole dance, dança do ventre e vários outros tipos de dança que são muito melhor desempenhadas quando longe do olhar masculino.
E, na academia feminina, toda a equipe é composta por mulheres, e isso inclui os “professores”, o que garante que elas se sintam ainda mais à vontade e interajam mais, além de não se preocuparem com a aparência.
Por esse motivo (preocupação com a aparência) é que MUITAS academias femininas não costumam ter espelhos, o que é uma maravilha-se, pois treina-se focada no treino e não nas celulites, na flacidez, nas gordurinhas.
Achei a proposta bem interessante, porque se sentindo à vontade, com exercícios e métodos voltados exclusivamente para nós, os resultados tendem a ser mais rápidos, já que as escapadinhas costumam ser menores. Ah, e adorei isso de não ter espelho! Porque mulher quando vê espelho não para de olhar, não tem jeito, e aí, ao invés de se preocupar com o treino vai reparar no retoque das luzes, do seu cabelo e da coleguinha do lado!
Beijos
Ju Lopes