in

Cabelos Envelhecidos – Como Prevenir e Tratar

Como Escolher o Shampoo Certo 2 2 - Cabelos Envelhecidos - Como Prevenir e Tratar

Cabelos envelhecidos – como cuidar?

O envelhecimento é um processo natural e não existe forma de fugir dele. O corpo vai-se modificando com o passar dos anos, os ossos não têm mais a mesma rigidez, o coração precisa de cuidados especiais e sim temos cabelos envelhecidos.

Um dos primeiros sinais exteriores de envelhecimento é a alteração da pele que vai perdendo tonicidade. Os cabelos não escapam a esse processo: vai chegar um momento em que você vai se deparar com uma modificação nos seus fios, nunca antes observada. Pode ser que esteja vendo seus cabelos envelhecidos. Contudo, cabelos envelhecidos não estão apenas relacionados com o aparecimento dos primeiros fios brancos. Muitas vezes, o fenômeno chega a ser confundido com cabelos danificados e é essencial que você saiba identificar as diferenças, de modo a efetuar o tratamento apropriado. Confira já algumas dicas sobre cabelos envelhecidos e as melhores formas para resolver o problema!

O que são cabelos envelhecidos?

Muitas vezes, quando se fala em cabelos envelhecidos, o que vem à cabeça é o embranquecimento dos fios. No entanto, os cabelos envelhecidos não são apenas identificados pela perda de cor. Na realidade, os cabelos envelhecidos podem surgir em idades precoces, dependendo do tipo de tratamentos a que os fios têm sido submetidos. É fundamental saber distinguir os cabelos envelhecidos dos cabelos danificados. Esse tipo de fenômeno se caracteriza por um crescimento desequilibrado e menor densidade. Como consequência desse processo, o ressecamento e fragilidade são maiores, quebrando com maior facilidade. Conclusão: existe uma alteração de toda a estrutura do cabelo, que se torna menos espesso, a par com a perda de cor

Quando os fios estão apenas danificados, o que se pode observar é o aparecimento de pontas duplas e quebra generalizada. No entanto, a danificação traduz-se apenas em perda de brilho opacidade – não se reflete na natureza do fio.

Como cuidar de cabelos envelhecidos por ações mecânicas?

Não é possível evitar: escovar e pentear o cabelo é essencial à manutenção de uma aparência adequada. No entanto, nem sempre as escovas ou pentes utilizados são os mais adequados aos fios ou tipo de cabelo. Dessa forma, pode ocorrer um envelhecimento precoce indesejado. Quando você verificar que as ações mecânicas diárias sobre o seu cabelo estão provocando degeneração dos seus fios, consulte um profissional: ele vai saber orientá-la sobre as melhores formas de solucionar o problema.

Dica: No entanto, você pode começar a solucionar o seu problema no conforto do seu lar. Para isso é conveniente investir numa boa máscara de tratamento. A Schwarzkopf oferece uma solução revolucionária para cabelos envelhecidos: Bc Bonacure Time Restore Q10. Possui o complexo Time Restore com tecnologia Nutrifiller que repõe queratina e ajuda a atenuar os sinais de envelhecimento.

Como cuidar de cabelos envelhecidos por agressões externas?

Não existe forma de contornar a questão: o uso frequente de chapinhas e secador tem uma influência no aparecimento de cabelos envelhecidos. Em alguns momentos, é possível deixar a utilização desses instrumentos de lado e sair com um ar mais natural. Contudo, certas ocasiões exigem um cabelo arrumado e dependendo do seu estilo de vida ou rotina, talvez você não possa prescindir do seu secador e/ou chapinha. Se você estiver com suspeita de que as agressões externas estão sendo o motivo do envelhecimento do seu cabelo, fale com o seu cabelereiro e invistam na hidratação.

Dica: Em casa, você pode promover uma verdadeira revolução nos seus cabelos envelhecidos por agressões externas, usando um kit completo para lavagem, condicionamento e hidratação. A Mediterrani tem à sua disposição um conjunto com todas essas características (Age Repair Kit) especialmente concebido para evitar o envelhecimento precoce do seu cabelo.

Como cuidar de cabelos envelhecidos por químicas?

É verdade, as químicas podem promover um envelhecimento antecipado do seu cabelo. Nessa lista não estão apenas contempladas as diferentes técnicas de alisamento, mas também processos sucessivos de coloração, descoloração e matização. Mesmo optando por produtos de qualidade e sempre fazendo os procedimentos com profissionais qualificados, as químicas são agressivas para os seus fios. Mais uma vez a alma do negócio é hidratação e tratamento adequado.

