Categories: Cabelos

Como Evitar Que Os Fios Envelheçam?

Vocês sabiam que o cabelo envelhece? Pois envelhecem sim!  E a ação do tempo vai  muito além dos fios brancos, já que o passar do tempo causa um desgaste constante e também uma oxidação que pode levar os fios ao envelhecimento, inclusive de forma precoce.

Sinais de Um Cabelo Envelhecido

Além disso, o envelhecimento dos fios está relacionado com  algumas alterações biológicas que ocorrem no nosso organismo e que está ligado a idade. Essas alterações, que são muitas, causam algumas mudanças na fibra capilar, o que resulta em menos pigmento, menor densidade (por isso os fios ficam mais finos) e a menor secreção de óleos no couro cabeludo, que possuem a função de proteger os fios e a raiz. Tudo isso acaba deixando a aparência dos fios envelhecida, já que eles ficam mais opacos, mais ressecados, mais finos e mais frágeis.

O que vai diferenciar esses sinais do envelhecimento capilar dos sinais “emitidos” por um cabelo imensamente fragilizado é a intensidade dos danos, pois embora os sintomas sejam bem similares, quase nunca acontecem todos aos mesmo tempo exceto em cabelos envelhecidos. Fora isso, a perda da cor também é um fator de diferenciação determinante. Ou seja, se o seu cabelo apresentar perda de cor e, ao mesmo tempo, opacidade, perda acentuada do brilho, fragilidade, ressecamento e perda da densidade (o cabelo afina), é um sinal claro de que ele está envelhecido. Quando acontecem alguns desses sintomas, ou mesmo um desses sintomas, mas de forma isolada, as causas podem ser muitas e geralmente são passageiras.

E quanto mais envelhecido o cabelo fica, mais esses sinais se intensificam, sendo que outros começam a surgir, como o frizz intenso, o surgimento de pontas duplas, um ressecamento persistente e uma maior propensão à queda e a quebra.

As Muitas Causas do Problema

Além de questões orgânicas, existem muitos outros fatores que contribuem para o envelhecimento dos fios, e como são fatores que podemos evitar ou, ao menos, controlar, é bom ficar ligada. Um desses fatores são os raios solares, que agem atingindo diretamente as proteínas presentes nos fios, em especial a queratina, responsável pela resistência do cabelo, e a melanina. Pra evitar isso basta usar um protetor solar capilar, coisa que já falei bastante por aqui e que sempre recomendei o uso, pois é um produto que ajuda na manutenção da integridade dos fios. Além disso, os raios solares desbotam a cor e deixam os fios ressecados e sem brilho.

Outro fator determinante no envelhecimento dos fios  são os tratamentos químicos, e isso inclui progressiva, alisamento, relaxamento, coloração, luzes e por aí vai. O cigarro e a poluição também pioram o quadro e fazem com que os fios envelheçam com mais rapidez.

Dicas Pra Evitar O Envelhecimento dos Fios

Um cabelo envelhecido sofre de carências diversas, sendo que algumas podemos suprir, e são nessas que temos que investir. É essencial tratar os fios regularmente pra repor o que ele não tem, e, além disso, é muito importante investir em uma alimentação equilibrada, que dê aos fios o que eles precisam pra ficarem fortes, saudáveis e bonitos.

Em relação a alimentação, não podemos esquecer de ingerir  proteínas, vitaminas e minerais, sendo que uma especial atenção deve ser dada ao cobre, a vitamina B6, ao ferro e ao zinco. Fontes ricas de zinco são  os moluscos, o fígado de boi e o leite. Pra consumir a quantidade adequada de ferro, aposte no fígado de boi, no feijão (de todos os tipos), nos vegetais verde-escuros, na carne vermelha, nos ovos, nas ostras e nos grãos integrais. Boas fontes de vitamina B6 são  os cereais integrais, a aveia, o fígado, o levedo , a banana e a batata. Pra garantir a quantidade ideal de cobre, vá de grãos integrais, ostra, cereais, mariscos, moluscos, fígado e chocolate.

Caso não consiga ingerir diariamente o que seu organismo precisa, veja a possibilidade de suplementar esses nutrientes tão importantes. O Pantogar e o Pill Food são dois bons exemplos de suplementos capilares, mas existem muitos outros, pra todos os bolsos, mas o ideal é que sejam recomendados pelo seu médico, que mais que ninguém tem conhecimento do que acontece no seu organismo.

Fazer massagens capilares pode ser de grande ajuda, já que elas ajudam e estimulam a circulação do couro cabeludo, o que acaba melhorando  a oferta de nutrientes da raiz para os fios. A massagem ajuda também a manter o couro cabeludo saudável, e isso é bem importante pro estado geral do cabelo, já que qualquer dano nela, reflete no cabelo, e é bem comum casos de queda por causa de problemas ocorridos no couro cabeludo, como a dermatite seborreica, por exemplo.

Além desses cuidados, existem os cuidados diários, aqueles que a gente não pode e nem deve abrir mão, sabe? Tem que lavar bem os fios, e com produtos indicados pro seu tipo de cabelo, tem que enxaguar bem, tem que evitar lavar os fios com água muito quente, tem que hidratar e nutrir com frequência, tem que proteger e tem que pegar leve nas químicas capilares, que acabam com os fios.

Hidratação: Um Cuidado Essencial!

Um dos cuidados mais importantes com os cabelos, independente da idade ou do momento, é a hidratação. Além de repor e reter água, ajudando a reduzir o ressecamento, a hidratação, de certa forma, alimenta os fios, assim como a água alimenta o nosso corpo e faz tudo funcionar direitinho. No caso do cabelo envelhecido, é preciso, contudo, tomar cuidado com a hidratação extrema, já que pode pesar nos fios e até prejudicar a fibra capilar, porque o excesso deixa de ser remédio pra ser veneno. Procurem, pois, máscaras com ação anti aging, que doam a hidratação na medida certa. Ao escolher um produto pro seu cabelo, procure os que tenham ativos como cafeína, aminoácidos e pantenol, por exemplo, além de complexos vitamínicos e polímeros fortificantes. Ativos redensificadores da fibra capilar também são boas opções quando os fios estão mais finos, já que ajudam a “encorpar” os fios, reduzindo a aparência de cabelos ralos.

Beijos

Ju Lopes

 

 

 

Como Evitar Que Os Fios Envelheçam?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Especial: E o Prêmio NOVA de Beleza 2013 vai para...
Escolha a melhor opção
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

2 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

4 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

7 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

2 semanas atrás