Cuidado Com O Excesso de Sal!

O sal em excesso causa danos e isso todo mundo sabe.

Mas, ele não é o vilão que dizem por aí, já que  a chamada bomba sódio-potássio, mecanismo em que o potássio entra nas células ao tempo em que o sódio sai, é a grande responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo.

Apesar de vital, sabe-se que, em excesso, o sal  causa retenção hídrica, o que eleva a pressão arterial, facilitando o aparecimento de problemas renais e cardíacos.

Além disso, a pressão arterial alta está intimamente relacionada com o Acidente Vascular Cerebral e  com problemas cardíacos fatais.

O problema é que quase todo mundo consome sódio em excesso, já que  o ideal diário recomendado é 2,8 gramas do mineral, o que daria, em média, 4 gramas de sal, e nossa média de consumo beira as 12 gramas de sal, o que é três vezes mais do que a quantidade recomendada.

E se engana quem pensa que o sal está restrito ao saleiro, já que  o sódio é muito utilizado como conservante e aromatizante de alimentos industrializados.

Para tentar reduzir o consumo desse mineral, o governo federal fechou acordo com as indústrias alimentícias, no qual está prevista a redução de sódio em alimentos como macarrão instantâneo, salgadinhos de milho, bolo pronto, bisnaguinha e as margarinas vegetais.

Quando consumismo sal em excesso, os principais sintomas são o inchaço nas pernas e nas mãos, a retenção urinária, a falta de ar e as dores ao caminhar.

Mas, pra quem acha que o jeito é cortar o sal de vez, vale lembrar que existem alimentos que possuem o poder de reduzir a ação do sódio no organismo, mas isso é assunto para o próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Cuidado Com O Excesso de Sal!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.