in

Como Evitar Que Os Fios Envelheçam?

Vocês sabiam que o cabelo envelhece? Pois envelhecem sim!  E a ação do tempo vai  muito além dos fios brancos, já que o passar do tempo causa um desgaste constante e também uma oxidação que pode levar os fios ao envelhecimento, inclusive de forma precoce.

Sinais de Um Cabelo Envelhecido

Além disso, o envelhecimento dos fios está relacionado com  algumas alterações biológicas que ocorrem no nosso organismo e que está ligado a idade. Essas alterações, que são muitas, causam algumas mudanças na fibra capilar, o que resulta em menos pigmento, menor densidade (por isso os fios ficam mais finos) e a menor secreção de óleos no couro cabeludo, que possuem a função de proteger os fios e a raiz. Tudo isso acaba deixando a aparência dos fios envelhecida, já que eles ficam mais opacos, mais ressecados, mais finos e mais frágeis.

O que vai diferenciar esses sinais do envelhecimento capilar dos sinais “emitidos” por um cabelo imensamente fragilizado é a intensidade dos danos, pois embora os sintomas sejam bem similares, quase nunca acontecem todos aos mesmo tempo exceto em cabelos envelhecidos. Fora isso, a perda da cor também é um fator de diferenciação determinante. Ou seja, se o seu cabelo apresentar perda de cor e, ao mesmo tempo, opacidade, perda acentuada do brilho, fragilidade, ressecamento e perda da densidade (o cabelo afina), é um sinal claro de que ele está envelhecido. Quando acontecem alguns desses sintomas, ou mesmo um desses sintomas, mas de forma isolada, as causas podem ser muitas e geralmente são passageiras.

escova_progressiva_interna

E quanto mais envelhecido o cabelo fica, mais esses sinais se intensificam, sendo que outros começam a surgir, como o frizz intenso, o surgimento de pontas duplas, um ressecamento persistente e uma maior propensão à queda e a quebra.

As Muitas Causas do Problema

Além de questões orgânicas, existem muitos outros fatores que contribuem para o envelhecimento dos fios, e como são fatores que podemos evitar ou, ao menos, controlar, é bom ficar ligada. Um desses fatores são os raios solares, que agem atingindo diretamente as proteínas presentes nos fios, em especial a queratina, responsável pela resistência do cabelo, e a melanina. Pra evitar isso basta usar um protetor solar capilar, coisa que já falei bastante por aqui e que sempre recomendei o uso, pois é um produto que ajuda na manutenção da integridade dos fios. Além disso, os raios solares desbotam a cor e deixam os fios ressecados e sem brilho.

Outro fator determinante no envelhecimento dos fios  são os tratamentos químicos, e isso inclui progressiva, alisamento, relaxamento, coloração, luzes e por aí vai. O cigarro e a poluição também pioram o quadro e fazem com que os fios envelheçam com mais rapidez.

Dicas Pra Evitar O Envelhecimento dos Fios

Um cabelo envelhecido sofre de carências diversas, sendo que algumas podemos suprir, e são nessas que temos que investir. É essencial tratar os fios regularmente pra repor o que ele não tem, e, além disso, é muito importante investir em uma alimentação equilibrada, que dê aos fios o que eles precisam pra ficarem fortes, saudáveis e bonitos.

Em relação a alimentação, não podemos esquecer de ingerir  proteínas, vitaminas e minerais, sendo que uma especial atenção deve ser dada ao cobre, a vitamina B6, ao ferro e ao zinco. Fontes ricas de zinco são  os moluscos, o fígado de boi e o leite. Pra consumir a quantidade adequada de ferro, aposte no fígado de boi, no feijão (de todos os tipos), nos vegetais verde-escuros, na carne vermelha, nos ovos, nas ostras e nos grãos integrais. Boas fontes de vitamina B6 são  os cereais integrais, a aveia, o fígado, o levedo , a banana e a batata. Pra garantir a quantidade ideal de cobre, vá de grãos integrais, ostra, cereais, mariscos, moluscos, fígado e chocolate.

Pontas-Espigadas

Caso não consiga ingerir diariamente o que seu organismo precisa, veja a possibilidade de suplementar esses nutrientes tão importantes. O Pantogar e o Pill Food são dois bons exemplos de suplementos capilares, mas existem muitos outros, pra todos os bolsos, mas o ideal é que sejam recomendados pelo seu médico, que mais que ninguém tem conhecimento do que acontece no seu organismo.

Fazer massagens capilares pode ser de grande ajuda, já que elas ajudam e estimulam a circulação do couro cabeludo, o que acaba melhorando  a oferta de nutrientes da raiz para os fios. A massagem ajuda também a manter o couro cabeludo saudável, e isso é bem importante pro estado geral do cabelo, já que qualquer dano nela, reflete no cabelo, e é bem comum casos de queda por causa de problemas ocorridos no couro cabeludo, como a dermatite seborreica, por exemplo.

Além desses cuidados, existem os cuidados diários, aqueles que a gente não pode e nem deve abrir mão, sabe? Tem que lavar bem os fios, e com produtos indicados pro seu tipo de cabelo, tem que enxaguar bem, tem que evitar lavar os fios com água muito quente, tem que hidratar e nutrir com frequência, tem que proteger e tem que pegar leve nas químicas capilares, que acabam com os fios.

Hidratação: Um Cuidado Essencial!

Um dos cuidados mais importantes com os cabelos, independente da idade ou do momento, é a hidratação. Além de repor e reter água, ajudando a reduzir o ressecamento, a hidratação, de certa forma, alimenta os fios, assim como a água alimenta o nosso corpo e faz tudo funcionar direitinho. No caso do cabelo envelhecido, é preciso, contudo, tomar cuidado com a hidratação extrema, já que pode pesar nos fios e até prejudicar a fibra capilar, porque o excesso deixa de ser remédio pra ser veneno. Procurem, pois, máscaras com ação anti aging, que doam a hidratação na medida certa. Ao escolher um produto pro seu cabelo, procure os que tenham ativos como cafeína, aminoácidos e pantenol, por exemplo, além de complexos vitamínicos e polímeros fortificantes. Ativos redensificadores da fibra capilar também são boas opções quando os fios estão mais finos, já que ajudam a “encorpar” os fios, reduzindo a aparência de cabelos ralos.

Beijos

Ju Lopes

 

 

 

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dossiê do batom!

5 Receitinhas Caseiras de Verão