Já falei algumas vezes por aqui dos alimentos termogênicos e confesso que adoro esse “tema”, porque né, são alimentos “do bem”, que aceleram o metabolismo e contribuem para a queima de gordura.
Ou seja, meus melhores amigos de infância para todo o sempre!
São ditos termogênicos os alimentos que, por serem mais difíceis de ser digeridos, fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, o que aumenta a temperatura corporal na digestão, faz com que o corpo gaste mais energia e turbina a queima das gordurinhas.
Acontece que, para que realmente funcionem, o consumo desses alimentos precisa ser constante, ao menos duas vezes ao longo do dia, lembrando que a quantidade ideal para que o efeito seja relevante depende de cada alimento.
Antes que apareça alguém querendo “fazer a louca” e se jogar sem limites nesse tipo de alimento, vale ressaltar que em excesso eles causam problemas gastrointestinais, dores de cabeça e insônia.
Falando em insônia, evitem o consumo dos termogênicos no período noturno, vez que o sono pode ser prejudicado.
Um “alimento” bastante termogênico e que funciona bem como queimador de gordura é a Chlorella, alga rica em minerais e vitaminas.
Outros alimentos termogênicos são o gengibre, a pimenta vermelha, o vinagre de maça, o chá verde, a mostarda, o curry, a canela, a linhaça, o kiwi e a água gelada, dentre outros.
Sim, a água gelada está inclusa nessa lista porque, ao consumi-la, o organismo vai precisar gastar mais energia para deixa-la na temperatura média de 37º.
Todos esses alimentos podem facilmente ser incorporados na dieta, funcionando como coadjuvantes, mas, sozinhos, eles não fazem milagre!
Beijos
Ju Lopes