Dica: A Cosmética IT tem uma gama de produtos concebida para proteger e manter a sua coloração, ao mesmo tempo que previne o envelhecimento. Opte por conjuntos de Shampoo e Máscara, para ver o efeito desejado com maior rapidez.

Como cuidar de cabelos envelhecidos pelo tempo?

O tempo não perdoa, mas você pode passar por todo esse processo de uma forma natural e saudável. Os seus fios vão necessitar de toda a sua atenção e carinho! Apesar disso, cuidar de cabelos envelhecidos pela ação natural do tempo é possível e a tecnologia ao seu dispor é imensa. Se você deseja um tratamento com efeitos mais imediatos e de ação prolongada vale a pena investir num sérum de qualidade.

Dica: A Schwarzkopf oferece um sérum rejuvenescedor ideal para cabelos envelhecidos com o tempo. A sua aplicação é direta no couro cabelo, de modo a que o tratamento se dê desde os folículos capilares e proporcionando saúde aos novos fios que estão nascendo.

Como cuidar de cabelos envelhecidos por resíduos de produtos?

Tratar cabelos envelhecidos por resíduos de produtos, obriga a um seguimento de procedimentos. A primeira ação a tomar é remover os resíduos. As pesquisas são peremptórias: um fio saudável tem que estar limpo e hidratada, caso contrário o envelhecimento precoce pode ocorrer. Como tal, deve haver uma preocupação especial em remover os resíduos deixados pela acumulação de produtos de uso frequente. O efeito da acumulação de resíduos é simples de entender: a existência de resquícios nos fios impede o cabelo de respirar. Dessa forma, criam-se camadas nas cutículas que impedem o cabelo de receber nutrientes. Consequência: a sua estrutura enfraquece. Primeiramente aposte em produtos anti-resíduos e seguidamente invista numa hidratação adequada para cabelos envelhecidos.

Dicas para prevenir o envelhecimento prematuro do cabelo

Quando se fala em envelhecimento dos cabelos vem à cabeça os cabelos brancos, que sim, é um dos processos do envelhecimento dos fios que perdem a pigmentação natural e não podem voltar à coloração normal. Falei sobre isso no post: Arrancar Um Fio De Cabelo Branco Faz Nascer Mais?

Mas infelizmente envelhecimento do fio não é só cabelo branco; os fios perdem força, a vitalidade, ficam mais finos e em alguns casos podem ocorrer até a quebra. Esse é um processo irreversível, no entanto, há formas de evitar o envelhecimento precoce.

# Suplementos Nutricionais

Deficiências de certas vitaminas, como vitamina B12, B6, vitamina D e E, podem ser responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro do cabelo. Além disso, baixos níveis de ferro e do bom colesterol HDL-C estão associados ao envelhecimento prematuro. Portanto, se você tem menos de 30 anos e já começou a notar fios brancos e alguns problemas conforme citei acima; é recomendado consultar seu médico e começar a tomar suplementos nutricionais para prevenir o envelhecimento precoce. Já falamos sobre alguns desses suplementos aqui, como: [Pill Food turbinado] e Pantogar. Veja os posts:

melhores - Cabelos Envelhecidos - Como Prevenir e Tratar

# Proteja seu cabelo de fatores externos

Fatores externos, como luz solar e poluição, podem acelerar o envelhecimento do seu cabelo, bem como fazer com que ele perca a cor mais rapidamente. Use um leve-in com filtro UV e um lenço ou chapéu quando estiver ao ar livre para evitar que suas preciosas madeixas percam a cor. Falei sobre alguns produtos que uso no post: Como Cuidar do Cabelo Loiro: 18 Cuidados Que Não Abro Mão

# Evite produtos químicos agressivos

Certos produtos químicos em seus shampoos e tinturas de cabelo, como ftalatos, amônia e peróxido de hidrogênio, podem ser os culpados pela perda de pigmentos do seu cabelo. Considere cuidadosamente antes de escolher um produto para o cabelo e escolha marcas que evitem o uso de produtos químicos agressivos como: Deva Curl, Davines, que tem essa pegada mais “natural”. Se quiser optar por uma coloração menos agressiva, recomendo as colorações antialérgicas. Falei sobre no post: Tintura Antialérgica Para Cabelo – As Melhores

# Evite o estresse psicológico

O estresse mental pode ser um importante fator que contribui para o envelhecimento precoce. Os problemas do dia a dia são difíceis e você pode não ser capaz de evitá-los completamente. Mas você pode e DEVE definitivamente cuidar de si mesma – como dormir o suficiente à noite e alguns minutos de meditação, bem como cuidar da beleza da pele, do cabelo, das unhas (…) esse ritual todos os dias para melhorar sua saúde mental. Eu sempre falo por aqui; (faça por você, para você), você merece! Não deixe de tirar um tempinho do dia pra se cuidar (não custa nada) – cuide da santíssima trindade: mente, corpo e espírito. Combinadas?

# Alimentação para evitar o envelhecimento do cabelo

Que a alimentação ajuda o corpo, isso todo mundo sabe. Mas quais são os alimentos para evitar o envelhecimento do cabelo e fazê-lo crescer rápido? Podemos usar vários produtos que são especiais para os cabelos, mas ele também é saúde, então, não basta que sejam feitos mil e um investimentos, sendo que seus cabelos precisam ser tratados de dentro para fora. Isso não quer dizer adeus aos tratamentos que já são feitos, pelo contrário, os alimentos para o cabelo será aliado de todos seus tratamentos.

Noz

Vamos começar falando de noz, pode ser consumida diariamente. Ela é formada por boa gordura que não prejudica sua dieta. Ela ajuda a manter o cabelo forte, com um crescimento contínuo, além de ajudar a dar mais brilho aos fios.

Brócolis

A mini-árvore também ajuda na cura dos fios. O brócolis é rico em vitamina A e o seu consumo ajuda a criar um óleo natural no couro cabeludo, funcionando como condicionador, sempre estimulando o crescimento e a renovação do seu cabelo. Esses, como outros vegetais de tons escuros, têm a mesma função.

Peixes

Já comentamos que peixes, segundo um estudo, ajudam a prevenir algumas doenças para as mulheres, agora além de prevenir doenças, o salmão, irá ajudar você a ficar ainda mais bela. Ajuda na distribuição de boas substâncias mantendo, dessa forma, a beleza dos seus fios. Peixe é saúde para o corpo todo!

Carne

Para quem gosta de carne vermelha, vai a boa notícia: essa também ajuda nos fios, auxiliando na longevidade das células. Outro alimento que pode ser consumido pelo menos uma vez por semana são os ovos, que ajudam na manutenção da saúde do couro cabeludo.

Precisamos entender que a saúde de nosso corpo depende primeiro de como nos portamos e do que comemos. Você pode ter cabelos lindos mudando alguns hábitos relacionados com a sua alimentação. Além de ficar com o corpo mais saudável, você poderá ter cabelos ainda mais lindos.

No início pode parecer complicado começar a comer alimentos que antes não faziam parte de sua dieta, mas não precisa incluir todos eles ao mesmo tempo.

Coloque um dia de cada vez em sua vida, e assim você irá acabar percebendo que é mais fácil do que parecia. Procure novas receitas que possam relacionar os alimentos um aos outros.

Cabelos bem cuidados também é questão de saúde!

Não é só o corpo que precisa de cuidados especiais, nossos cabelos, também. Utilizando o alimento certo, o resultado do salão pode ser ainda mais notável. Alguns alimentos citados também podem ajudar a prevenir doenças e ajudar, ainda, a cuidar da sua pele. Faça um esforço e introduza aos poucos esses alimentos em sua vida.

Uma dica boa é ir à feira, nessas de rua, escolher os alimentos que você vai comer. Porque assim você poderá vê-los fresquinhos e terá mais prazer em prepará-los na sua janta ou no seu almoço.

Veja o vídeo abaixo e post (aqui) onde falo sobre isso.

# Vitaminas para cabelo: Alimentos para o cabelo crescer

# Pare de fumar

A pesquisa científica tem associado o tabagismo à perda de cabelo e envelhecimento precoce do cabelo [1]. Portanto, é uma boa ideia livrar-se dessa baforada se você não quiser que suas mechas percam a cor e a vitalidade.

Essa é minha dica de hoje 💟. Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

7.7/8 - (11 votes)

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

98.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

iStock 90868019 SMALL 105x105 - Como não cortar o cabelo?

Como não cortar o cabelo?

iStock 33726358 SMALL 105x105 - UnderLayer – Como fazer cabelo colorido na nuca?

UnderLayer – Como fazer cabelo colorido na nuca?